Roger Schmidt | Como joga o PSV Eindhoven?

    O PSV Eindhoven, de Roger Schmidt, venceu o AFC Ajax na final da Taça dos Países Baixos por 2-1, num jogo de fortes emoções e no qual se conseguiu perceber, mais uma vez, as mais fortes características do treinador alemão, espelhadas na sua equipa.

    Apesar da vitória, o Ajax teve diversos golos anulados e esteve por diversos momentos muito perto do golo que daria ainda maior conforto na final. Sim, porque começou mesmo a vencer. Os golos da reviravolta do PSV surgiram no início da segunda parte, de livre, cobrado ao segundo poste, e um minuto depois, numa recuperação de bola e fantástica jogada de Cody Gakpo, a grande figura da equipa dos Philips.

    Mas, afinal, no que se baseia o jogo de Roger Schmidt? Pois bem, antes de qualquer tática, o treinador alemão pauta o seu estilo de jogo pela velocidade, fazer chegar a bola o mais rapidamente possível a zonas avançadas. Segundo palavras do próprio, “quando temos bola, procuramos soluções para a levar o mais rapidamente possível para zonas perigosas, mas o foco do nosso jogo é sempre a pressão defensiva”, aponta.

    Outra das mais acentuadas características é a possibilidade de apresentar diferentes sistemas, apesar da intransigência em alguns aspetos do jogo. “Posso implementar a mesma ideia com sistemas diferentes”, refere Roger Schmidt. Esta temporada, já se viu o 4-4-2 (bastante utilizado), o 4-2-3-1 ou até o 4-3-3.

    Resumidamente, podemos esperar de Roger Schmidt a pressão alta na primeira linha de construção do adversário, uma reação rápida à perda da bola, mesmo muito rápida, capacidade de sair a jogar desde trás, inclusive com a participação do guarda-redes na criação, dois médios-defensivos que garantem a solidez defensiva da equipa e laterais, extremos e avançados projetados no ataque. No vídeo abaixo, pode ver-se o momento em que o PSV perde a bola e a forma como os jogadores se dirigem no sentido de a recuperar, conseguindo mesmo chegar com perigo a zona de finalização.

    Será, portanto, na transição ofensiva e na rapidez com que pretende chegar à frente que Roger Schmidt se irá destacar. Mas a questão que se impõe é apenas uma: terá o SL Benfica elementos que sejam concordantes com o estilo do jogo do seu novo treinador? Bem, terá certamente alguns, mas não todos. Aliás, a nova cara do SL Benfica nesta última fase da temporada, que até tem conseguido, de forma até inesperada, alguns grandes resultados, tem sido através de um jogo de calma e paciência, sabendo aproveitar um bloco mais baixo e aproveitar os lances de contra-ataque e exploração da profundidade para Darwin, Everton ou Rafa, como foi o caso dos jogos perante o Ajax, Liverpool FC e Sporting CP.

    Terá o plantel tudo o que o exigente treinador alemão precisa? A mim, parece-me que quando o SL Benfica tentava ser mais impositivo nas partidas, mostrava-se uma equipa sem ideias e com visíveis debilidades do ponto de vista defensivo, até com equipas teoricamente mais fracas. Mais importante que tudo, terá ele o tempo necessário e a paciência dos adeptos para trabalhar um projeto a médio-longo prazo que permita ao clube um crescimento sustentado, sem entrar em histerismos por eventuais maus resultados?

    Pergunto de forma retórica, acautelando a hipótese de que Roger Schmidt possa não ter sucesso imediato. Os encarnados estão sem vencer qualquer competição desde o dia 4 de agosto de 2019, quando venceram a Supertaça, e só voltarão a ter hipótese de erguer novamente um troféu perto de janeiro de 2023. É preciso que seja dado tempo para que o alemão implemente as suas ideias com firmeza e para que o plantel, reforçado ou não, possa vir a ser capaz de demonstrar uma outra face, não só no campeonato, como em todas as outras competições internas. Veremos o que o tempo nos reserva, com a certeza de que, pelo menos, será interessante acompanhar o novo treinador benfiquista.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Gabriel Henriques Reis
    Gabriel Henriques Reishttp://www.bolanarede.pt
    Criado no Interior e a estudar Ciências da Comunicação, em Lisboa, no ISCSP. Desde cedo que o futebol foi a sua maior paixão, desde as distritais à elite do desporto-rei. Depois de uma tentativa inglória de ter sucesso com os pés, dentro das quatro linhas, ambiciona agora seguir a vertente de jornalista desportivo.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    FC Porto treinou nesta terça-feira com 3 baixas

    O FC Porto fez mais um treino de preparação para o jogo frente ao Moreirense, nesta sexta-feira. Martín Anselmi teve três baixas na sessão.

    Fratura na laringe afasta Diogo Leite até ao final da temporada

    Diogo Leite não deve voltar a jogar esta época, depois de lhe ter sido diagnosticada uma fratura na laringe no jogo entre o Bochum e o Union Berlin.

    Fechado: Eric Dier deixa o Bayern Munique e ruma à Ligue 1

    Está definido o futuro de Eric Dier. O defesa-central inglês vai deixar o Bayern Munique para ser reforço do AS Mónaco.

    Carlo Ancelotti a um passo da Seleção Brasileira: Há novidades

    Carlo Ancelotti aterrou em Madrid com emissários da CBF para finalizar o acordo com a canarinha. O técnico italiano vai deixar os merengues.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Christian Erkisen deixa elogios aos adeptos do Manchester United: Foi especial»

    Christian Eriksen deixou elogios aos adeptos do Manchester United, revelando que o seu apoio foi importante no triunfo contra o Lyon.

    FC Porto pondera saída de Pepê no mercado de verão

    O FC Porto pode deixar sair Pepê no próximo mercado de transferências. O rendimento do jogador está abaixo do esperado.

    Atlético CP brinca com o apagão: «Sempre me disseram que o último apaga a luz»

    Portugal viveu uma situação especial nesta segunda-feira, com um apagão geral. Atlético CP fez uma brincadeira nas redes sociais.

    Arsene Wenger comenta o Arsenal x PSG: «Acredito que o Arsenal tem potencial para passar»

    Arsene Wenger abordou o encontro das meias finais da Champions League entre Arsenal e PSG e mostrou-se confiante na passagem dos gunners.

    PSG permite saída do seu capitão para a Arábia Saudita no verão

    O PSG está disposto a deixar sair Marquinhos no final da presente temporada. Existem clubes da Arábia Saudita interessados.

    Vítor Bruno conta com interessado e pode enfrentar o FC Porto ainda esta época

    Vítor Bruno pode vir a assumir o comando do Al Ahly nos próximos dias. O técnico está livre desde que deixou o FC Porto.

    Abel Ferreira elogia FC Porto: «Tem uma coisa que eu gosto muito, que é jamais desistir»

    Abel Ferreira, atual treinador do Palmeiras, deixou grandes elogios ao FC Porto, equipa que vai enfrentar no Mundial de Clubes 2025.

    Valencia interessado em manter Iván Jaime mas não está disposto a pagar os 7 milhões de euros da cláusula de rescisão

    O Valencia quer prolongar o contrato de Iván Jaime, mas não pretende pagar os sete milhões de euros da cláusula de rescisão ao FC Porto.

    Conselho de Disciplina instaura processo a Frederico Varandas e ao Sporting

    O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou que vai instaurar processos disciplinares a Frederico Varandas e ao Sporting.

    João Neves revela conversa com Luis Enrique: «Adorei que me tivesse dito isso»

    João Neves confessou que está a gostar muito de jogar no PSG. Médio português revelou conversa com o treinador Luis Enrique.João Neves confessou que está a gostar muito de jogar no PSG. Médio português revelou conversa com o treinador Luis Enrique.