Seleção no vermelho: Um renúncia, o outro fica na bancada

- Advertisement -

Benfica

Entre opiniões construtivas, parvoíces e alguns factos, muito se falou da renúncia de Rafa à seleção nacional, – que já agora, na minha opinião, pecou apenas pelo timing – colocando o jogador encarnado no papel de patinho feio no seio de um conjunto de jogadores que supostamente representam o que há de melhor no futebol português. Queria reforçar o “supostamente”.

Rafa era visto como alguém que tinha falta de compromisso quando representava as cores do seu país. Esta notícia surgiu no final do ano passado, e para mim, teria sido essa também a altura perfeita para abandonar o grupo comandado por Fernando Santos. Guardou-o para agora, talvez devido a conversas que tenham durado este tempo todo, mas saiu antes da convocatória do campeonato do mundo.

SL Benfica Rafa
Fonte: Zito Delgado/ Bola na Rede

Rafa Silva mostrou não ter espírito para fazer parte de um grupo que na sua opinião não funciona como deveria, e pasme-se, não será o único a pensar assim. Cometer uma gaffe de vez em quando, acontece a todos, uma teimosia aqui ou ali, também. Um esquecimento, é possível vá, agora tudo isto numa só convocatória, é demais. O engenheiro eletrónico dispensou Pepe por lesão, não chamando nenhum outro central para o seu lugar, e ficando assim com falta de homens no centro da defesa, preferiu depois apostar num médio adaptado. António Silva provavelmente joga basquetebol. Só relembrar que o selecionador nacional tinha o defesa central Tiago Djaló no banco para render Danilo, mas como o mesmo admitiu, esqueceu-se.

No meio disto tudo, o engenheiro convocou Gonçalo Ramos, aquando a recusa de Rafa para integrar os trabalhos da seleção, deixando-o depois na bancada – o banco estaria porventura cheio – quando Portugal não dispunha de um, pelo menos um ponta-de-lança de raiz, que de resto teria dado jeito à equipa das quinas no jogo que acabou por perder com a seleção espanhola. Porquê a chamada de Ramos? Para manter a percentagem de jogadores benfiquistas na seleção? Para inglês ver? Só o engenheiro saberá. Mas mandar o ponta de lança português em melhor forma atualmente, como provam os oito golos marcados em 13 jogos, para a bancada, é o culminar de uma semana esquisita, mas sintomática de que o tempo do lisboeta que já treinou os três grandes, terá terminado na seleção. O problema é que ele ainda não o sabe e quem manda nele parece ter esquecido.

O Benfica já há algum tempo que não tinha representantes na seleção nacional portuguesa. Nesta convocatória voltou a ter, mas de pouco ou nada serviu. Como já sabemos, Rafa renunciou a um grupo, na sua ótica (e não só na sua) com muitos grupinhos, passo o pleonasmo. Gonçalo Ramos, é convocado para substituir Rafa, mas é enviado para a bancada. Os seus oito golos esta temporada, não entram para requisito para poder ganhar a internacionalização. E o sobrevivente João Mário, que até entra em jogo, é colocado numa das alas, onde Portugal precisava de velocidade, e para onde Portugal até tem soluções melhores no banco.

Para terminar este meu artigo em forma de desabafo, queria falar de outro elemento benfiquista da seleção nacional, António Silva. Sim, eu sei que nunca foi convocado, mas é já um elemento da seleção nacional. A questão é que parece que Fernando Santos, ao contrário do seu congénere espanhol, tem medo de alterar a equipa. Como se os lugares fossem cativos. Vamos ver se até ao mundial, alguém próximo ao senhor Fernando lhe dá uns conselhos construtivos, se algumas coisas mudam e se algumas vacas sagradas descem do pedestal, para que os melhores sejam convocados, e principalmente, que entrem em campo.

Rosdet Nascimento
Rosdet Nascimentohttp://www.bolanarede.pt
O Rosdet é santomense e vive em Portugal desde muito jovem. É com orgulha que faz parte do Bola na Rede e considera-se uma pessoa dedicada, motivada, focada e organizada, e prometo dar o seu melhor, como sempre faz em tudo o que se envolve. Apesar de ser informático de formação, e de ter trabalhado em empresas como a HP, Nokia, Microsoft ou Nestlé, a sua paixão sempre foi escrever. Seja blogues, textos, artigos de opinião, copywriter ou livros. Já fez de tudo um pouco e está preparado para mais um projeto.

Subscreve!

Artigos Populares

Raúl Asencio absolvido no caso do vídeo íntimo: «Agora é a minha vez de falar»

Raúl Asencio foi absolvido no caso do vídeo sexual. As duas vítimas perdoaram o defesa do Real Madrid, permitindo a retirada da acusação.

Taça de Itália: Palermo e Hellas Verona avançam para os oitavos-de-final

Nos 16-avos de final da Taça de Itália, o Palermo bateu o Mantova por 5-2 e o Hellas Verona eliminou o Cagliari, com uma vitória por 2-1.

Real Sociedad e Celta Vigo empatam no arranque da quarta jornada da La Liga

Na quarta jornada da La Liga, a Real Sociedad e Celta Vigo não foram além do empate a zero no País Basco.

Imprensa italiana revela o plano B de Rui Costa para o Benfica como alternativa a Marco Silva

Nicolò Schira avança que Rui Costa falou com Vicenzo Italiano em maio, como plano B para o Benfica, caso não chegasse a acordo com Marco Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Anderlecht de Vítor Bruno regressa às vitórias na Liga Belga

Na terceira jornada da Liga Belga, o Anderlecht de Vítor Bruno recebeu e venceu o Kortrijk pela margem mínima.

Rui Pedro Braz abandona o cargo de diretor desportivo do Al Ahli

O Al Ahli anunciou um acordo de rescisão de contrato com Rui Pedro Braz, por mútuo acordo. Português chegou ao clube em outubro de 2025.

Ange Postecoglu entusiasmado com o recorde de Cristiano Ronaldo: «Está perto dos 1000 golos… vai ser incrível»

Cristiano Ronaldo está a 22 golos do recorde histórico e Ange Postecoglu deixou fortes elogios ao capitão do Al Nassr.