Seleção no vermelho: Um renúncia, o outro fica na bancada

- Advertisement -

Benfica

Entre opiniões construtivas, parvoíces e alguns factos, muito se falou da renúncia de Rafa à seleção nacional, – que já agora, na minha opinião, pecou apenas pelo timing – colocando o jogador encarnado no papel de patinho feio no seio de um conjunto de jogadores que supostamente representam o que há de melhor no futebol português. Queria reforçar o “supostamente”.

Rafa era visto como alguém que tinha falta de compromisso quando representava as cores do seu país. Esta notícia surgiu no final do ano passado, e para mim, teria sido essa também a altura perfeita para abandonar o grupo comandado por Fernando Santos. Guardou-o para agora, talvez devido a conversas que tenham durado este tempo todo, mas saiu antes da convocatória do campeonato do mundo.

SL Benfica Rafa
Fonte: Zito Delgado/ Bola na Rede

Rafa Silva mostrou não ter espírito para fazer parte de um grupo que na sua opinião não funciona como deveria, e pasme-se, não será o único a pensar assim. Cometer uma gaffe de vez em quando, acontece a todos, uma teimosia aqui ou ali, também. Um esquecimento, é possível vá, agora tudo isto numa só convocatória, é demais. O engenheiro eletrónico dispensou Pepe por lesão, não chamando nenhum outro central para o seu lugar, e ficando assim com falta de homens no centro da defesa, preferiu depois apostar num médio adaptado. António Silva provavelmente joga basquetebol. Só relembrar que o selecionador nacional tinha o defesa central Tiago Djaló no banco para render Danilo, mas como o mesmo admitiu, esqueceu-se.

No meio disto tudo, o engenheiro convocou Gonçalo Ramos, aquando a recusa de Rafa para integrar os trabalhos da seleção, deixando-o depois na bancada – o banco estaria porventura cheio – quando Portugal não dispunha de um, pelo menos um ponta-de-lança de raiz, que de resto teria dado jeito à equipa das quinas no jogo que acabou por perder com a seleção espanhola. Porquê a chamada de Ramos? Para manter a percentagem de jogadores benfiquistas na seleção? Para inglês ver? Só o engenheiro saberá. Mas mandar o ponta de lança português em melhor forma atualmente, como provam os oito golos marcados em 13 jogos, para a bancada, é o culminar de uma semana esquisita, mas sintomática de que o tempo do lisboeta que já treinou os três grandes, terá terminado na seleção. O problema é que ele ainda não o sabe e quem manda nele parece ter esquecido.

O Benfica já há algum tempo que não tinha representantes na seleção nacional portuguesa. Nesta convocatória voltou a ter, mas de pouco ou nada serviu. Como já sabemos, Rafa renunciou a um grupo, na sua ótica (e não só na sua) com muitos grupinhos, passo o pleonasmo. Gonçalo Ramos, é convocado para substituir Rafa, mas é enviado para a bancada. Os seus oito golos esta temporada, não entram para requisito para poder ganhar a internacionalização. E o sobrevivente João Mário, que até entra em jogo, é colocado numa das alas, onde Portugal precisava de velocidade, e para onde Portugal até tem soluções melhores no banco.

Para terminar este meu artigo em forma de desabafo, queria falar de outro elemento benfiquista da seleção nacional, António Silva. Sim, eu sei que nunca foi convocado, mas é já um elemento da seleção nacional. A questão é que parece que Fernando Santos, ao contrário do seu congénere espanhol, tem medo de alterar a equipa. Como se os lugares fossem cativos. Vamos ver se até ao mundial, alguém próximo ao senhor Fernando lhe dá uns conselhos construtivos, se algumas coisas mudam e se algumas vacas sagradas descem do pedestal, para que os melhores sejam convocados, e principalmente, que entrem em campo.

Rosdet Nascimento
Rosdet Nascimentohttp://www.bolanarede.pt
O Rosdet é santomense e vive em Portugal desde muito jovem. É com orgulha que faz parte do Bola na Rede e considera-se uma pessoa dedicada, motivada, focada e organizada, e prometo dar o seu melhor, como sempre faz em tudo o que se envolve. Apesar de ser informático de formação, e de ter trabalhado em empresas como a HP, Nokia, Microsoft ou Nestlé, a sua paixão sempre foi escrever. Seja blogues, textos, artigos de opinião, copywriter ou livros. Já fez de tudo um pouco e está preparado para mais um projeto.

Subscreve!

Artigos Populares

Alvo do Barcelona chumba os exames médicos no RB Leipzig: transferência de 25 milhões de euros cancelada

Fisnik Asllani estava muito perto de ser reforço do RB Leipzig. O avançado chumbou os exames médicos pelo conjunto alemão.

Excelsior goleia o recém-promovido Cambuur no jogo inaugural da Eredivisie

No primeiro jogo da temporada 2026/27 da Eredivisie, o Excelsior venceu por 4-0 na visita ao terreno do Cambuur.

Eis o 1º golo da Primeira Liga 2026/27

Georgios Koutsias é o autor do primeiro golo da Primeira Liga 2026/27. Estoril Praia e Famalicão enfrentam-se na primeira jornada.

João Pinheiro nomeado para Europa League: Quatro equipas de arbitragem portuguesas em ação

João Pinheiro será o árbitro do Pafos x RB Salzburgo, após ser afastado do Sabah-Aarhus por ser o jogo que dita o adversário do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Gil Neves deixa o Benfica e reforça o Colónia na Bundesliga

O Colónia oficializou a contratação de Gil Neves. Jovem português de 18 anos deixou o Benfica por 100 mil euros e assinou um contrato de longa duração.

Bayern Munique vence Aston Villa: João Palhinha em campo a partir dos 63 minutos

O Bayern Munique venceu o Aston Villa por 2-1 num jogo de preparação. João Palhinha começou no banco e entrou aos 63 minutos.

Estoril Praia x Famalicão: Eis os onzes iniciais para o jogo de abertura da época 2026/27 na Primeira Liga

O Estoril Praia e o Famalicão dão o pontapé de saída da nova temporada na Primeira Liga, a partir das 20h15 desta sexta-feira.