SL Benfica 1-1 AFC Ajax: Pode servir, mas não mata a fome

O Sport Lisboa e Benfica empatou hoje com o AFC Ajax por 1-1, em jogo a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, complicando assim as contas da qualificação. Com duas derrotas e uma vitória em três jogos, o Benfica não podia perder, sob consequência de ser automaticamente eliminado, mas um empate também não facilitaria as contas. Para isso, Rui Vitória fez três alterações na equipa titular face à última partida, frente ao Moreirense: entraram Gabriel, Cervi e Salvio, e saíram Pizzi, Rafa e João Félix. Novidade também para o regresso de Filip Krovinovic, mas no banco.

Uma equipa mais tecnicista nas alas poderia dar outro poder ofensivo ao Benfica e foi precisamente isso que aconteceu logo ao início da partida. E que início! Os encarnados entraram com a corda toda e aos trinta segundos de jogo já Grimaldo testava os reflexos de Onana, com um remate de longe. Ao quinto minuto foi Cervi a fazer o mesmo, com um remate cruzado depois de boa combinação com Salvio: mais uma vez Onana a defender, desta vez com a perna.

Alguns minutos depois houve “cubo de gelo” na Luz. Jonas choca com Matthijs de Ligt e fica caído, em mau estado. Saiu de maca, mas entrou instantes depois. Contudo, fica a sensação de que de Ligt deveria ter sido sancionado, por ter saltado de cotovelo levantado. Com a assistência ao avançado brasileiro, a partida parou e o ritmo de jogo abrandou.

Ainda que sem um claro dominador nesta fase do encontro, eram notáveis as diferenças entre Benfica e Ajax: os holandeses pareciam muito mais entrosados, saído mais facilmente de zonas de pressão e trocando a bola com mais qualidade, ainda que sem remates. Já o Benfica aparecia mais vezes em zonas de perigo, mas tinha bastante dificuldade em ter bola, fruto da boa gestão de posse do Ajax e da sua pressão alta.

Ao minuto 28, e num período mais lento da partida, nasce o primeiro golo! Lançamento longo de linha lateral do lado direito do ataque, Salvio põe na área e Jonas fuzila, depois de erro imperdoável de Onana. Muito mal o guardião camaronês, a sair sem critério e a falhar na bola. Jonas, na sobra, a atirar para golo. 1-0, no primeiro tento encarnado em casa e para a Liga dos Campeões desde… setembro de 2017.

O golo teve o condão de abrir o jogo e voltar a ligá-lo. E até foi o Ajax a aparecer, ainda que Jonas tenha tido mais um cabeceamento fraco logo a seguir ao golo. Os holandeses voltaram a tomar conta do meio-campo e a sair com bola controlada. Com muita presença perto da área, foi de bola parada que aproveitaram para criar perigo. E que perigo!

Ao minuto 37, Ziyech ensaiou um primeiro livre, defendido com categoria para Vlachodimos. Sabia lá o guardião benfiquista que o remate seria só um aquecimento para o momento mais perigoso do jogo, durante o período de compensação: novo livre direto, “míssil” de Lasse Schone e Vlachodimos a voar para a defesa da noite. Que parada!

Mas não acabou ali: na recarga, Ruben Dias corta a bola com as costas sobre a linha, com esta a sobrar para cruzamento holandês, não finalizado por centímetros por de Jong, com a baliza escancarada. Intervalo e suspiro encarnado: vantagem justa pela boa exibição defensiva, mas com o Benfica a precisar de corrigir algumas coisas para ter mais bola.

Na segunda parte chegou o golo do Ajax, que pôs um ponto final no resultado
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

A segunda-parte começou com contrariedades para a equipa de Rui Vitória: em sete minutos, o treinador do Benfica perdia Salvio e Jonas, por lesão. Entraram para os seus lugares Rafa e Seferovic, respetivamente, mas os encarnados ressentiram-se do revés. Ziyech avisou, com um cabeceamento, e Tadic, minutos depois, não perdoou: golo do Ajax!

Grande passe de Ziyech, a procurar Dusan Tadic na velocidade, e o sérvio a ultrapassar Rúben Dias e Vlachodimos e a encostar para o golo, já em queda. Empate ao minuto sessenta!

Apesar da imediata reação encarnada, com remate de Grimaldo no minuto seguinte, bem assistido por Gabriel, foi o Ajax que se superiorizou durante alguns minutos: sempre com pressão elevada e movimentos rápidos, a bola chegou várias vezes à área de Vlachodimos, mas sem real perigo.

Esse, só reapareceu no fim. Primeiro foi Seferovic, num remate cruzado aos 81′ minutos, para defesa de Onana e depois… depois quase caiu o Estádio da Luz. Último lance do jogo. Canto. Bola pinga na área e cai aos pés de Gabriel. O médio do Benfica atira e todos gritam golo, mas… Onana aparece no caminho da bola e defende, para desespero dos adeptos.

A partida terminava ali e, quem sabe, talvez também as esperanças dos encarnados em seguir em frente na Liga dos Campeões. A quatro pontos do Ajax, é preciso que os holandeses percam com Bayern e, pelo menos, empatem com AEK, mas com atenção à diferença de golos. Vida difícil para o Benfica e Rui Vitória, que saíram para os balneários com um mar de lenços brancos.

Onzes iniciais:

SL Benfica: Vlachodimos, André Almeida, Ruben Dias, Jardel, Grimaldo, Fejsa, Gabriel, Gedson Fernandes (Pizzi, 75′), Salvio (Rafa Silva, 48′), Jonas (Seferovic, 55′), Cervi.

AFC Ajax: Onana, Mazraoui, de Ligt, Daley Blind, Tagliafico, Schone, Frankie de Jong (Wober, 86′), van de Beek, Tadic, Ziyech, Neres (Dolberg 74′).

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo já reagiu à oficialização de Jorge Jesus como novo treinador do Al Nassr

Cristiano Ronaldo já deixou uma mensagem pública para Jorge Jesus. Português vai orientar CR7 no Al Nassr.

Fabrizio Romano faz ponto de situação: «95% para o Viktor Gyokeres ir para o Arsenal»

Viktor Gyokeres está muito perto de deixar o Sporting e reforçar o Arsenal. Fabrizio Romano faz o ponto de situação.

Benfica: Tiago Gouveia conta com interessado na Serie A

A Lazio está interessada em Tiago Gouveia. Águias não estão dispostas a vender o jogador de 24 anos neste momento.

Wimbledon #2: Jannik Sinner consegue a sua desforra

Jannik Sinner é o novo vencedor do torneio de...

PUB

Mais Artigos Populares

6h de São Paulo: Cadillac deixou a sua marca | WEC

A Cadillac venceu a quinta etapa deste campeonato, ao...

Atenção: Benfica fecha reforço por 15 milhões de euros

Enzo Barrenechea deve deixar o Aston Villa e rumar ao Benfica. Águias investem 15 milhões de euros pelo médio de 24 anos.

Lei do Mercado #80 – Matheus Reis, Ricardo Mangas e o Sporting + O futuro de Ríos, Tiago Gouveia e Akturkoglu

A Lei do Mercado desta semana faz um ponto de situação no lado esquerdo do Sporting. Estará Matheus Reis de saída e Ricardo Mangas a chegar? No Benfica, análise ao futuro de Kerem Akturkoglu, Tiago Gouveia e Richard Ríos.