SL Benfica 1-3 Sporting CP: Leões dominam na Luz e não abrandam o ritmo

A CRÓNICA: LENÇOS BRANCOS CRITICAM UM BENFICA SEM IDEIAS

SL Benfica e Sporting CP mediram forças na 13.ª jornada do campeonato. Num Estádio da Luz com as bancadas cheias pelos adeptos de ambas as equipas, o derby iniciou como se podia esperar: com ambas as equipas a procurarem o golo e a colocarem em campo toda a sua intensidade.

Os “leões” mostraram-se mais acutilantes no ataque à baliza adversária e colocaram muitas dificuldades à equipa da casa. Foi através da inspiração de Pote e do talento de Sarabia que surgiu o primeiro golo, com o médio a encontrar o avançado espanhol entre os centrais “encarnados” e este a finalizar de primeira.

O Benfica não se encolheu e procurou o empate, mas vacilava no momento da decisão. O Sporting aproveitava o pendor ofensivo adversário para atacar em contra-ataque e conseguiu marcar novamente, mas o tento de Paulinho foi anulado por fora de jogo e o encontro seguiu para intervalo com 1-0 no marcador.

A saída para o descanso fez bem aos comandados de Jorge Jesus, que começaram a aproximar-se mais da baliza “leonina” e a importunar Adán – que até então fora praticamente sempre um espectador. Primeiro por Darwin e depois João Mário desperdiçaram oportunidades e a formação de Alvalade respondeu a contar. Matheus Nunes progrediu no campo e encontrou Paulinho que picou a bola sobre Odysseas e fez o 2-0.

Tal como acontecera na primeira parte, as “águias” voltaram a reagir, mas Rafa não conseguiu finalizar e levou o esférico à trave. Desta vez Matheus Nunes assumiu o papel de finalizador e marcou, fazendo o 3-0 e levando vários adeptos “encarnados” a deixar as bancadas do estádio.

Até ao final o Benfica conseguiu reduzir por intermédio de Pizzi, mas os três pontos seguiram para Alvalade.

 

A FIGURA
Sporting x Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pablo Sarabia – O avançado espanhol foi sempre uma seta apontada à baliza adversária e nunca permitiu que a defesa adversária descansasse. Matheus Nunes também esteve em evidência e pode partilhar esta distinção.

 

O FORA DE JOGO
Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Everton – O médio brasileiro até entrou bem no jogo, evidenciando-se como um dos principais “motores” ofensivos das “águias” que se balanceavam no corredor esquerdo. Contudo, Everton foi perdendo influência com o passar dos minutos e a transição para ala direita apenas veio dificultar ainda mais a sua exibição.

 

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

Na procura do 3-4-3, Jorge Jesus apostou em André Almeida para a posição de terceiro central e a falta de velocidade e entrosamento com os seus colegas de setor fez-se sentir, com Sarabia a aproveitar o espaço para inaugurar o marcador e assistir Paulinho para um golo que seria anulado por fora de jogo.

Ofensivamente o Benfica voltou a mostrar dificuldades no momento da decisão. Tanto na hora de finalizar como de encontrar o homem mais avançado, a equipa da Luz mostrou alguma infelicidade ao atirar dois remates aos ferros, mas faltou sangue-frio para ultrapassar Adán.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Odysseas Vlachodimos (6)

Grimaldo (6)

Vertonghen (6)

Otamendi (7)

André Almeida (5)

Valentino Lázaro (6)

Julian Weigl (6)

João Mário (7)

Rafa (6)

Everton (5)

Darwin (6)

SUBS UTILIZADOS 

Yaremchuck (6)

Pizzi (6)

Gilberto (6)

Taarabt (5)

Gonçalo Ramos (5)

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

Sem João Palhinha nem Sebastian Coates, Ruben Amorim apostou em Ugarte e Feddal para assumirem as posições de médio defensivo e central, respetivamente, e a formação de Alvalade não se ressentiu. A dupla de centrocampistas formada por Ugarte e Matheus Nunes controlou o meio-campo e o médio português foi fundamental com a forma como marcou e assistiu Paulinho para o segundo golo.

O tridente ofensivo composto por Pote, Paulinho e Sarabia – apelidado de PSP pelos adeptos leoninos – mostra-se cada vez mais habituado a jogar junto e causou o caos frente a uma defesa do Benfica que teve muitas dificuldades em lidar com a sua velocidade e mobilidade.

Defensivamente também importa mencionar a exibição do trio defensivo do emblema de Alvalade, que conseguiu sempre limitar as ações de Darwin e Yaremchuk.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Adán (7)

Luís Neto (6)

Gonçalo Inácio (6)

Feddal (6)

Matheus Reis (6)

Pedro Porro (7)

Manuel Ugarte (7)

Matheus Nunes (7)

Pedro Gonçalves (8)

Pablo Sarabia (8)

Paulinho (7)

SUBS UTILIZADOS 

Ricardo Esgaio (6)

Tiago Tomás (6)

Nuno Santos (-)

Daniel Bragança (-)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SL Benfica

Não foram colocadas questões ao treinador do SL Benfica, Jorge Jesus

Sporting CP

Não foram colocadas questões ao treinador do Sporting CP, Rúben Amorim

 

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rúben Neves fala do interesse do Al Hilal em Bruno Fernandes: «Recomendo qualquer jogador que esteja na seleção nacional»

Rúben Neves falou com os jornalistas durante a tarde deste domingo, tendo em vista o encontro entre Portugal e a Alemanha.

Rúben Neves: «Esperemos que o resultado seja diferente desses 25 anos»

Rúben Neves falou com os jornalistas durante a tarde deste domingo, tendo em vista o encontro entre Portugal e a Alemanha.

Mirassol derrota Sport Recife de António Oliveira

O Mirassol recebeu e venceu o Sport Recife por uma bola a zero, em jogo da 11.ª jornada do Brasileirão.

Manchester City próximo de fechar contratação de médio do AC Milan por 65 milhões de euros

O Manchester City está perto de chegar a um acordo com o AC Milan para a contratação de Tijjani Reijnders por 65 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Oscar Piastri vence GP Barcelona de Formula 1

Oscar Piastri venceu durante este domingo o GP Barcelona de Formula 1, ficando à frente do seu colega Lando Norris.

Pedro Santos: «Há seleções com muita qualidade no Europeu e nós somos uma delas»

Pedro Santos faz parte do grupo de trabalho de Portugal Sub-21. A equipa continua a preparar o Euro do escalão.

Sporting conta com apenas um elemento a finalizar o seu contrato em junho e jogador está lesionado

O Sporting tem apenas um jogador em final de contrato: João Simões. O médio encontra-se lesionado e falhou várias jornadas.