SL Benfica 2-1 CD Tondela: Ressaca de Champions com pouca duração

- Advertisement -

A CRÓNICA: COMO CURAR UMA ASA DIREITA

O SL Benfica venceu o CD Tondela por 2-1 no Estádio da Luz. Ainda com 33% da lotação, viu-se o CD Tondela a chegar-se à frente por Salvador Agra, mas os encarnados conseguiram a reviravolta por Rafa e Gilberto ao cair do pano. O jogo foi mais emocionante para os torcedores que conheciam o Sportingbet bonus 2021. Mas ainda há tempo de o aproveitar nos próximos confrontos, são apenas três passos para conseguir o acesso.

Na primeira parte, percebeu-se claramente o efeito que a “ressaca Champions” tem nas equipas portuguesas. Uma posse de bola com alguma passividade do SL Benfica que culminou num erro defensivo que deu o 1-0 a Salvador Agra aos 22 minutos. O marcador não se alterou até ao intervalo, mas perspetivava-se uma mudança de paradigma para os segundos 45 minutos.

Na segunda parte, vimos um SL Benfica com um comportamento diferente da primeira parte. Não houve qualquer alteração no sistema tático, mas os jogadores que entraram trouxeram uma maior definição e agressividade ofensiva.

Aos 67 minutos, destaque para João Mário que esteve perto de marcar de fora da área para grande defesa de Niasse. Mas a reviravolta acabou por ser feita Rafa e Gilberto ao cair do pano. Dois golos que colocaram o Estádio da Luz a celebrar mais três pontos e que mostraram o impacto da cura da asa direita da águia (substituições de Pizzi e André Almeida por Rafa e Gilberto).

Com este resultado, o SL Benfica assume a liderança isolada do campeonato e o CD Tondela mantém a tendência negativa de há dois jogos para cá.

 

A FIGURA
Rafa foi o agitador de que o SL Benfica precisava
Rafa foi o agitador de que o SL Benfica precisava
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Rafa Silva – Uma entrada que, a par de Gilberto, revolucionou toda a asa direita encarnada e o jogo. Rafa trouxe a imprevisibilidade e velocidade que Pizzi não estava a conseguir imprimir no jogo e deu o empate que catapultou o SL Benfica em busca de mais uma vitória.

O FORA DE JOGO
Everton esteve uns furos abaixo da restante equipa do SL Benfica
Everton esteve uns furos abaixo da restante equipa do SL Benfica
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Everton – Este não é o Everton que parecia prometer mostrar bom serviço no início desta época. Um jogo muito apagado do brasileiro e sempre a complicar o que deveria ser descomplicado. Insistência na finta e muitas vezes o individualismo excessivo. Claramente uma noite desinspirada do extremo brasileiro.

 

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

A equipa de Jorge Jesus apresentou-se num 4-4-2 com João Mário e Meité no meio-campo, Pizzi e Everton nas alas e Gonçalo Ramos no apoio a Darwin. Grimaldo era o lateral mais ofensivo e a aparecer em espaços interiores.

O golo sofrido pelos encarnados mostra uma desatenção defensiva ainda não antes vista (até porque o SL Benfica voltou a apostar num sistema de dois centrais). Ainda na primeira parte, foi notória a falta de ligação na zona final do ataque.

No segundo tempo e com as substituições, a chegada à área tornou-se mais objetiva. Rafa foi o principal agitador do ataque das águias ao trazer um acrescento que Pizzi não dava, e fez o empate na luz. Gilberto voltou a provar que as substituições na ala direita foram de ouro.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Vlachodimos (5)

Grimaldo (5)

Vertonghen (4)

Lucas Veríssimo (5)

André Almeida (4)

Meité (4)

João Mário (6)

Pizzi (5)

Everton (3)

Darwin Nuñez (5)

Gonçalo Ramos (4)

 SUBS UTILIZADOS

Weigl (5)

Rafa (7)

Gilberto (7)

Rodrigo Pinho (5)

Seferovic (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – CD TONDELA

O CD Tondela apresentou-se num 4-2-3-1 com Daniel dos Anjos como elemento sozinho no ataque e Salvador Agra mais solto para explorar algumas debilidades defensivas do SL Benfica.

O protótipo disto foi o primeiro e único golo da equipa Beirã. Mesmo sem o sistema de 3 centrais, o comprometimento defensivo e a capacidade dos jogadores tondelenses em travar as investidas encarnadas foi notável. Mas os comandados por Paco Ayesterán não resistiram às substituições do SL Benfica e a incapacidade de reação na segunda parte ditou o desfecho final.

 11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Niasse(7)

Jota (5)

Eduardo Quaresma (6)

Khacef (6)

Tiago Almeida (5)

Undabarrena (5)

Pedro Augusto (5)

João Pedro (6)

Neto Borges (5)

Daniel dos Anjos (6)

Salvador Agra (7)

SUBS UTILIZADOS

Ricardo Alves (5)

 Bebeto (5)

 Rafael Barbosa (-)

Renat Dadashov (-)

John Murillo (-)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SL Benfica

Não foi possível colocar questões ao treinador do SL Benfica, Jorge Jesus.

CD Tondela

BnR: Acredita que a mudança de sistema tático do SL Benfica  também pesou na forma como o Tondela principalmente na 1ª parte conseguiu explorar algumas debilidades defensivas sempre com grande pragmatismo?

Paco Ayesterán: Nós esperávamos que o SL Benfica jogasse com três centrais. Mas mais do que o 4-4-2, foi a pouca velocidade que tiveram no 1.º tempo e o trabalho defensivo que fizemos. Sabíamos que posições tínhamos de fechar, que tínhamos de ser agressivos. Fechamos todos os espaços por dentro no primeiro tempo, defendemos bem os corredores, e sabíamos que na transição tínhamos de sair, porque o Benfica quando joga em 4-4-2 vasculha-nos muito. Foi mérito do Tondela no primeiro tempo.

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal cogita vender Noni Madueke e tem internacional português na lista de 3 alvos para a posição

O Arsenal pode vender Noni Madueke, que atraiu interessados. Pedro Neto, Ousmane Dembelé e Khvicha Kvaratskhelia na lista.

AS Roma x Inter Milão: Onde ver o primeiro ‘jogo grande’ de Rodrigo Mora em Itália?

A AS Roma de Rodrigo Mora enfrenta o líder Inter Milão num duelo da 5.ª jornada da Serie A, agendado para as 17h deste sábado, dia 19 de setembro.

Áustria anuncia a lista de convocados para a Liga das Nações

A Áustria anunciou a lista de convocados para a primeira fase da Liga das Nações. A seleção da Áustria tem o primeiro jogo frente a Israel.

David Beckham revela o favorito à Bola de Ouro e explica o motivo: «Quando vemos o Mundial que ele fez…»

David Beckham defende que Leo Messi deveria vencer a Bola de Ouro. O dono do Inter Miami apresenta argumentos para a sua posição, após golo 100 do astro argentino pelo emblema da MLS.

PUB

Mais Artigos Populares

Mitchell van der Gaag em antevisão ao Gil Vicente x Marítimo: «Queremos trazer pontos deste jogo»

Mitchell van der Gaag projetou a visita do Marítimo ao Gil Vicente, demonstrando ambição em pontuar e travar a série de três derrotas.

Foi afastado do Manchester United por Ruben Amorim e está a treinar à experiência em clube da MLS

Tyrell Malacia está a treinar à experiência no Cincinatti. O lateral esquerdo está sem clube depois de deixar o Manchester United.

Ruben Amorim responde a Fabio Capello: «Não somos muito organizados. Temos de melhorar defensivamente»

Fabio Capello teve oportunidade de obter uma resposta direta de Ruben Amorim, após a derrota do AC Milan frente ao Benfica na Europa League.