SL Benfica | As 5 melhores defensivas da história encarnada

- Advertisement -

1.

1961/63 – Costa Pereira, Mário João, Germano, Ângelo, Neto e Cruz – Na primeira final, em teoria o FC Barcelona obrigava a esforços redobrados na planificação de resultado positivo. O jogo confirmou essa ideia, em hora e meia de cerco à baliza de Costa Pereira.

Em Wankdorf, o SL Benfica ainda não era em 4-2-4 como foi durante o resto da década, de forma a acomodar Eusébio e Simões na última linha. O primeiro a ter sucesso, o de 60/61, apresentava-se ainda no já ultrapassado WM, e os cinco magníficos que aguentaram as investidas de Suárez, Kocsis, Kubala, Czibor e Evaristo gravaram a letras garrafais o seu nome pela coragem e sentido prático demonstrados, posicionados em dois + três: Mário João e Ângelo, direita e esquerda, Germano como pêndulo que, ora equilibrava atrás, ora saía a jogar e fazia linha mais à frente com Neto e Cruz.

Na final do ano seguinte, a transição já se dera entretanto para o novo sistema, e Neto sairia das opções iniciais, permitindo a Germano e Ângelo comporem a primeira grande parelha de centrais encarnada.

 

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Neemias Queta chega a recorde pessoal na carreira na vitória nos Boston Celtics

Neemias Queta somou o máximo de assistências na carreira. Recorde atingido na vitória dos Boston Celtics sobre os Portland Blazers.

Francesco Farioli voltou a lançar Jakub Kiwior à esquerda: «O Francisco Moura está a voltar de lesão e temos de gerir a carga»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente por 3-0. Técnico dissecou o encontro em conferência de imprensa.

Francesco Farioli elogia jogador do FC Porto: «Teve jogos difíceis e cometeu alguns erros, mas nunca tive dúvidas da qualidade dele»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente por 3-0. Técnico dissecou o encontro em conferência de imprensa.

Ángel Di María reflete sobre primeira passagem no Benfica e destaca José Mourinho: «Número um, longe dos outros, como pessoa e como treinador»

Numa entrevista ao jornal AS , Angel Di María refletiu sobre vários pontos da sua ilustre carreira, incluindo as passagens pelo Benfica, e elogiou José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli ficou com pele de galinha: «O discurso do Eustáquio arrepiou-me»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente por 3-0. Técnico dissecou o encontro em conferência de imprensa.

Alex Amorim na mira de clube da Serie A que já negoceia com o Alverca

O Genoa já entrou em contacto com o Alverca para a contratação do médio Alex Amorim. O brasileiro foi apontado ao Benfica e Sporting no início de janeiro.

Jeremiah St. Juste despede-se do Sporting antes de rumar ao Feyenoord

Jeremiah St. Juste publicou um vídeo de despedida do Sporting nas suas redes sociais. Agradeceu a toda a família sportinguista, incluindo Paulinho e João Gião.