SL Benfica | As 5 melhores defensivas da história encarnada

- Advertisement -

1.

1961/63 – Costa Pereira, Mário João, Germano, Ângelo, Neto e Cruz – Na primeira final, em teoria o FC Barcelona obrigava a esforços redobrados na planificação de resultado positivo. O jogo confirmou essa ideia, em hora e meia de cerco à baliza de Costa Pereira.

Em Wankdorf, o SL Benfica ainda não era em 4-2-4 como foi durante o resto da década, de forma a acomodar Eusébio e Simões na última linha. O primeiro a ter sucesso, o de 60/61, apresentava-se ainda no já ultrapassado WM, e os cinco magníficos que aguentaram as investidas de Suárez, Kocsis, Kubala, Czibor e Evaristo gravaram a letras garrafais o seu nome pela coragem e sentido prático demonstrados, posicionados em dois + três: Mário João e Ângelo, direita e esquerda, Germano como pêndulo que, ora equilibrava atrás, ora saía a jogar e fazia linha mais à frente com Neto e Cruz.

Na final do ano seguinte, a transição já se dera entretanto para o novo sistema, e Neto sairia das opções iniciais, permitindo a Germano e Ângelo comporem a primeira grande parelha de centrais encarnada.

 

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC derrota Estrela da Amadora com direito a reviravolta e regressa aos triunfos

O Vitória SC recebeu e venceu o Estrela da Amadora por duas bolas a uma, num encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga.

Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso vence jogo decisivo e garante quartos de final da Champions League Africana

O Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso precisava de vencer e assim fez. Triunfo por 2-0 diante do Alger na Champions League Africana.

Newcastle aproveita superioridade numérica e elimina Aston Villa da Taça de Inglaterra com reviravolta

O Newcastle venceu o Aston Villa e está nos oitavos de final da Taça de Inglaterra. Encontro surgiu com reviravolta.

ZTE de Nuno Campos brilha frente ao Ferencvaros

O ZTE de Nuno Campos venceu o Ferencvaros por três bolas a uma, num encontro a contar para a 22.ª jornada da Liga da Hungria.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo volta aos relvados (em competições internas) com ‘fome de golo’ e Al Nassr vence Al Fateh

O Al Nassr foi ao terreno do Al Fateh vencer por duas bolas a zero, num encontro a contar para a 22.ª jornada da Liga Saudita.

Kerem Akturkoglu volta a ser destaque na vitória do Fenerbahçe contra o Trabzonspor: eis os resultados do dia na Turquia

O Fenerbahçe venceu o Trabzonspor na Liga Turca. Kerem Akturkoglu voltou a ser decisivo para o triunfo da equipa de Domenico Tedesco.

União de Santarém derrota Trofense e soma a sua primeira vitória de sempre numa fase de promoção da Liga 3

A União de Santarém foi ao norte do país derrotar o Trofense por duas bolas a uma, em jogo da segunda jornada da fase de promoção da Liga 3.