SL Benfica | Treinadores, contexto ou jogadores – qual o problema?

- Advertisement -

Esta pré-temporada do SL Benfica poderia ter sido uma nova oportunidade para que alguns dos jovens da formação encarnada aproveitassem para agarrar um lugar na equipa. No entanto, a situação para jogadores como Ferro, Florentino Luís, Gedson Fernandes e João Filipe permanece praticamente inalterada.

Os quatro jovens referidos regressaram de empréstimos que, na maioria dos casos, foram mal sucedidos e, a julgar pelos minutos que tiveram na pré-temporada, parece que voltarão a receber guia de marca para esta época.

Muitos adeptos podem criticar legitimamente o treinador Jorge Jesus pelo facto de não confiar e apostar nos jovens da formação, mas a verdade é que, na maioria dos casos aqui mencionados, estes também têm tido dificuldades em mostrar o seu valor noutras paragens. E isto pode acontecer por várias razões.

Verificando os casos, Florentino Luís foi lançado na equipa principal por Bruno Lage, o mesmo treinador que deixou de apostar repentinamente uns meses mais tarde, tendo na época passada realizado 11 jogos pelo AS Mónaco. Ferro realizou três jogos, em meia época, no Valencia CF.

Ferro perdeu espaço no SL Benfica
Ferro perdeu espaço no SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

João Filipe, que pouco jogou – quer com Bruno Lage, quer com Nelson Veríssimo –, realizou 18 jogos e marcou dois golos pelo Real Valladolid CF. Já Gedson Fernandes, depois de mal jogar no Tottenham Hotspurs, teve finalmente um período bem sucedido no Galatasaray SK, a partir de janeiro, onde marcou um golo em 18 jogos.

Há razões para criticar a gestão de carreira destes jogadores, mas será que os jogadores também não estarão a gerir as suas carreiras em função do dinheiro? Ou estarão dispostos a rodar em clubes de dimensões inferiores?

Há uns meses, escrevi aqui noutro artigo acerca das dificuldades cada vez maiores que havia em gerir as expectativas, dificuldades essas que podem dever-se a vários fatores, entre os quais toda a promoção que lhes é feita, seja pelo clube, pela imprensa, ou até mesmo pelos adeptos.

Em virtude dessa promoção, os jogadores poderão acreditar que não será difícil conquistarem um lugar na equipa principal, levando-os a queimar etapas no seu percurso evolutivo enquanto jogadores.

Gedson Fernandes não tem conseguido singrar na equipa principal do SL Benfica
Gedson Fernandes não tem conseguido singrar na equipa principal do SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Por muito que isto possa custar a entrar na cabeça de alguns jogadores e adeptos, ao atingir um novo patamar competitivo, só o talento não chega para se afirmarem. É preciso um contexto propício ao seu crescimento, mas também é preciso que os jogadores tenham a maturidade competitiva necessária para que se consigam adaptar aos diversos patamares competitivos.

Na minha opinião, se os jogadores não conseguem ser aposta em várias equipas e/ou com vários treinadores, é porque fazem alguma coisa de errado, sendo que o problema não pode ser apenas dos treinadores que não apostam neles ou do contexto que não é favorável.

Como tal, acho que a maioria destes jogadores precisa de se afirmar num contexto que lhes dê continuidade, de modo a que se prepararem para agarrar um lugar na equipa principal do SL Benfica.

Artigo revisto por Andreia Custódio

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Académica bate o Real SC e avança para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal

A vitória da Académica por 3-1 sobre o Real SC abriu as contas da segunda eliminatória da Taça de Portugal.

Daniel Podence relembra experiência com Jorge Jesus: «Encontrávamo-nos no ginásio e decidíamos quem tinha ouvido mais gritos»

Daniel Podence relembrou histórias dos tempos no Sporting, em que era treinado pelo novo selecionador nacional, Jorge Jesus.

Martín Anselmi conquista a primeira vitória no comando do Elche com 10 jogadores em campo

Na sétima jornada da La Liga, o Elche de Martín Anselmi alcançou a primeira vitória da temporada, batendo o Espanyol por 3-1.

Chelsea volta a escorregar e Brentford volta a derrubar um ‘gigante’ na Premier League

Esta sexta-feira, o Brentford recebeu e derrotou o Chelsea por 2-0, mantendo o registo invicto ao fim de 5 jornadas na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Monza vence Sassuolo com bis de Gustavo Varela

O Monza venceu na receção ao Sassuolo por 2-1, em jogo referente à 5.ª jornada da Serie A. Gustavo Varela bisou ao serviço da equipa italiana.

Bayern Munique goleia Union Berlin por 7-0 na abertura da 4.ª jornada da Bundesliga

O Bayern Munique recebeu e goleou o Union Berlin por 7-0, na 4.ª jornada da Bundesliga. Michael Olise assinou um hat-trick.

Jorge Jesus após anunciar a sua primeira convocatória de Portugal: «Viemos para vencer»

Jorge Jesus partilhou uma publicação nas redes sociais, depois de anunciar a sua primeira convocatória como selecionador de Portugal.