(Tentando) Descortinar a entrevista de Rui Costa | SL Benfica

E tu, o que retiraste das declarações de Rui Costa?

Três dias demorou Jesus a reaparecer. Rui Costa demorou três meses – foi lá quase. O que conta é que apareceu para que se fizesse luz… com a Luz apagada.

O local da aparição não podia ser outro que não o canal do clube (era o que mais faltava ser num lugar neutro, isto era uma entrevista, não uma final da Taça). Então, chegou, viu e… convenceu?

Eu diria que não – pelo menos, não total e cabalmente. Deu-nos a conhecer, no entanto, uma ou outra coisa com o seu quê de interesse. A primeira foi a de que não acompanha o Dicionário Online Priberam.

Se acompanhasse, saberia que a palavra do dia de ontem era “henequém” e não “abdicar”. Na primeira meia hora de entrevista, Rui Costa empregou mais este verbo do que o SL Benfica emprega jogadores que nunca vão calçar…

Abdicou de muito por amor ao SL Benfica – eu diria que abdicou até do dom do conhecimento em certos momentos dos últimos 12 anos. Não está preocupado com casos jurídico-legais, todavia. “O que me preocupa como presidente é olhar para o futuro do SL Benfica”, diz, escapulindo-se de seguida pela caminho do “ainda ninguém foi acusado de nada”.

De resto, toda a gente sabe que no mundo do futebol vale o “assino eu e assinas tu” – ou, noutras palavras, “assino eu como assina qualquer administrador, não quer que dizer que esteja envolvido em conluios”.

Até porque reitera que “era incapaz de lesar o SL Benfica. Isso jamais” (leia-se “jamais” e não “jamé”). Aliás, para lesar o SL Benfica estão cá os… sócios?

Pois bem, parece que Rui Costa acha que sim – alguns sócios e adeptos não têm defendido o clube. Se calhar convinha olhar para a separação de Estado e Igreja e promover uma mais clara distinção entre clube e direção.

Fazendo-o, diria que é bastante provável que o presidente encarnado venha a descobrir que afinal é a direção e não o clube que os sócios não defendem.

Mas Rui Costa deu-nos mais a conhecer. Por exemplo, ficámos a saber que herdou de Vieira o gosto pela construção civil – tem imensos projetos (que estão, claro, ainda no segredo dos deuses).

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.