📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

UEFA Champions League: com grande poder, vem grande responsabilidade

- Advertisement -

É já na próxima noite de terça-feira que a UEFA Champions League retorna ao Estádio da Luz, com o SL Benfica a ser o anfitrião dos alemães do RB Leipzig.

Voltam as emoções fortes, mas regressa também a forte responsabilidade de vencer. E essa responsabilidade advém da obrigação de vencer. Três fatores baseiam essa obrigação e o que pretendo levar a cabo neste texto é precisamente elencá-los e explaná-los.

Começo pelo mais simples, mesmo básico, fator. O SL Benfica tem a responsabilidade de vencer jogos europeus pelo mero facto de ser o Sport Lisboa e Benfica, um histórico europeu duas vezes campeão dos campeões.

SE JÁ TENS PROGNÓSTICO PARA O JOGO DOS ENCARNADOS FRENTE AO LEIPZIG, NÃO PERCAS MAIS TEMPO… APOSTA JÁ! 

Sobretudo no conforto da sua casa e com o apoio de mais de 50 mil adeptos, os encarnados têm a obrigação de vencer qualquer equipa. Não pode subsistir o complexo de inferioridade europeu, espelhado no receio com que o clube da Luz – em toda a sua dimensão: adeptos, treinadores, dirigentes – por vezes encara os jogos internacionais.

Na Luz, o SL Benfica tem que impor o seu jogo e dominar, seja contra quem for.

A vitória segura frente ao Gil Vicente poderá ter dado moral para o jogo de estreia na Champions League
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Não só pelo que foi e pelo que é, mas também pelo que pretende, assumidamente, ser – ou voltar a ser – o clube encarnado tem a responsabilidade de vencer na Europa, não sendo admissível cair na fase de grupos. O projeto europeu já foi anunciado publicamente, já foi reiterado várias vezes, falta fazê-lo transitar do espetro comunicacional para o campo desportivo. Para o sonho europeu se tornar realidade é vital encarar cada partida como uma batalha que só pode ser vencida.

O terceiro e último fator prende-se com o passado europeu recente dos encarnados. Apesar de marcarem presença na fase de grupos da Champions há dez consecutivas épocas e de terem alcançado os quartos-de-final por duas vezes nesse período – 2011/2012 e 2015/2016 -, as águias têm mostrado um lado frágil na Europa nos dois últimos anos, tendo em ambas as edições caído na fase de grupos (2017/2018: 4.º lugar, zero pontos; 2018/2019: 3.º lugar, sete pontos).

Para limpar a imagem deixada no passado recente e construir rapidamente um melhor futuro próximo, o SL Benfica tem a responsabilidade, a obrigação, de começar já esta época a vencer com demonstrações de força e de se superiorizar aos três clubes do seu grupo, tendo, dado o seu historial, a responsabilidade de o terminar na liderança.

 

Foto de Capa: SL Benfica

Revisto por: Jorge Neves

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.