Vitória vs Jesus no Benfica: as 6 principais mudanças

    SISTEMA TÁTICO

    Por partes: nas duas primeiras temporadas de Rui Vitória à frente dos destinos do Benfica, o sistema tático utilizado foi o mesmo que o do seu antecessor. Um esquema 4x4x2, com dois médios, um mais defensivo e outro mais ofensivo, dois extremos puros, um avançado móvel e um fixo.

    Em relação às ideias de Jorge Jesus, que deram frutos inequívocos, Rui Vitória decidiu aproveitar o legado do seu homólogo e apresentou, na sua primeira temporada, poucas nuances. As referências nas zonas de pressão, o controlo da profundidade ou os movimentos ofensivos não sofreram alterações. Na segunda época – 2016/2017- notou-se já uma ligeira mudança: graças a um perfil de jogador diferente, mais criativo e menos físico, o Benfica passou a oferecer ao seu médio de criação outra liberdade para se mover. Não só com bola mas também sem ela.

    A derradeira alteração deu-se, no entanto, no decurso da presente temporada. Após um arranque titubeante, Rui Vitória decidiu colocar de parte o 4x4x2 – que nunca antes tinha trabalhado na sua carreira até chegar ao Benfica – e apostar no 4x3x3. Não se pode dizer, com total certeza, que esta alteração tenha melhorado, de sobremaneira, o jogo encarnado. As variações do modelo anterior, salvo algumas exceções, permaneceram.

    O sistema tático de Rui Vitória finalmente começou a dar frutos
    Fonte: SL Benfica
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Manuel Magalhães
    Pedro Manuel Magalhãeshttp://www.bolanarede.pt
    Mal sabia andar e já ia ao estádio ver os jogos do Gil Vicente, clube da terra natal. A paixão pelo relvado, pelos golos e pelas fintas, agarrou-se como uma doença e não mais saiu. Depois aprendeu a ler e a escrever e como não tirava más notas nas composições, aventurou-se na criação de blogues de bola. Mais tarde, na inconsciência dos seus dezoito, frequentou Ciências da Comunicação. Mantém vivo o sonho de ser jornalista desportivo, de derrubar chavões e fazer parte de uma nova era que pensa o futebol como um jogo para os criativos e inteligentes.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.