Vitória vs Jesus no Benfica: as 6 principais mudanças

    MODELO DE JOGO

    Há uma tendência para confundir sistema com modelo. São a mesma coisa, pensam muitos. Não são. O modelo de jogo vem antes do sistema.

    O modelo de jogo é o que o treinador pensa antes de chegar a um clube. Tem de analisar as características dos jogadores, perceber se pode, refletindo sobre a sua ideia de jogo, colocar o que quer em prática e só depois pensar num sistema. O sistema acaba por ser uma extensão das ideias do modelo.

    É irrelevante jogar em 3x3x4, que no papel sugere um modelo ofensivo, se depois, na prática, estiverem os onze atrás da linha da bola. Ou seja, ao nível do modelo, o Benfica, mesmo com a alteração de sistema tático na época corrente, não está muito díspar com a chegada de Rui Vitória.

    São inegáveis algumas nuances mas, no geral, o Benfica faz as mesmas coisas que fazia com Jesus: continua com as mesmas referências nas zonas de pressão; a controlar a profundidade em bloco alto e consoante a bola; e com certas semelhanças nos automatismos ofensivos, sobretudo na forma como explora o cruzamento. Há diferenças, sim, no modo como agora os jogadores têm mais liberdade para explanarem o seu futebol. E aí, Rui Vitória tem mais crédito que Jorge Jesus.

    No que toca ao modelo de jogo, Rui Vitória sobrepõe-se a Jesus
    Fonte: SL Benfica
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Manuel Magalhães
    Pedro Manuel Magalhãeshttp://www.bolanarede.pt
    Mal sabia andar e já ia ao estádio ver os jogos do Gil Vicente, clube da terra natal. A paixão pelo relvado, pelos golos e pelas fintas, agarrou-se como uma doença e não mais saiu. Depois aprendeu a ler e a escrever e como não tirava más notas nas composições, aventurou-se na criação de blogues de bola. Mais tarde, na inconsciência dos seus dezoito, frequentou Ciências da Comunicação. Mantém vivo o sonho de ser jornalista desportivo, de derrubar chavões e fazer parte de uma nova era que pensa o futebol como um jogo para os criativos e inteligentes.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.