Associação Académica de Coimbra: o que falta para regressar à Elite?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalA Associação Académica de Coimbra é um dos clubes com mais história do futebol português. Conquistando um segundo lugar no campeonato na época 1966/1967 e duas Taças de Portugal, A Associação Académica de Coimbra, para além de ser um dos clubes mais populares do futebol português, é também um dos clubes com a massa associativa mais fiel, conhecida como a Mancha Negra, que presta um apoio exemplar e incondicional à sua equipa a cada jogo.

Na última temporada viveu-se um momento triste na história do representante da Cidade Universitária com a despromoção à Segunda Liga, dando assim fim a um ciclo de 14 anos no escalão maior do futebol português, que teve como ponto alto a conquista da Taça de Portugal em 2011/2012.

Consumado o último lugar do campeonato e com a contestação em alta, José Eduardo Simões demitiu-se da presidência da Académica, sendo sucedido por Paulo Almeida. No entanto, há poucas semanas, Paulo Almeida também se demitiu, alegando razões pessoais para tal decisão, sendo sucedido por Pedro Roxo, antigo jogador nas camadas jovens do clube.

Costinha foi o escolhido para dar início ao novo projecto do clube. Fonte: Associação Académica de Coimbra – site oficial
Costinha foi o escolhido para dar início ao novo projecto do clube
Fonte: Associação Académica de Coimbra OAF

Regressado à Segunda Liga 14 anos depois, era preciso repensar o projecto do clube. Tendo tido na sua história recente alguns jovens treinadores de qualidade como André Vilas-Boas, Pedro Emanuel e Sérgio Conceição, a aposta para um novo projecto recaiu em Costinha, uma escolha que se revelou algo surpreendente, visto que o antigo jogador do FC Porto já se encontrava afastado dos relvados há algum tempo.

A nível do plantel para atacar a Liga Ledman Pro, este doseava a experiência de jogadores como João Real, Nuno Piloto, Marinho e Nuno Santos, com a juventude de Leandro Silva, Ernest, Yuri Matias e Jimmy. Outra das novidades neste novo projecto tem sido uma aposta na formação mais vincada, com jogadores como João Simões, Leandro Cardoso e André Vidigal (sobrinho de Luís e de Lito Vidigal) a irem ganhando minutos na equipa principal, bem como o resgate de alguns jogadores formados no clube como João Traquina e Rui Miguel (melhor marcador da equipa com 10 golos).

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho e a situação Tchouaméni-Valverde: «É como se nada tivesse acontecido»

Esta é a primeira conferência de José Mourinho desde que está de regresso ao Real Madrid. Lê algumas das suas declarações.

José Mourinho e o interesse do Real Madrid: «Primeiro surgiram os rumores e depois os contactos»

Esta é a primeira conferência de José Mourinho desde que está de regresso ao Real Madrid. Lê algumas das suas declarações.

Marco Silva sobre reforço: «Se não tivesse qualidades para lutar por um lugar na equipa do Benfica não estaria aqui»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após o triunfo do Benfica frente ao AGF Aarhus.

Marco Silva destaca 2 jogadores do Benfica: «Muito boa exibição»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após o triunfo do Benfica frente ao AGF Aarhus.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid de José Mourinho perto de vender médio

O Real Madrid está muito perto de vender Manuel Ángel ao Almería. O médio vai render seis milhões de euros aos merengues.

FC Porto e AC Milan retomam conversações por Santi Giménez

O FC Porto e o AC Milan retomaram as conversações para fecharem as negociações por Santi Giménez.

Negócio quase fechado: lateral a caminho do Sporting

Moncef Zekri está mais perto de ser reforço do Sporting. O marroquino vai fechar o plantel dos verde e brancos para 2026/27.