António Sousa: O médio com alma azul e branca

- Advertisement -

São muitos os históricos do futebol português que, por algum motivo, ficam arrumados num canto, no imaginário do adepto nacional. António Sousa, embora desaparecido dos relvados, nunca será esquecido. Enquanto jogador: um médio goleador, um autêntico box to box que marcou uma era ao serviço do FC Porto. Enquanto treinador deixou um legado incrível em Aveiro ficando ao serviço do Beira-Mar desde a temporada de 96/97 até 2004.

Quem?

António Augusto Gomes de Sousa, ou simplesmente António Sousa como era conhecido. Madeirense, nasceu a 28 de Abril de 1957 e deixou a sua marca bem vincada no futebol português. Enquanto jogador passou por vários clubes desde o AD Sanjoanense, SC Beira-Mar, FC Porto, Sporting CP, Gil Vicente FC, AD Ovarense. António Sousa destacava-se pela sua capacidade de quebrar linhas de contenção, pela capacidade ofensiva invulgar que tinha enquanto médio. Funcionava como um box to box mas com a particularidade de chegar com grande facilidade a terrenos muito avançados. Contabilizou também 27 internacionalizações e um golo ao serviço da seleção. Enquanto treinador não foi tão notável mas ainda assim deixou um bom registou.

Passou oito temporadas ao serviço do SC Beira-Mar, onde conseguiu quase sempre boas temporadas. Na memória fica a Taça de Portugal ganha pelos aveirenses em 1999 frente ao SC Campomaiorense… com um golo do seu filho Ricardo Sousa.

Onde está?

Atualmente encontra-se sem clube e retirado das competições nacionais. Aliás, não treina desde 2012, altura em que passou pelo CD Trofense. Pelo meio, surgem algumas aparições televisivas muito esporádicas. No entanto não deixou o legado do futebol longe da sua família.

O médio conquistou vários títulos com ao serviço do FC Porto
Fonte: FC Porto

O que ganhou?

Enquanto futebolista marcou 158 golos em 744 jogos. Conquistou ao longo da carreira: uma Taça dos Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia que teve a sua assinatura, uma Taça Intercontinental, um Campeonato Nacional, duas Taças de Portugal e três Supertaças nacionais, títulos conquistados ao serviço do FC Porto. Enquanto treinador, para além das boas campanhas ao serviço do SC Beira-Mar, fica gravada na mente a Taça de Portugal ganha em 1999 pelos aveirenses. Estará para sempre eternizado na história dos auri-negros.

O futuro?

Não é crível que possamos ver António Sousa a voltar aos relvados nos próximos dias. O técnico conta já está afastado há alguns anos dos relvados portugueses e a probabilidade de receber uma proposta para treinar equipas de primeira ou segunda divisão é muito reduzida. Ainda assim, um eventual regresso a um Beira-Mar que procura voltar ao CNS não deverá ser descartado. Acreditamos que ainda há história por escrever em Aveiro e ninguém melhor que António Sousa para o fazer.

Foto de Capa: UEFA

 

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Palhinha fica mais barato e condições do negócio voltam a mudar: eis as novidades que dão novo alento ao Benfica e aos restantes...

O Bayern Munique redefiniu algumas das exigências por João Palhinha. Médio é alvo do Benfica, do Aston Villa e da Juventus.

Inbeom Hwang e a vitória sobre o Aston Villa: «Estou muito feliz, mas ao mesmo tempo, um pouco desapontado»

Inbeom Hwang fez o rescaldo à vitória do FC Porto sobre o Aston Villa por 2-1. O médio admitiu que não ficou satisfeito com a sua exibição apesar da vitória.

Novo interessado em Franjo Ivanovic avança com pacote total de 15 milhões de euros e Benfica está desconfiado deste valor

O Benfica está aberto a uma venda de Franjo Ivanovic. O Galatasaray avança com 12+3 milhões de euros, valor considerado insuficiente pelas águias.

Novo teste, nova vitória: FC Porto bate São João de Ver em jogo-treino no Olival

Rodrigo Mora e Eduardo Ferreira foram os autores dos golos do FC Porto na vitória por 2-1 frente ao São João de Ver.

PUB

Mais Artigos Populares

Reforços de peso no Seixal: Benfica já conta com todos os atletas que estiveram no Mundial 2026

Aursnes e Andreas Schjelderup chegaram neste domingo ao Seixal após participarem no Mundial 2026, pela seleção da Noruega.

O novo ‘reforço’ das águias: Gabriel Índio já pode jogar oficialmente pelo Benfica

Gabriel Índio faz 18 anos neste domingo e já se pode estrear oficialmente pelo Benfica após atingir a maioridade.

Liverpool lidera corrida pela contratação de avançado do PSG avaliado em 170 milhões de euros

O Liverpool está na corrida pela contratação de Bradley Barcola, como alternativa a Yan Diomande, que tem sido alvo de várias propostas.