📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 5 clubes “renascidos” após momentos conturbados

- Advertisement -

Da glória à turbulência financeira. Dos grandes palcos à tentativa de sobrevivência. Esta é uma realidade cada vez mais presente no futebol português, e dos clubes, e que reflete o emergente negócio em que está transformado o Desporto-Rei.

O processo de intensa profissionalização de que a modalidade foi sendo alvo, ao longo das últimas décadas, introduziu mudanças significativas nos clubes – as suas estruturas organizativas passaram a ser semelhantes às de uma grande empresa de outra indústria.

A cruel necessidade do mercado de manter/aumentar os seus lucros a todo o custo tornaram-se o combustível de um futebol transformado numa incubadora financeira e a insuflar uma bolha prestes a explodir em muitos clubes.

Numa conjuntura marcadamente voltada para o negócio e na qual as entidades clubísticas se afiguram como verdadeiros heliportos…. onde aterram e saem jogadores a uma velocidade vertiginosa… as dificuldades estruturais surgem e, por vezes, conjugar uma boa gestão com bons desempenhos dentro das quatro linhas torna-se uma missão impossível, razão que leva muitos clubes ao abismo.

Porém, conseguir renascer das próprias cinzas, qual fénix, e voltar às competições profissionais é uma tarefa de louvar e que várias equipas têm conseguido alcançar. Assim, no presente proponho-me a destacar cinco clubes que conseguiram reerguer-se após momentos conturbados, tentando voltar aos grandes palcos…de onde caíram. Decidi não colocar o CF Estrela da Amadora, que teria lugar cativo nesta lista, dado que já foi dedicado um artigo relativo à formação da Reboleira.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De volta à Serie A: Daniele De Rossi é o novo treinador do Genoa (onde joga Vitinha)

Daniele De Rossi está de volta à Serie A. Técnico italiano de 42 anos é o novo treinador do Genoa, onde joga Vitinha.

Lionel Messi reflete sobre período no PSG: «Não estava a gostar por diversas razões»

Lionel Messi recebeu a chave dourada da cidade de Miami e, na entrevista, refletiu sobre vários momentos da carreira, como a passagem no PSG.

Sudakov apoia Samuel Dahl: «M**** acontece a todos, cabeça levantada»

Sudakov deixou mensagem nas redes sociais após a derrota do Benfica contra o Bayer Leverkusen. Jogador apoia Dahl.

Polémica com Carlos Ponck: jogador inscrito com novo nome e idade

Carlos Ponck, jogador do AVS SAD que já foi detido por falsificação e alteração de documentos, foi inscrito com 35 anos e com o nome alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

César Peixoto reage à renovação no Gil Vicente: «Enquadro-me perfeitamente nas ideias e ADN do clube»

César Peixoto garante ser um «orgulho imenso» renovar com o Gil Vicente. Técnico passa a ter contrato até 2027.

Humberto Coelho e a transição Bruno Lage-José Mourinho no Benfica: «Já vi uma mudança»

Humberto Coelho deu uma entrevista ao jornal A Bola. Candidato a vice-presidente de Rui Costa falou sobre vários temas.

Humberto Coelho reage a palavras de Vítor Paneira: «Ganhar é muito difícil, mas ter humildade também é muito difícil»

Humberto Coelho deu uma entrevista ao jornal A Bola. Candidato a vice-presidente de Rui Costa falou sobre vários temas.