Play-offs | O Plano “P” de Pedro Proença

Quem haveria de dizer que algo deste género poderia mudar (quase) por completo as nossas vidas? Assim, sem prévio aviso (ou talvez não), vimo-nos privados de muitas das nossas habituais ‘monotonias’ diárias. E com elas, o nosso tão amado desporto-rei. Que saudades! Agora que o Futebol está parado, a ideia de fazer as dez jornadas que ainda faltam da Primeira Liga parece-me impossível de concretizar. Assim sendo, deixo-vos aqui o Plano P: o Plano de Pedro Proença para resolver o nosso Campeonato nos Play-Offs.

Na luta pela descida existirão duas meias-finais entre os quatro últimos da classificação. Estas terão duas mãos, e caso as equipas empatem em pontos e em Goal avarege, haverá um terceiro jogo que será disputado na casa da equipa melhor classificada aquando da paragem do Campeonato.

Pedro Proença apresentou a possibilidade de haver Play-Offs no que resta do campeonato
Fonte: FPF

Desta forma, teremos um CD Aves x CS Marítimo e um Portimonense SC x FC Paços de Ferreira na primeira mão das meias-finais. Depois haverá a segunda volta e caso necessário um terceiro jogo, na Madeira e em Paços de Ferreira. Por fim, existirá um jogo entre os vencedores para decidir quem fica em 14.º e 15.º Lugar e um para decidir quem desce para penúltimo e último lugar.

Na Luta pelo sétimo lugar, existirão oito equipas, num género de quartos de final, meias-finais e final. Assim, o sétimo classificado jogará com o 14.º, o oitavo com o 13.º, o nono com o 12.º e o 10.º com o 11.º. Teremos assim o FC Famalicão x CD Tondela, o Moreirense FC x Belenenses SAD, o Gil Vicente FC x Vitória FC e o CD Santa Clara x Boavista FC.

Estes jogos serão jogados a um só jogo, na casa dos melhores classificados, seguindo para as meias-finais os vencedores que jogarão a duas mãos, num sorteio aberto. E depois os vencedores jogarão num só jogo pelo sétimo lugar. Quem perder nas meias jogará pelo nono posto. As quatro equipas eliminadas nos ‘quartos de final’ farão o mesmo percurso, mas com vista ao 11.º lugar.

Na luta pela Europa e pelo terceito lugar do Campeonato, teremos os jogos: SC Braga x Vitória SC e Sporting CP x Rio Ave FC. Estes jogos serão também jogados a duas mãos, sendo que o segundo jogo será jogado no estádio do Braga e do Sporting. Depois jogar-se-á uma final também a duas mãos tanto para o terceiro lugar, como para o quinto. Um sorteio ditará em que estádio se jogará primeiro.

Por fim, o título nacional, será encontrado entre o FC Porto e o SL Benfica. O campeão nacional será encontrado num mini campeonato entre os dois. Serão disputados dois jogos na luz e dois no dragão. O FC Porto começará e acabará esta série, fruto de estar actualmente na liderança. Se no final do quarto jogo as equipas somarem o mesmo número de pontos e golos, jogar-se-à um prolongamento e, se houver necessidade, iremos para as grandes penalidades. O golo fora ou em casa não terá aqui qualquer supremacia sobre os golos caseiros nestes Play-Offs.

 

Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Tiago Ferreira
Tiago Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um apaixonado pela vida, pelas pessoas e também por tudo o que rodeia o desporto em geral e o futebol em particular. Assim, tenta expressar as suas emoções e vivências da melhor forma que julga conseguir fazê-lo: por palavras escritas.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Arthur Cabral vai mesmo trocar Benfica pelo Botafogo por 15 milhões de euros

O Botafogo fechou a contratação de Arthur Cabral ao Benfica por 15 milhões de euros. Avançado brasileiro de saída da Luz.

Brighton perto de fechar alvo do Benfica por 47 milhões de euros

O Brighton está interessado em contratar Charalampos Kostoulas, jogador que já foi associado ao Benfica e pertence ao Olympiacos.

Presidente do Inter Milão confirma nome do novo treinador: «Tem o perfil certo»

O presidente do Inter Milão confirmou que Cristian Chivu vai ser o novo treinador do conjunto italiano, deixando o Parma.

Benfica goleia Braga e qualifica-se para a final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Braga por seis bolas a uma e garantiu um lugar na final da Primeira Liga de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Imanol Alguacil com futuro em aberto e há uma equipa interessada

Imanol Alguacil deixou a Real Sociedad no final da última edição da La Liga. O técnico espanhol interessa ao Sevilha, também do campeonato espanhol.

Rafael Leão quer deixar AC Milan e internacional português tem preço definido

Rafael Leão quer abandonar o AC Milan no mercado de transferências de verão. Os italianos querem receber 70 milhões de euros pelo avançado.

Noruega aplica goleada à Itália para a qualificação para o Mundial 2026

A Noruega recebeu e venceu a Itália por três bolas a zero, num encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.