Quando a cabeça não regula o corpo

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalDesde sempre que milhares de crianças partilham, entre si, o sonho de ser jogador de futebol. O campo improvisado, no bairro perto de casa, dá asas à imaginação e de um momento para o outro transforma-se num Wembley, num Maracanã, num Camp Nou. A peladinha entre amigos assume um caráter mais sério do que o esperado como se de uma final de um Mundial se tratasse. A verdade é que para se chegar a esses palcos não é fácil. E se há um lado da história muito colorido, há que dizê-lo que também há um lado negro. Se a qualidade técnica é preponderante no futebol atual, não é menos verdade que a capacidade psicológica também é fundamental.

Vide o caso do internacional inglês, Aaron Lennon, jogador do Everton, que foi visto a vaguear por uma das mais movimentadas avenidas de Londres e que posteriormente foi levado para fazer um tratamento psiquiátrico. A qualidade sempre esteve lá mas às vezes a demasiada exposição aos media, a pressão para não falhar e o stress da profissão leva a quebras destas.

O ex guarda-redes do SL Benfica, suicidou-se após depressão Fonte: Página de facebook de Robert Enke
O ex guarda-redes do SL Benfica, suicidou-se após depressão
Fonte: Página de facebook de Robert Enke

Mas este não é caso único. Segundo um estudo realizado pela FIFPRO, aproximadamente um quarto de 180 jogadores de futebol masculino profissional em atividade relataram sinais de depressão e/ou ansiedade. Essa percentagem foi ainda maior no grupo de ex-jogadores. Um dos exemplos disso foram Robert Enke, internacional alemão que teve uma passagem pelo Benfica e Andreas Biermann, que se suicidaram após lutarem contra a depressão.

Outro caso bastante mediatizado foi o de Paul Gascoigne. O fantástico médio teve episódios recorrentes onde era visto em trajes menos adequados para sair à rua, visivelmente debilitado, muito por culpa do vício das drogas e do álcool. Gazza, como assim era conhecido nos seus tempos auréos, foi detido e internado em Fevereiro de 2008, sendo submetido a um tratamento médico. Sete meses depois voltou a ser internado com suspeita de overdose.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o golo de Stopira que sentenciou o apuramento do Torreense para a final da Taça de Portugal

Stopira fechou a vitória do Torrrense sobre o Fafe por 2-0. Encontro decidiu o último finalista da Taça de Portugal.

Eis a data da final da Taça de Portugal entre o Sporting e o Torreense

Já está definida a final da Taça de Portugal, que será jogada a 24 de maio. Sporting e o Torreense têm duelo marcado no Estádio do Jamor.

Há novidades importantes sobre João Palhinha: português pode ficar na Premier League

João Palhinha pode manter-se no Tottenham, já que o emblema de Londres está satisfeito com o seu rendimento.

Eis os 6 destaques da vitória histórica do Torreense sobre o Fafe que mete o clube na final da Taça de Portugal e no...

O Torreense venceu o Fafe por 2-0 e está no Jamor. Eis os seis destaques do jogo da meia-final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção: Benfica quer manter Nicolás Otamendi

Nicolás Otamendi está em final de contrato com o Benfica, mas o conjunto encarnado gostaria de manter o jogador.

Tiago Tomás dá a passagem ao Estugarda para a final da Taça da Alemanha

O Estugarda recebeu e venceu o Friburgo por duas bolas a uma, conseguindo o apuramento para a final da Taça da Alemanha.

David Bruno marca grande golo e mete Torreense a vencer o Fafe e mais perto da final da Taça de Portugal

David Bruno marcou um golo na ressaca de um cruzamento e meteu o Torreense a vencer o Fafe. Encontro decide o último finalista da Taça de Portugal.