Quando a cabeça não regula o corpo

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalDesde sempre que milhares de crianças partilham, entre si, o sonho de ser jogador de futebol. O campo improvisado, no bairro perto de casa, dá asas à imaginação e de um momento para o outro transforma-se num Wembley, num Maracanã, num Camp Nou. A peladinha entre amigos assume um caráter mais sério do que o esperado como se de uma final de um Mundial se tratasse. A verdade é que para se chegar a esses palcos não é fácil. E se há um lado da história muito colorido, há que dizê-lo que também há um lado negro. Se a qualidade técnica é preponderante no futebol atual, não é menos verdade que a capacidade psicológica também é fundamental.

Vide o caso do internacional inglês, Aaron Lennon, jogador do Everton, que foi visto a vaguear por uma das mais movimentadas avenidas de Londres e que posteriormente foi levado para fazer um tratamento psiquiátrico. A qualidade sempre esteve lá mas às vezes a demasiada exposição aos media, a pressão para não falhar e o stress da profissão leva a quebras destas.

O ex guarda-redes do SL Benfica, suicidou-se após depressão Fonte: Página de facebook de Robert Enke
O ex guarda-redes do SL Benfica, suicidou-se após depressão
Fonte: Página de facebook de Robert Enke

Mas este não é caso único. Segundo um estudo realizado pela FIFPRO, aproximadamente um quarto de 180 jogadores de futebol masculino profissional em atividade relataram sinais de depressão e/ou ansiedade. Essa percentagem foi ainda maior no grupo de ex-jogadores. Um dos exemplos disso foram Robert Enke, internacional alemão que teve uma passagem pelo Benfica e Andreas Biermann, que se suicidaram após lutarem contra a depressão.

Outro caso bastante mediatizado foi o de Paul Gascoigne. O fantástico médio teve episódios recorrentes onde era visto em trajes menos adequados para sair à rua, visivelmente debilitado, muito por culpa do vício das drogas e do álcool. Gazza, como assim era conhecido nos seus tempos auréos, foi detido e internado em Fevereiro de 2008, sendo submetido a um tratamento médico. Sete meses depois voltou a ser internado com suspeita de overdose.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Radomiak de Gonçalo Feio empata na casa do 1.º lugar da Liga da Polónia

O Radomiak de Gonçalo Feio empatou 1-1 na casa do Jagiellonia para a Liga da Polónia. Guilherme Montóia e Romário Baró foram titulares.

Atenção, Hearts: Celtic e Rangers escorregam na Liga Escocesa

O Celtic perdeu em casa com o Hibernian por 2-1 para a jornada 28 da Liga Escocesa. Rangers empatou 2-2 com o Livingston.

Besiktas goleia Goztepe em jogo que teve bis de assistências de Kokçu

O Besiktas venceu em casa o Goztepe por 4-0 na jornada 23 da Liga da Turquia. Orkun Kokçu bisou em assistências.

Já são conhecidos os onzes iniciais do FC Porto x Rio Ave

O FC Porto vai enfrentar este domingo o Rio Ave na jornada 23 da Primeira Liga. Fica com os onzes oficiais da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting derrota FC Porto e vence a Taça de Portugal em Basquetebol

O Sporting venceu o FC Porto durante este domingo e conquistou a presente edição da Taça de Portugal em Basquetebol.

Arsenal com Eberechi Eze e Viktor Gyokeres em destaque bate Tottenham e estraga a estreia de Igor Tudor

O Arsenal foi ao terreno do Tottenham vencer por quatro bolas a uma, num encontro relativo à 23.ª jornada da Premier League.

Carlos Álvarez foi apontado ao Benfica no verão: como está correr a época do jovem espanhol?

Carlos Álvarez foi associado ao Benfica no último mercado de transferências de verão, mas manteve-se no Levante.