Sai Tiago, entra João (Henriques): O futuro imediato do Vitória SC

- Advertisement -

Depois de um início de época bastante conturbado, onde as exibições não satisfizeram ninguém e os resultados – apesar de não serem assim tão maus – não corresponderam à expetativas, Tiago Mendes viu a sua passagem pelo Vitória SC acabar cedo e sem grande história.

Não foi por iniciativa dos vimaranenses, mas sim do antigo jogador de SL Benfica, SC Braga ou Club Atlético de Madrid, entre outros. Em Julho, num texto para o BnR onde refleti sobre os nomes já confirmados para os clubes da Primeira Liga Portuguesa, abordei a chegada de Tiago da seguinte forma:

“É uma autêntica incógnita, mas se Tiago quer um projeto ambicioso para começar, esta oportunidade é fantástica”.

Está claro que não a aproveitou. Principalmente depois de ver o primeiro jogo, parecia que este desfecho era inevitável, até pela falta de paciência característica dos dirigentes portugueses. A equipa praticava aquilo que defino como “futebol Simeone”: poucas ideias na frente de ataque, rigidez de processos defensivos que nem sempre eram cumpridos da melhor forma e uma desvirtuação completa do que víamos com Ivo Vieira. Terá, com certeza, muita qualidade para dar ao futebol mundial, mas ainda tem muito para crescer e, sobretudo, para desenvolver a sua ideia de jogo de forma mais clara e concisa.

Entre notícias que alegavam que o motivo da discórdia seria a não contratação de alguns nomes considerados essenciais pelo jovem treinador português e depois a resposta oficial do Vitória SC em comunicado, deixam-me a ideia que esta saída ficou com “coisas por dizer”. A verdade é que saiu – acho que foi o melhor para ambas as partes – e era urgente encontrar uma solução durante a paragem das ligas domésticas e compromissos de seleção.

Para voltar a fortalecer o “Castelo” e com o mesmo apelido, eis que surge, sem clube, João Henriques, treinador que se notabilizou pelo seu trabalho no FC Paços de Ferreira e, mais recentemente e principalmente, nos açorianos do CD Santa Clara. Aqui, já não creio que haja qualquer tipo de incógnita: o Vitória SC volta a ser um forte candidato ao lugar que dá acesso à Liga Europa.

Estava, certamente, com paciência à espera de uma oportunidade como estas (que merece) e tem agora pela frente o seu maior desafio da carreira. Há que ter em atenção e os vitorianos estão a passar por alguma “renovação”, com alguns jovens de qualidade contratados, mas que precisam de tempo para se adaptar. Ricardo Quaresma, André André, Silvio e Rochinha, entre outros, são essenciais para que esta transição aconteça da melhor forma.

Para já, começou logo no Bessa, com uma rivalidade histórica frente ao Boavista FC que tem estado algo “apagada”, mas que estes dois bons projetos nacionais dão a ideia de que pode reacender. O arranque não podia ser melhor, em 4-3-3, marcando relativamente cedo e conquistando uma vitória por 0-1, num terreno difícil. A equipa mostrou saber sofrer e aguentar uma segunda parte forte das “panteras”. Veremos o que o futuro lhe reserva.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista o Open da Austrália pela primeira vez

Carlos Alcaraz é o grande vencedor do Open da Austrália. O tenista espanhol bateu Novak Djokovic na final do torneio.

Grémio empata em casa com Juventude no Campeonato Gaúcho e Luís Castro deixa críticas: «O primeiro agente pacificador do jogo é o árbitro»

O Grémio empatou a um golo frente ao Juventude, na sexta jornada do Campeonato Gaúcho. No final do jogo, o técnico português deixou críticas para a arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.

Treinador do Besiktas volta ao ataque: «Nunca vi um jogador como Rafa Silva na minha vida»

O treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, voltou a deixar críticas contra Rafa Silva. O avançado do Benfica foi visado na última conferência de imprensa.

Petit é forte candidato ao cargo do Santa Clara

Petit está na lista do Santa Clara. Emblema da Primeira Liga anunciou a saída de Vasco Matos durante este sábado.