logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

Pote Liga Portuguesa

Os Jogos da Semana | Tips para lucrar com a 2.ª jornada da Liga

Com a bola já a rolar na Primeira Liga Portuguesa, a segunda jornada está à porta e o foco principal está nos jogos dos “três grandes”. Depois das vitórias de SL Benfica e FC Porto na primeira jornada e do empate do Sporting CP, os crónicos candidatos ao título querem somar três pontos nesta maratona que é o campeonato português. Consulta o JOGO DA SEMANA aqui.

BetclicCASA PIA – 11.50       EMPATE 5.70     SL BENFICA 1,22

O primeiro a entrar em campo vai ser o Benfica, no sábado, dia 13 de agosto, diante do Casa Pia AC, que vai jogar em casa emprestada: o Estádio Municipal de Leiria. Depois de, na primeira jornada, as águias terem goleado o FC Arouca por 4-0, com Rafa Silva a bisar e a evidenciar-se, os comandados de Roger Schmidt enfrentam a equipa de Pina Manique, que vem de um empate a zero no reduto do CD Santa Clara, naquele que foi o jogo que marcou o regresso dos gansos ao principal escalão após 83 anos de ausência.

Para o jogo de dia 13, o Benfica tem na dupla da frente, Rafa Silva – Gonçalo Ramos, um par que pode valer muitos golos, não só nesta segunda jornada como durante todo o campeonato. Já do lado do Casa Pia, que perdeu a maior referência da época passada (Jota Silva, rumou ao Vitória SC), tem no brasileiro Rafael Martins o principal reforço a nível ofensivo, ele que marcou oito golos na temporada passada, na Primeira Liga.

SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

No histórico de confrontos entre as duas equipas, em 37 jogos, os encarnados têm uma clara vantagem, uma vez que venceram em 25 ocasiões. Nos restantes jogos, registaram-se cinco vitórias para os casapianos e sete empates. Todavia, é importante lembrar que os dois emblemas não se defrontam desde 1983, altura em que o Benfica foi ao reduto do Casa Pia vencer por 1-6, para a Taça de Portugal.

BetclicSPORTING CP – 1.22       EMPATE 5.70     RIO AVE FC 12

No mesmo dia 13 de agosto, o Sporting estreia-se no campeonato em Alvalade ao receber o regressado Rio Ave FC, campeão da Segunda Liga Portuguesa em 2021/22. Na primeira jornada, os leões protagonizaram logo um jogo que promete ser candidato a partida do ano, ao empatarem frente ao SC Braga por 3-3. Do lado dos vila-condenses, o regresso ao principal escalão foi amargo, uma vez que um golo de Nuno Moreira deu a vitória pela margem mínima ao FC Vizela, no Estádio dos Arcos.

Em termos de destaques individuais em cada uma das formações, a pré-época dos verde e brancos mostrou um Pedro Gonçalves a regressar aos níveis de protagonismo que assumiu na temporada de 2020/21, na qual o Sporting conquistou a Primeira Liga Portuguesa, o que só significa problemas para as equipas adversárias. Já no Rio Ave, o mais recente reforço, o extremo Hernâni, ex-Vitória SC e FC Porto, vem trazer velocidade ao ataque, mas os holofotes deverão estar em Guga Rodrigues, médio de 25 anos que se assume como patrão do meio-campo vila-condense.

Rúben Amorim
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Numa partida em que Luís Freire, treinador do Rio Ave, não vai estar no banco de suplentes, devido a castigo, importa agora olhar para o histórico de confrontos entre as duas equipas: em 63 jogos, os leões venceram por 38 vezes, ao passo que os homens de Vila do Conde conseguiram nove vitórias e registaram-se ainda 16 empates. O último jogo entre os dois clubes foi em maio de 2021, para o campeonato de 2020/21, num jogo em que o Sporting venceu por 0-2 no Estádio dos Arcos.

BetclicFC VIZELA – 9.75       EMPATE 5.45     FC PORTO 1,23

O último dos três grandes a entrar em campo nesta segunda jornada vai ser o FC Porto, que joga no domingo, dia 14 de agosto, no reduto do FC Vizela. Depois de uma vitória categórica frente ao CS Marítimo, por 5-1, e de já terem vencido a Supertaça Portuguesa, ao bater o CD Tondela por 3-0, os dragões são favoritos para a partida no Minho. Já do lado vizelense, a primeira jornada trouxe uma vitória fora, em Vila do Conde, diante do Rio Ave, por 0-1, somando três pontos para abrir a Primeira Liga Portuguesa.

Depois de ter bisado nos dois jogos oficiais que disputou em 2022/23, Mehdi Taremi é, indiscutivelmente, a maior figura do Porto, colocando de lado qualquer possível polémica que pudesse existir com o jogador iraniano. Da parte do Vizela, Nuno Moreira, formado no Sporting, ofereceu a vitória na primeira jornada, sendo que o jogador de 23 anos saltou do banco de suplentes ao intervalo e foi ainda a tempo de ser herói.

Em termos históricos, a vantagem do Porto é inequívoca: em apenas cinco duelos, os dragões venceram quatro e registou-se também um empate, sem que o Vizela conseguisse bater os azuis e brancos em qualquer ocasião. Apesar da escassa história, foi durante o último campeonato que os dois clubes se defrontaram pela última vez, com os dragões a vencerem por 4-2 no Estádio do Dragão e a colocarem-se a apenas um ponto do título de campeão nacional, que acabaria por chegar.

Mehdi Taremi FC Porto CS Marítimo
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Tendo em conta o início de campeonato de cada clube, o cenário mais provável é o da vitória das três equipas “grandes” do futebol português nesta segunda jornada. Se Benfica e Sporting defrontam equipas que regressam esta época à Primeira Liga Portuguesa, o Porto tem o jogo teoricamente mais complicado, mas que não deve ser entrave para os pupilos de Sérgio Conceição.

Posto isto, no jogo do Benfica, acreditamos que os encarnados vencem e que há mais de 1,5 golos. Na partida do Sporting, é importante manter debaixo de olho Pedro Gonçalves, que deve contribuir para uma vitória dos leões. Por último, no embate do Porto em Vizela, os dragões também devem garantir os três pontos e o jogo deve ter mais de 1,5 golos.

Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

[my_elementor_post_nav_output]

FC PORTO vs CD TONDELA