Última horaEM DIRETO: Francesco Farioli na conferência de antevisão do Marítimo x FC Porto da Primeira Liga
Publicidade

Um Galo rouco

Diogo Pires Gonçalves · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O regresso dos Galos à Primeira Liga não começou da melhor forma. As demais provas nacionais até começaram de feição à equipa de Barcelos, mas a prova principal tem-se revelado uma maratona de obstáculos.

Na primeira partida oficial da época, o Gil Vicente FC recebeu e venceu por 3-2 o CD Aves e alcançou, assim, a fase de grupos da Taça da Liga. Desde então, soma quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas nas diferentes competições.

A equipa liderada por Vítor Oliveira recebeu o FC Porto na primeira jornada e surpreendeu o país; uma equipa que subiu diretamente do terceiro escalão, com um plantel quase totalmente renovado, venceu um candidato ao título e impressionou pelo futebol praticado.

Numa luta olhos nos olhos, os gilistas souberam atuar no contra ataque e deixar os dragões a jogar em 50 metros, sob brasas. Liderados por Kreav e Lourency, as expectativas em torno da equipa minhota estavam bem elevadas e nada fazia prever o que aconteceria nas jornadas seguintes.

Nas oito jornadas seguintes, não voltaram a sentir o sabor da vitória. Somaram por derrotas todas as partidas fora de portas (quatro) e por empates todos os encontros caseiros (quatro). À nona jornada, o registo era desanimador, com cinco golos marcados e 11 sofridos.

Apesar dos resultados incertos e inconstantes, o Gil Vicente FC tem em Kraev um valor certo e uma das figuras deste início de temporada
Fonte: Gil Vicente FC

Contudo, e depois de Vítor Oliveira tornar público que ia ponderar abandonar o cargo, o Gil Vicente FC parece ter encontrado o rumo certo, vencendo dois jogos consecutivos, algo que ainda não tinha acontecido esta temporada. Venceu o CS Marítimo em Barcelos (2-0) e foi à Vila das Aves vencer o Desportivo (1-2). Ocupa, neste momento, o 11.º lugar, com 13 pontos, e apenas cinco acima da linha de água.

Nas restantes provas, o cenário é um pouco diferente. Na Taça de Portugal ultrapassou o FC Penafiel (0-2) e o sorteio da quarta eliminatória ditou uma viagem a Braga. Já na Taça da Liga, depois de ultrapassar o CD Aves na segunda fase e alcançar a fase de grupos, perdeu a primeira jornada do grupo C frente ao Portimonense SC (1-2).

Apesar de uma primeira jornada promissora, o arranque do primodivisionário de Barcelos não foi o esperado e desiludiu a maior parte dos adeptos. As duas vitórias antes da paragem para as seleções foram um verdadeiro balão de oxigénio e podem ter trazido a tranquilidade e confiança necessárias rumo a um Gil Vicente FC mais forte e regular.

No entanto, a tarefa não vai ser fácil. As próximas partidas serão de um grau de dificuldade elevadíssimo e vão pôr à prova a turma de Vítor Oliveira. Segue-se uma deslocação a Braga para a Taça de Portugal e duas receções ao Sporting CP para o campeonato e Taça da Liga. Veremos se este Galo já canta a plenos pulmões ou continua rouco.

Foto de Capa: Gil Vicente FC

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

 

Diogo Pires Gonçalves

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quando os outsiders deixam de pedir licença | Premier League

Há uma altura em todas as épocas em que olhamos para a classificação da Premier League e procuramos os intrusos. Aqueles clubes que, por alguma razão, decidiram não respeitar a hierarquia habitual e instalaram-se em lugares que, à partida, pareciam reservados aos mesmos de sempre. Este ano, apenas cinco jornadas decorreram para dois nomes já começarem a desviar a atenção, o Brighton e o Leeds. O primeiro está em terceiro. O segundo, em quinto. Ambos invictos e separados por apenas um ponto. Mas talvez mais interessante do que a posição que ocupam seja a sensação de que nenhum dos dois parece estar ali por acaso... Mas analisemos com factos. O Brighton já marcou 16 golos em cinco jornadas, mais do que qualquer outra equipa do campeonato, e só perdeu um jogo. O Leeds sofreu apenas três golos e ainda não conheceu a derrota.

Francisca Marafona Graça · 4 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Cristiano Ronaldo: Obviamente, Finish

Existem momentos em que no espaço futebolístico e mediático não se fala noutro tema. Sendo esses momentos absolutamente inevitáveis, em muitos deve haver consciência por parte dos protagonistas, ações algo dignas e a capacidade de seguir em frente. Assim deve ser, não só pelo respeito por quem está a ver (o país e até o mundo), mas sobretudo pelo respeito por si próprios. Assim foi, tem sido e devia ser o recente escândalo em torno da seleção nacional, envolvendo Pedro Proença, Jorge Jesus e maioritariamente Cristiano Ronaldo.   Em vez de ir cronologicamente e ao pormenor a cada um dos acontecimentos que fizeram parte desta polémica, que já foram repetidos várias vezes pelos média ou tentar perceber, ponto por ponto, quem teve razão e quem não teve, que seria muito aborrecido e sinceramente já é algo enjoativo (pois há teorias e boatos sobre o que qualquer uma das partes terá dito ou feito), é mais necessário colocar um ponto final em todo este embaraço. Todo este imbróglio deixa fragilizado o prestígio da Federação Portuguesa de Futebol (mais que a do seu Presidente), a figura do Selecionador Nacional e ainda mais, o legado e a imagem de Cristiano Ronaldo.

Jorge Afonso · 12 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.