- Advertisement -

O regresso dos Galos à Primeira Liga não começou da melhor forma. As demais provas nacionais até começaram de feição à equipa de Barcelos, mas a prova principal tem-se revelado uma maratona de obstáculos.

Na primeira partida oficial da época, o Gil Vicente FC recebeu e venceu por 3-2 o CD Aves e alcançou, assim, a fase de grupos da Taça da Liga. Desde então, soma quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas nas diferentes competições.

A equipa liderada por Vítor Oliveira recebeu o FC Porto na primeira jornada e surpreendeu o país; uma equipa que subiu diretamente do terceiro escalão, com um plantel quase totalmente renovado, venceu um candidato ao título e impressionou pelo futebol praticado.

Numa luta olhos nos olhos, os gilistas souberam atuar no contra ataque e deixar os dragões a jogar em 50 metros, sob brasas. Liderados por Kreav e Lourency, as expectativas em torno da equipa minhota estavam bem elevadas e nada fazia prever o que aconteceria nas jornadas seguintes.

Nas oito jornadas seguintes, não voltaram a sentir o sabor da vitória. Somaram por derrotas todas as partidas fora de portas (quatro) e por empates todos os encontros caseiros (quatro). À nona jornada, o registo era desanimador, com cinco golos marcados e 11 sofridos.

Apesar dos resultados incertos e inconstantes, o Gil Vicente FC tem em Kraev um valor certo e uma das figuras deste início de temporada
Fonte: Gil Vicente FC

Contudo, e depois de Vítor Oliveira tornar público que ia ponderar abandonar o cargo, o Gil Vicente FC parece ter encontrado o rumo certo, vencendo dois jogos consecutivos, algo que ainda não tinha acontecido esta temporada. Venceu o CS Marítimo em Barcelos (2-0) e foi à Vila das Aves vencer o Desportivo (1-2). Ocupa, neste momento, o 11.º lugar, com 13 pontos, e apenas cinco acima da linha de água.

Nas restantes provas, o cenário é um pouco diferente. Na Taça de Portugal ultrapassou o FC Penafiel (0-2) e o sorteio da quarta eliminatória ditou uma viagem a Braga. Já na Taça da Liga, depois de ultrapassar o CD Aves na segunda fase e alcançar a fase de grupos, perdeu a primeira jornada do grupo C frente ao Portimonense SC (1-2).

Apesar de uma primeira jornada promissora, o arranque do primodivisionário de Barcelos não foi o esperado e desiludiu a maior parte dos adeptos. As duas vitórias antes da paragem para as seleções foram um verdadeiro balão de oxigénio e podem ter trazido a tranquilidade e confiança necessárias rumo a um Gil Vicente FC mais forte e regular.

No entanto, a tarefa não vai ser fácil. As próximas partidas serão de um grau de dificuldade elevadíssimo e vão pôr à prova a turma de Vítor Oliveira. Segue-se uma deslocação a Braga para a Taça de Portugal e duas receções ao Sporting CP para o campeonato e Taça da Liga. Veremos se este Galo já canta a plenos pulmões ou continua rouco.

Foto de Capa: Gil Vicente FC

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

 

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bournemouth de Tiago Pinto quer contratar defesa-central português

O Bournemouth quer contratar Tiago Gabriel. O defesa-central português está ao serviço do Lecce, da Serie A.

15 milhões de euros a caminho dos cofres da Luz: Real Madrid notifica Benfica de que vai pagar a cláusula caso Florentino Pérez vença...

O Benfica vai encaixar 15 milhões de euros com a saída de José Mourinho para o Real Madrid. O cenário só vai ser confirmado mediante a eleição de Florentino Pérez como presidente dos merengues.

Promessa de Enrique Riquelme sobre Erling Haaland desmentida pelo pai e agente do jogador: «Não é verdade»

Enrique Riquelme, que é candidato à presidência do Real Madrid, prometeu Erling Haaland. No entanto, o pai e a agente do ponta de lança do Manchester City já negaram qualquer acordo.

Mais um reforço à vista: Sporting está na linha da frente para fechar a contratação de um internacional brasileiro para a defesa

O Sporting está na linha da frente para contratar Juan Jesus. O experiente defesa internacional brasileiro está em final de contrato com o Nápoles.

PUB

Mais Artigos Populares

Enrique Riquelme revela contratação de Erling Haaland para o Real Madrid

Enrique Riquelme anunciou esta quarta-feira que Erling Haaland vai ser reforço do Real Madrid, caso vença as eleições.

Apollon Limassol termina ligação com Lazar Markovic

O Apollon Limassol anunciou o fim da ligação com Lazar Markovic, encerrando a passagem do internacional sérvio pelo clube.

Hóquei em Patins: Lucas Ordóñez deixa o Benfica após oito épocas ao serviço das águias

Lucas Ordóñez confirmou que vai deixar o Benfica no final da temporada e encerra um ciclo de oito épocas ao serviço das águias.