Cláudio Ramos | O estranho caso de um salto por dar

- Advertisement -

Hoje falamos de Cláudio Ramos, um dos melhores guarda-redes a atuar na Primeira Liga Portuguesa. Mora em Tondela um estranho caso de um guardião que ainda não recebeu o merecido destaque em termos profissionais. Cláudio Pires Morais Ramos defende a baliza beirã desde 2011/12, então emprestado pelo Vitória SC.

Foi em Guimarães que completou a sua formação, depois de passagens pelo SC Paivense, Académico FC e CF Repesenses entre 2002 e 2006. Entre 2010 e 2012 foi emprestado ao Amarante FC e CD Tondela, onde acabaria por ficar em definitivo a partir da temporada seguinte.

Desde a primeira época pelos auriverdes (2012/2013), Cláudio Ramos tem vindo a cimentar a sua importância e posto no clube. Acompanhou o clube em três épocas de Segunda Divisão e faz parte da atual quinta época consecutiva tondelense no principal escalão do nosso futebol.

Na época de subida, o CD Tondela venceu a Segunda Liga com 81 pontos, mais um do que CF União da Madeira, GD Chaves e SC Covilhã. Dos 46 jogos realizados, Cláudio Ramos alinhou em 40; pode dizer-se que o peso do guardião português começou a sentir-se nesta época de subida à Primeira Liga.

Até à interrupção dos campeonatos profissionais em março deste ano, Cláudio Ramos somava todos os minutos possíveis; 2160 no campeonato e 90 na Taça da Liga (24 e um jogo, respetivamente). Além dos números, a qualidade do guarda-redes é elogiada por todos e é constantemente protagonista nos jogos contra os “grandes”, adiando os golos adversários. Então, porque razão Cláudio Ramos não dá o salto?

Fonte: CD Tondela

O guarda-redes natural de Viseu até traçou o seu percurso nas seleções jovens, apesar dos números discretos; um jogo pelos sub-16 e sub-17, três pelos sub-18, dois pelos sub-20 e apenas um pela seleção principal. Contudo, Fernando Santos só lhe deu quatro minutos nesse amigável frente à Escócia.

A fraca presença na seleção deve-se ao misto de qualidade e experiência que o impede de entrar nas convocatórias. Rui Patrício e Beto têm ocupado tranquilamente os dois primeiros lugares, enquanto o terceiro posto tem sido dividido entre José Sá e Anthony Lopes.

O nível de Ramos, no entanto, é de uma equipa de segunda linha em Portugal, seguramente. Num SC Braga ou Vitória SC, o destaque dado pela imprensa, naturalmente, seria outro e, dessa forma, as suas exibições seriam escrutinadas por tudo e todos.

Uma eventual transferência para um dos clubes grandes do Minho podia abrir-lhe mais tarde não só as portas de um dos três grandes como de uma equipa europeia e com presença nas competições internacionais, tal como Anthony Lopes ou José Sá.

Com a tal presença europeia que José Sá já conseguiu e que é indiscutível em Anthony, o camisola 1 do CD Tondela podia discutir o terceiro posto da baliza nacional. Outra das opções seria entrar como jogador de rotação num dos “grandes”, mas o tempo de jogo seria manifestamente menor e de importância diminuída. Os rumores do interesse do SL Benfica vão e voltam, mas Cláudio permanece na Beira Alta.

Seja qual for o percurso daqui para a frente, ficará sempre a sensação de que Cláudio Ramos podia ter alcançado um patamar superior mais cedo e o que daí advém, como uma maior presença nas convocatórias nacionais.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os adversários de Portugal na Liga das Nações

Portugal já conhece os seus adversários na próxima edição da Liga das Nações: Dinamarca, Noruega e País de Gales.

Sub-16: Portugal vence Japão e e há assistência de Cristianinho

Portugal venceu o Japão por 3-0 na primeira jornada do Torneio do Algarve. Cristianinho fez uma assistência na partida.

Eis o sorteio completo da Liga A da Liga das Nações

Realizou-se esta quinta-feira o sorteio da Liga das Nações. Portugal já sabe quem vai enfrentar na competição.

Sporting: Rui Borges chama 3 jovens aos trabalhos

O Sporting realizou esta quinta-feira mais um treino. Leões preparam jogo frente ao Famalicão para a Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção: Benfica tem baixa de peso para o jogo contra o Santa Clara

Fredrik Aursnes é baixa de peso do Benfica. Médio norueguês lesionou-se e não seguiu na comitiva para os Açores.

Já é oficial: Matheus Reis deixa Sporting e reforça o CSKA Moscovo

O CSKA Moscovo oficializou esta quinta-feira a contratação de Matheus Reis. Defesa brasileiro deixa assim o Sporting.

Premier League: Já é conhecida a possível duração do contrato de Vítor Pereira

Vítor Pereira deverá assinar contrato válido com o Nottingham Forest até 2027. Técnico português prepara regresso à Premier League.