
Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google
Estão a ver aqueles intercâmbios que muitos jovens fazem, normalmente no estrangeiro, para aprender “apenas” outra língua? O que importa verdadeiramente no caminho que desenhamos na nossa folha de papel é o que aprendemos com ele. Assim deveriam ser vistos os jogadores emprestados no futebol.
Verdade seja dita, há empréstimos que fazem parecer que existe algum tipo de “bloqueio” associado, quiçá, a um género de corda bamba, onde tanto saltam um desenvolvimento menos sonante do jogador, como uma má gestão de carreira feita pelo clube que representa.
Independentemente de tudo, acredito que a maior parte dos empréstimos sejam benéficos para todos os atores em jogo. Ficar longe de casa pode ser intimidante. É certo que, muitas vezes, o jogador prefere ficar exatamente onde está. Não sendo possível, cabe-lhe a ir à aventura e descobrir que, certamente, se aprende tanto ou mais quando somos “o estrangeiro” do que quando ficamos abraçados à nossa zona de conforto.
Por cá, a época já conta com quatro jogos, mas quis deitar um olho mais atento aos jogadores que irão servir os respetivos clubes a título de empréstimo. A curiosidade não fica por aqui e vai bem mais além. Contudo, como de costume, apostei nos mais jovens para criar esta lista de cinco atletas emprestados que tenciono acompanhar no nosso campeonato durante esta época.
5.
𝑬𝒅𝒖𝒂𝒓𝒅𝒐 𝑸𝒖𝒂𝒓𝒆𝒔𝒎𝒂 😎#juntos #orgulhobeirão pic.twitter.com/P9Fxb0dj4s
— CD Tondela (@CDTondela1933) July 27, 2021
Eduardo Quaresma – Talvez, mas não só, pela boa disposição com que contagia todos os que o rodeiam, o primeiro nome d’Os Cinco emprestados é o jovem que mais quero ver singrar no nosso campeonato.
Em campo, dá-nos igualmente muitas alegrias e não é por acaso que o central é sempre primeira opção nas camadas jovens da nossa seleção há já muito tempo. Além disso, a época de sonho que viveu ao lado dos camaradas leoninos dá-lhe ainda mais confiança para se tornar no chefe da defesa do CD Tondela.
Veloz e agressivo, o “leãozinho” nasceu para liderar e brinda-nos com o foco no posicionamento, a velocidade na antecipação e muito brilho no um para um e nos duelos aéreos. No que toca à técnica, não desilude: joga com os dois pés e a abrir jogo é um autêntico “miminho”. Não é por acaso que foi emprestado sem opção de compra.
4.
RAFAEL CAMACHO junta-se às Torres de Belém 🔝
Bem-Vindo Rafael 👏🏼#TorresdeBelem #LigaPortugal #Futebol #Portugal pic.twitter.com/bu7LskIc2c
— Belenenses Futebol SAD (@OsBelenensesSAD) August 26, 2021
Rafael Camacho – Depois de alguns anos passados em Inglaterra, nas camadas jovens do Manchester City FC e do Liverpool FC, voltou à “casa mãe” em 2019 e não tem sido capaz de ganhar espaço na equipa de Rúben Amorim. Apesar disso, o dossier de Rafael Camacho tem sido um dos mais difíceis de fechar e tudo porque o potencial é demasiado para que o deixem sair já.
Posto isto, serviu o Rio Ave FC na segunda metade da época transata e, agora, é a Belenenses SAD que pode vir a providenciar aquilo que o extremo esquerdo precisa para dar o tão desejado salto.
Este é um tipo de jogador a quem, provavelmente, falta apenas mais maturidade para alcançar o que pretende, de forma que consiga apagar as lacunas que apresenta a nível técnico-tático. Caso isto seja resolvido, teremos, no futuro, o prazer de ver várias acelerações vertiginosas com a bola colada ao pé e dribles requintados, após os quais gosta de assistir com classe ou arriscar o remate forte à entrada da área. Vamos lá, sem medo, Rafael!
3.
Bem-vindo Romário Baró! 👏
🎙️: ”Vir jogar para o Estoril Praia significa muito para mim, é a oportunidade certa para continuar a evoluir.” 💛💙#JuntosPeloMágico #EstorilPraia #AquiNaoEsMaisUm pic.twitter.com/UsUMH3r0Md— Estoril Praia SAD (@estorilpraiasad) September 1, 2021
Romário Baró – Após passagem pelos escalões de formação do Sporting CP, foi em 2014 que se mudou para o FC Porto e se tornou numa das grandes promessas para o futuro do meio campo dos azuis e brancos. À primeira, segunda ou terceira vista, o jogador emprestado ao Estoril-Praia SAD tem tudo para ser o tipo de médio batalhador que mais gostamos de ver.
O facto de ser fisicamente possante, e agressivo no ataque à bola, tornam-no muito forte no capítulo do desarme e da marcação, o que contribui em grande medida para que funcione como um verdadeiro pêndulo nas equipas que representa. Sim, pêndulo. Porque a atacar é melhor ainda.
Dono de um excelente sentido posicional, o jovem, de 21 anos, é eficiente a ler o jogo e oferece um leque variado de opções para a construção de jogo. Gosta de atuar ao primeiro toque e no passe, seja curto ou longo, raramente falha. No drible, gosta de enganar os adversários com o corpo e é o típico irrequieto a quem não costumam conseguir tirar a bola. A tudo isto, juntam-se um forte remate à entrada da área e a velocidade alucinante com que é capaz de aparecer em zonas de finalização. Não é só o nome que é de craque.
2.
Samba, precisão e qualidade trazem sempre alegria 🔴⚪🇧🇷 pic.twitter.com/FFbVuFWNkR
— SC Braga (@SCBragaOficial) August 21, 2021
Yan Couto – Formado no Coritiba FC, o jovem, de 19 anos, foi assegurado pelo Manchester City FC no ano passado, seguindo emprestado para o Girona FC. E atenção que estamos a falar sobre aquele que foi eleito o melhor lateral direito da segunda divisão de nuestros hermanos.
Ainda que tenha jogado apenas duas vezes com a camisola do clube brasileiro, os holofotes começaram a voltar-se para Yan Couto há dois anos atrás, no dia em que os canarinhos venceram a final do Mundial de sub-17, com golos de Kaio Jorge e Lázaro. Foi dele a assistência que daria a vitória e o cruzamento foi tão bom que quase nos esquecemos de ver o golo propriamente dito.
Dentro das quatro linhas, Yan Couto joga muito bem sem bola e assegura a posição nos momentos defensivos. No entanto, é por ser um verdadeiro pulmão na ala direita que se destaca. A técnica, passe e drible estão ao mais alto nível, e os cruzamentos teleguiados que é capaz de executar podem perfeitamente vir a surpreender os adversários do SC Braga.
Comparado a Dani Alves, este prodígio vindo do outro lado do Atlântico está mais que pronto para se tornar num verdadeiro Guerreiro do Minho.
1.
💬 Diogo Leite: “Vim para um clube ganhador, que entra em todos os jogos para vencer e conquistar. Isso é importante para mim porque gosto muito de ganhar”.
𝗜𝗧’𝗦 𝗔 𝗠𝗔𝗧𝗖𝗛! 😍 pic.twitter.com/QndkmyrQa1
— SC Braga (@SCBragaOficial) August 31, 2021
Diogo Leite – Sejamos realistas: temos sido bastante afortunados com a qualidade dos defesas centrais da Seleção Nacional. Termino como comecei, uma vez que esta é uma das posições para as quais iremos continuar a ter várias e boas soluções para os próximos anos.
Campeão europeu sub-19 pelo FC Porto em 2019, ao lado de Romário Baró, e vice-campeão europeu de sub-21 pela Seleção das Quinas, Diogo Leite está, na minha opinião, a um ou dois passos de voar para uma das principais ligas europeias.
Exímio no tackle e no jogo de cabeça, o central agora emprestado ao SC Braga tem todas as qualidades para se tornar no tipo de líder que vemos em Rúben Dias, por exemplo. Pés sempre no chão, cabeça sempre na bola e coração sempre na lua. A continuar assim, vai dar tudo certo!
Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos









