📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sai Tiago, entra João (Henriques): O futuro imediato do Vitória SC

- Advertisement -

Depois de um início de época bastante conturbado, onde as exibições não satisfizeram ninguém e os resultados – apesar de não serem assim tão maus – não corresponderam à expetativas, Tiago Mendes viu a sua passagem pelo Vitória SC acabar cedo e sem grande história.

Não foi por iniciativa dos vimaranenses, mas sim do antigo jogador de SL Benfica, SC Braga ou Club Atlético de Madrid, entre outros. Em Julho, num texto para o BnR onde refleti sobre os nomes já confirmados para os clubes da Primeira Liga Portuguesa, abordei a chegada de Tiago da seguinte forma:

“É uma autêntica incógnita, mas se Tiago quer um projeto ambicioso para começar, esta oportunidade é fantástica”.

Está claro que não a aproveitou. Principalmente depois de ver o primeiro jogo, parecia que este desfecho era inevitável, até pela falta de paciência característica dos dirigentes portugueses. A equipa praticava aquilo que defino como “futebol Simeone”: poucas ideias na frente de ataque, rigidez de processos defensivos que nem sempre eram cumpridos da melhor forma e uma desvirtuação completa do que víamos com Ivo Vieira. Terá, com certeza, muita qualidade para dar ao futebol mundial, mas ainda tem muito para crescer e, sobretudo, para desenvolver a sua ideia de jogo de forma mais clara e concisa.

Entre notícias que alegavam que o motivo da discórdia seria a não contratação de alguns nomes considerados essenciais pelo jovem treinador português e depois a resposta oficial do Vitória SC em comunicado, deixam-me a ideia que esta saída ficou com “coisas por dizer”. A verdade é que saiu – acho que foi o melhor para ambas as partes – e era urgente encontrar uma solução durante a paragem das ligas domésticas e compromissos de seleção.

Para voltar a fortalecer o “Castelo” e com o mesmo apelido, eis que surge, sem clube, João Henriques, treinador que se notabilizou pelo seu trabalho no FC Paços de Ferreira e, mais recentemente e principalmente, nos açorianos do CD Santa Clara. Aqui, já não creio que haja qualquer tipo de incógnita: o Vitória SC volta a ser um forte candidato ao lugar que dá acesso à Liga Europa.

Estava, certamente, com paciência à espera de uma oportunidade como estas (que merece) e tem agora pela frente o seu maior desafio da carreira. Há que ter em atenção e os vitorianos estão a passar por alguma “renovação”, com alguns jovens de qualidade contratados, mas que precisam de tempo para se adaptar. Ricardo Quaresma, André André, Silvio e Rochinha, entre outros, são essenciais para que esta transição aconteça da melhor forma.

Para já, começou logo no Bessa, com uma rivalidade histórica frente ao Boavista FC que tem estado algo “apagada”, mas que estes dois bons projetos nacionais dão a ideia de que pode reacender. O arranque não podia ser melhor, em 4-3-3, marcando relativamente cedo e conquistando uma vitória por 0-1, num terreno difícil. A equipa mostrou saber sofrer e aguentar uma segunda parte forte das “panteras”. Veremos o que o futuro lhe reserva.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fran Navarro aproveita passe perfeito de Ricardo Horta e coloca o Braga a vencer o Estrela Vermelha na Europa League

Fran Navarro adiantou os arsenalistas a passe de Ricardo Horta. O Braga recebe o Estrela Vermelha na terceira jornada da Europa League.

Pesadelo do Benfica e internacional português na equipa da semana da Champions League

A UEFA deu a conhecer a equipa da semana da Champions League. Nuno Mendes (PSG) e Anthony Gordon (Newcastle) nas escolhas.

Massimiliano Allegri revela em que posição quer colocar Rafael Leão a jogar: «Envolve-se mais e pode ser mais perigoso»

Rafael Leão continua a ser um dos temas mais centrais do mundo AC Milan. Massimiliano Allegri confessou que prefere ver o português em terrenos centrais.

Virgil van Dijk revela momentos do Liverpool depois da derrota contra o Manchester United: «Tivemos uma reunião com o treinador e outra reunião separada...

Virgil van Dijk foi um dos jogadores do Liverpool a falar após a goleada diante do Eintracht Frankurt. Defesa falou do momento no clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira recusa 16 milhões de euros por jovem de 15 anos

O Palmeiras de Abel Ferreira tem mais uma jóia na sua academia. Eduardo viu recusada uma proposta de 16 milhões de euros pelo Verdão.

Lionel Messi renova contrato com o Inter Miami até 2028

Lionel Messi renovou contrato com o Inter Miami até 2028. Astro argentino vai continuar no clube norte-americano por mais três anos.

Sporting regressa aos treinos depois da vitória sobre o Marselha com ausência de peso

O Sporting começou a preparação para o duelo diante do Tondela. Leões treinaram após a vitória diante do Marselha na Champions League.