📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sai Tiago, entra João (Henriques): O futuro imediato do Vitória SC

- Advertisement -

Depois de um início de época bastante conturbado, onde as exibições não satisfizeram ninguém e os resultados – apesar de não serem assim tão maus – não corresponderam à expetativas, Tiago Mendes viu a sua passagem pelo Vitória SC acabar cedo e sem grande história.

Não foi por iniciativa dos vimaranenses, mas sim do antigo jogador de SL Benfica, SC Braga ou Club Atlético de Madrid, entre outros. Em Julho, num texto para o BnR onde refleti sobre os nomes já confirmados para os clubes da Primeira Liga Portuguesa, abordei a chegada de Tiago da seguinte forma:

“É uma autêntica incógnita, mas se Tiago quer um projeto ambicioso para começar, esta oportunidade é fantástica”.

Está claro que não a aproveitou. Principalmente depois de ver o primeiro jogo, parecia que este desfecho era inevitável, até pela falta de paciência característica dos dirigentes portugueses. A equipa praticava aquilo que defino como “futebol Simeone”: poucas ideias na frente de ataque, rigidez de processos defensivos que nem sempre eram cumpridos da melhor forma e uma desvirtuação completa do que víamos com Ivo Vieira. Terá, com certeza, muita qualidade para dar ao futebol mundial, mas ainda tem muito para crescer e, sobretudo, para desenvolver a sua ideia de jogo de forma mais clara e concisa.

Entre notícias que alegavam que o motivo da discórdia seria a não contratação de alguns nomes considerados essenciais pelo jovem treinador português e depois a resposta oficial do Vitória SC em comunicado, deixam-me a ideia que esta saída ficou com “coisas por dizer”. A verdade é que saiu – acho que foi o melhor para ambas as partes – e era urgente encontrar uma solução durante a paragem das ligas domésticas e compromissos de seleção.

Para voltar a fortalecer o “Castelo” e com o mesmo apelido, eis que surge, sem clube, João Henriques, treinador que se notabilizou pelo seu trabalho no FC Paços de Ferreira e, mais recentemente e principalmente, nos açorianos do CD Santa Clara. Aqui, já não creio que haja qualquer tipo de incógnita: o Vitória SC volta a ser um forte candidato ao lugar que dá acesso à Liga Europa.

Estava, certamente, com paciência à espera de uma oportunidade como estas (que merece) e tem agora pela frente o seu maior desafio da carreira. Há que ter em atenção e os vitorianos estão a passar por alguma “renovação”, com alguns jovens de qualidade contratados, mas que precisam de tempo para se adaptar. Ricardo Quaresma, André André, Silvio e Rochinha, entre outros, são essenciais para que esta transição aconteça da melhor forma.

Para já, começou logo no Bessa, com uma rivalidade histórica frente ao Boavista FC que tem estado algo “apagada”, mas que estes dois bons projetos nacionais dão a ideia de que pode reacender. O arranque não podia ser melhor, em 4-3-3, marcando relativamente cedo e conquistando uma vitória por 0-1, num terreno difícil. A equipa mostrou saber sofrer e aguentar uma segunda parte forte das “panteras”. Veremos o que o futuro lhe reserva.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges revela grande novidade na convocatória para o Sporting x AVS SAD

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a formação do Sporting: «Olho para a equipa B e vejo uma equipa muito focada, rigorosa, miúdos que mesmo quando estão...

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a possível renovação de contrato: «Não é algo que me passe pelo pensamento para já»

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a lesão de Pedro Gonçalves: «Não posso dizer quanto tempo estará de fora, porque não pertenço ao departamento médico»

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o próximo treinador do Paços de Ferreira

Nuno Braga vai ser o próximo treinador do Paços de Ferreira. Filipe Cândido deixou o comando técnico do clube.

Sub-17: O Mundial que ganhámos e as carreiras que podemos perder

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Atenção: Benfica é um dos interessados em internacional croata

O Benfica mostra interesse em Toni Fruk, extremo esquerdo de 24 anos. Arsenal, Atlético Madrid e Crystal Palace também de olho.