Treinadores da Primeira Liga: Os visionários, os que se adaptam e os que se deixam ultrapassar

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalO futebol muda de semana para semana, de dia para dia. Nos dias de hoje, o futebol está cada vez mais modernizado e é cada vez mais levado ao detalhe pelos seus intérpretes. Como tal, uma das virtudes que um treinador tem de ter ao longo dos anos é saber adaptar-se e actualizar-se conforme as mudanças que o futebol exige.

O nosso país é uma referência mundial no que a treinadores diz respeito. Nesta década tem havido uma nova fornada de treinadores talentosos, sendo que alguns deles já estão a dar cartas no estrangeiro. No entanto, existe um que teve um começo muito promissor e que actualmente atravessa um ciclo negativo e apresenta um futebol que é uma miragem daquele que outrora mostrou. Falo do actual treinador do CF Belenenses, Domingos Paciência. O treinador que iniciou a sua carreira diretamente na Primeira Liga em 2006/2007 mostrou um bom trabalho ao serviço da Académica e ao serviço do SC Braga, foi vice-campeão nacional e chegou à final da Liga Europa. Curiosamente, nos melhores momentos da sua carreira enquanto treinador, ele tinha como adjunto o treinador-sensação deste início de campeonato: Miguel Cardoso.

Domingos tem entrado numa espiral negativa de resultados Fonte: CF "Os Belenenses"
Domingos tem entrado numa espiral negativa de resultados
Fonte: CF “Os Belenenses”

Eu não acredito em coincidências e o que é facto é que considero Miguel Cardoso um dos “visionários”, mas já lá vamos. Com isto, refiro-me a Domingos Paciência como a um treinador que se está a deixar ultrapassar. Outro exemplo disso mesmo é o de Manuel Machado.

Sem falar das desculpas orçamentais e dos factores motivacionais que estas trazem, o técnico vimaranense sempre foi um treinador pragmático que sempre gostou de fazer barulho. No entanto, conseguiu com isso realizar alguns bons trabalhos em Portugal, conseguindo algumas qualificações para as competições europeias ao serviço do Vitória de Guimarães e do Nacional da Madeira.

A questão aqui é que, tal como referi no início, o futebol é cada vez mais moderno e levado ao pormenor e, com isso, o futebol do autocarro e do chuveirinho está a perder cada vez mais espaço para um futebol mais positivo e com identidade.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

João Aroso antevê Mundial 2026 com a Coreia do Sul: «Temos alguns jogadores de primeira linha do futebol mundial, mas depois temos alguns que...

João Aroso foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede. O técnico abordou Mundial 2026 pela Coreia do Sul.

João Aroso e as referências na carreira: «Há um antes e depois de José Mourinho»

João Aroso foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede. O técnico destacou o papel de José Mourinho.

João Aroso recorda passagem pelo Vitória SC e revela: «Estive muito perto de ir trabalhar para o Leicester City»

João Aroso foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede. O técnico português falou no papel do Vitória SC e revelou um convite do Leicester City.

Bodo/Glimt vence antes da receção ao Sporting e segue para os quartos de final da Taça da Noruega

O Bodo/Glimt regressou aos jogos locais na Noruega com uma vitória. Triunfo sobre o Molde na Taça da Noruega antes da receção ao Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

João Aroso : «João Moutinho tem mesmo tudo para vir a ser um excelente treinador»

João Aroso foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede. O técnico elogiou João Moutinho e adivinhou um futuro como treinador ao médio.

Franjo Ivanovic perde espaço no Benfica e vai gerar discussão sobre o seu futuro no verão

Franjo Ivanovic tem vindo a espaço nas opções de Jose Mourinho. A falta de utilização coloca o avançado em sério risco de falhar o Mundial'2026.

Ex-diretor desportivo do Sevilha revela bastidores da contratação de Lopetegui: «Onze em cada dez não te querem, mas…»

Monchi recordou a polémica contratação de Julen Lopetegui para o Sevilha em 2019. A revelação foi feita pelo antigo dirigente desportivo numa entrevista aos canais oficiais da La Liga.