Treinadores da Primeira Liga: Os visionários, os que se adaptam e os que se deixam ultrapassar

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalO futebol muda de semana para semana, de dia para dia. Nos dias de hoje, o futebol está cada vez mais modernizado e é cada vez mais levado ao detalhe pelos seus intérpretes. Como tal, uma das virtudes que um treinador tem de ter ao longo dos anos é saber adaptar-se e actualizar-se conforme as mudanças que o futebol exige.

O nosso país é uma referência mundial no que a treinadores diz respeito. Nesta década tem havido uma nova fornada de treinadores talentosos, sendo que alguns deles já estão a dar cartas no estrangeiro. No entanto, existe um que teve um começo muito promissor e que actualmente atravessa um ciclo negativo e apresenta um futebol que é uma miragem daquele que outrora mostrou. Falo do actual treinador do CF Belenenses, Domingos Paciência. O treinador que iniciou a sua carreira diretamente na Primeira Liga em 2006/2007 mostrou um bom trabalho ao serviço da Académica e ao serviço do SC Braga, foi vice-campeão nacional e chegou à final da Liga Europa. Curiosamente, nos melhores momentos da sua carreira enquanto treinador, ele tinha como adjunto o treinador-sensação deste início de campeonato: Miguel Cardoso.

Domingos tem entrado numa espiral negativa de resultados Fonte: CF "Os Belenenses"
Domingos tem entrado numa espiral negativa de resultados
Fonte: CF “Os Belenenses”

Eu não acredito em coincidências e o que é facto é que considero Miguel Cardoso um dos “visionários”, mas já lá vamos. Com isto, refiro-me a Domingos Paciência como a um treinador que se está a deixar ultrapassar. Outro exemplo disso mesmo é o de Manuel Machado.

Sem falar das desculpas orçamentais e dos factores motivacionais que estas trazem, o técnico vimaranense sempre foi um treinador pragmático que sempre gostou de fazer barulho. No entanto, conseguiu com isso realizar alguns bons trabalhos em Portugal, conseguindo algumas qualificações para as competições europeias ao serviço do Vitória de Guimarães e do Nacional da Madeira.

A questão aqui é que, tal como referi no início, o futebol é cada vez mais moderno e levado ao pormenor e, com isso, o futebol do autocarro e do chuveirinho está a perder cada vez mais espaço para um futebol mais positivo e com identidade.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Claque do FC Porto provoca Benfica e Rui Costa com tarja: «Guinness confirmou o zelo»

A claque do FC Porto deixou uma provocação contra o Benfica e Rui Costa. Os adeptos dos azuis e brancos deixaram mensagem contra o clube encarnado através de uma tarja.

Parma vai voltar a avançar por Andreas Schjelderup nesta quinta-feira

O Parma está determinado em garantir a contratação de Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês do Benfica.

Francesco Farioli com elogio curioso a Samu: «Chamei-o de Francesco Totti porque fez uns passes que me lembraram da lenda italiana»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Francesco Farioli rendido a jogador do FC Porto: «Por vezes é subestimado»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli volta a elogiar José Mourinho: «É uma referência pelo trabalho defensivo, mas também pela forma como mudou várias equipas na metodologia e...

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Francesco Farioli aborda transferência do estágio no Algarve para o FC Porto x Benfica e agradece: «A atmosfera no fim do jogo não é...

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Carlos Vicens analisa eliminação do Braga frente ao Fafe da Taça de Portugal: «Não estivemos à altura»

Carlos Vicens falou após a eliminação do Braga frente ao Fafe, nos quartos de final da Taça de Portugal. O técnico espanhol deixou críticas à equipa.