Varzim SC: Uma equipa com alma de Primeira Liga

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalNo Norte, na cidade de Póvoa de Varzim, mora um clube histórico no futebol português. O Varzim é, em Portugal, uma das equipas com maior número de participações na primeira liga e, depois de uma fase em que o clube passava por grandes dificuldades, esta temporada têm demonstrado que o lugar do Varzim é na primeira liga.

Na cidade da Póvoa, os lobos do mar ou poveiros, as alcunhas para os adeptos do clube, já suspiram por uma participação na Primeira Liga. De facto, o Varzim está presente no imaginário de qualquer adepto português que se preze. A equipa alvinegra, depois de um período em que tinha presença habitual na primeira liga, já não joga no principal escalão do futebol português desde 2002, ou seja, há 15 anos.

Depois da descida à segunda divisão, na época 2002-2003, o melhor que o Varzim conseguiu foi um 5º lugar em 2005.  Seguiram-se anos em que a equipa não passava do meio da tabela, acumulando duas descidas ao Campeonato Nacional de Séniores, regressando, de novo, e em definitivo, à segunda liga, na temporada passada com um prometedor nono lugar de estreia, numa época em que passaram pelo clube três técnicos diferentes.

O antigo estádio do Varzim remete-nos para a década de 80 e 90, num estádio que tem sido talismã para a equipa poveira Fonte: Varzim SC
O antigo estádio do Varzim remete-nos para a década de 80 e 90, num estádio que tem sido talismã para a equipa poveira
Fonte: Varzim SC

Esta temporada, o objetivo era fazer melhor, privilegiando um futebol positivo e adotando uma política de formação e rentabilização de jovens jogadores. A época da equipa poveira, começou com Armando Evangelista. O treinador que tinha passado pelo Vitória SC B e pelo Vitória SC, durante sete jogos, foi a grande aposta da direção do clube alvinegro para a época. A ideia era a de apostar num técnico com experiência e que, ao mesmo tempo, estivesse à vontade a trabalhar com jovens. A ideia era boa, mas não resultou. Depois de 13 jogos à frente do clube da Póvoa do Varzim, o técnico somava apenas quatro vitórias.

O despedimento acabou por surgir e, para treinador, a escolha recaiu em João Eusébio, homem responsável pela formação do clube. Nem sempre os despedimentos a meio da temporada resultam bem mas, desta vez, a entrada de João Eusébio como treinador do clube poveiro fez milagres. Desde que o técnico assumiu o comando do clube, o Varzim soma 14 vitórias em 26 jogos, ocupando o terceiro lugar do campeonato, a apenas sete pontos do lugar que dá direito à subida e com menos um jogo.

Foto de Capa:  Varzim SC

Emanuel Melo
Emanuel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Emanuel está no terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social e Cultura. Vem da terra do Pauleta, das paisagens deslumbrantes e do queijo Terra Nostra. Gosta de ver a Premier League e espera um dia poder vir a ser relatador de futebol.                                                                                                                                                 O Emanuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Cancelo pode fazer história esta noite e tornar-se no único jogador com registo

João Cancelo pode tornar-se no primeiro e único jogador a ganhar quatro das cinco principais ligas europeias. Barcelona pode vencer este domingo a La Liga.

Pep Guardiola termina conferência como um verdadeiro Hooligan do West Ham: «Come on you Irons»

Pep Guardiola garantiu que não olha para a tabela da Premier League... mas brincou com a situação. Técnico apoia West Ham este domingo.

Marco Silva continua bem posicionado na corrida ao banco do Chelsea

Numa altura em que também é apontado como o possível sucessor de José Mourinho no Benfica, Marco Silva continua na lista do Chelsea.

Hóquei em Patins Feminino: Fraga vence Benfica e conquista a Champions League

O Benfica perdeu este domingo contra o Esneca Fraga por 4-1 na final da Champions League Feminina de Hóquei em Patins.

PUB

Mais Artigos Populares

Artur Jorge reforça após triunfo do Cruzeiro: «Temos de competir a 100% em cada uma das competições»

Artur Jorge, treinador do Cruzeiro, reforça que quer lutar por todas as competições, ao ser questionado sobre se iria poupar jogadores.

Erling Haaland e a liderança de Bernardo Silva: «Tem sido um modelo para todos no clube»

Erling Haaland abordou a importância de Bernardo Silva no balneário do Manchester City. Médio português vai abandonar o clube no final da temporada.

Podcast Sair a Jogar #24 – Quem serão os três reis da Europa?

No episódio desta semana do "Sair a Jogar", passamos pelas meias-finais da Champions League, Europa League e Conference League. Em conversa, a análise de quem confirmou favoritismo, quem surpreendeu e quem chega realmente mais forte às três finais europeias.