Varzim SC: Uma equipa com alma de Primeira Liga

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalNo Norte, na cidade de Póvoa de Varzim, mora um clube histórico no futebol português. O Varzim é, em Portugal, uma das equipas com maior número de participações na primeira liga e, depois de uma fase em que o clube passava por grandes dificuldades, esta temporada têm demonstrado que o lugar do Varzim é na primeira liga.

Na cidade da Póvoa, os lobos do mar ou poveiros, as alcunhas para os adeptos do clube, já suspiram por uma participação na Primeira Liga. De facto, o Varzim está presente no imaginário de qualquer adepto português que se preze. A equipa alvinegra, depois de um período em que tinha presença habitual na primeira liga, já não joga no principal escalão do futebol português desde 2002, ou seja, há 15 anos.

Depois da descida à segunda divisão, na época 2002-2003, o melhor que o Varzim conseguiu foi um 5º lugar em 2005.  Seguiram-se anos em que a equipa não passava do meio da tabela, acumulando duas descidas ao Campeonato Nacional de Séniores, regressando, de novo, e em definitivo, à segunda liga, na temporada passada com um prometedor nono lugar de estreia, numa época em que passaram pelo clube três técnicos diferentes.

O antigo estádio do Varzim remete-nos para a década de 80 e 90, num estádio que tem sido talismã para a equipa poveira Fonte: Varzim SC
O antigo estádio do Varzim remete-nos para a década de 80 e 90, num estádio que tem sido talismã para a equipa poveira
Fonte: Varzim SC

Esta temporada, o objetivo era fazer melhor, privilegiando um futebol positivo e adotando uma política de formação e rentabilização de jovens jogadores. A época da equipa poveira, começou com Armando Evangelista. O treinador que tinha passado pelo Vitória SC B e pelo Vitória SC, durante sete jogos, foi a grande aposta da direção do clube alvinegro para a época. A ideia era a de apostar num técnico com experiência e que, ao mesmo tempo, estivesse à vontade a trabalhar com jovens. A ideia era boa, mas não resultou. Depois de 13 jogos à frente do clube da Póvoa do Varzim, o técnico somava apenas quatro vitórias.

O despedimento acabou por surgir e, para treinador, a escolha recaiu em João Eusébio, homem responsável pela formação do clube. Nem sempre os despedimentos a meio da temporada resultam bem mas, desta vez, a entrada de João Eusébio como treinador do clube poveiro fez milagres. Desde que o técnico assumiu o comando do clube, o Varzim soma 14 vitórias em 26 jogos, ocupando o terceiro lugar do campeonato, a apenas sete pontos do lugar que dá direito à subida e com menos um jogo.

Foto de Capa:  Varzim SC

Emanuel Melo
Emanuel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Emanuel está no terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social e Cultura. Vem da terra do Pauleta, das paisagens deslumbrantes e do queijo Terra Nostra. Gosta de ver a Premier League e espera um dia poder vir a ser relatador de futebol.                                                                                                                                                 O Emanuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cláudio Braga entre os candidatos a melhor jogador da Liga da Escócia

Cláudio Braga, avançado do Hearts, está entre os candidatos ao prémio de melhor jogador do campeonato escocês. O avançado português de 26 anos soma 17 golos e três assistências em 40 jogos pelo Hearts.

Ruben Amorim visado por Harry Maguire após vitória do Manchester United: «Os jogos eram 50/50, mas acabávamos sempre por sair derrotados»

Harry Maguire recordou Ruben Amorim após a vitória do Manchester United frente ao Brentford. O defesa-central inglês falou das derrotas sofridas com o técnico português.

Michael Carrick destaca papel de Bruno Fernandes e elogia vitória do Manchester United: «Estamos muito felizes esta noite»

Michael Carrick analisou a vitória do Manchester United frente ao Brentford, na Premier League. O técnico elogiou a prestação de Bruno Fernandes.

FC Porto x Alverca: Troféu da Primeira Liga não será entregue no sábado por opção dos dragões

O FC Porto decidiu que prefere deixar a festa de campeão para a última jornada, apesar de poder confirmar o título frente ao Alverca no próximo sábado.

PUB

Mais Artigos Populares

Levante de Luís Castro empata frente ao Espanyol e fica mais longe da manutenção

Levante de Luís Castro empata 0-0 fora de casa frente ao Espanyol, na 32 jornada da La Liga.

Corrida ao título: Benfica procura vencer em Famalicão pela primeira vez desde 2022

A última vitória do Benfica em Famalicão aconteceu a 10 de setembro de 2022, com duas vitórias famalicences por 2-0 desde então.

Murilo bisa e Gil Vicente dificulta a manutenção do Casa Pia com triunfo em Barcelos

O Gil Vicente regressou às vitórias com um triunfo por 2-1 frente ao Casa Pia, que não foi capaz de sair da posição de playoff de despromoção.