Varzim SC: Uma equipa com alma de Primeira Liga

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalNo Norte, na cidade de Póvoa de Varzim, mora um clube histórico no futebol português. O Varzim é, em Portugal, uma das equipas com maior número de participações na primeira liga e, depois de uma fase em que o clube passava por grandes dificuldades, esta temporada têm demonstrado que o lugar do Varzim é na primeira liga.

Na cidade da Póvoa, os lobos do mar ou poveiros, as alcunhas para os adeptos do clube, já suspiram por uma participação na Primeira Liga. De facto, o Varzim está presente no imaginário de qualquer adepto português que se preze. A equipa alvinegra, depois de um período em que tinha presença habitual na primeira liga, já não joga no principal escalão do futebol português desde 2002, ou seja, há 15 anos.

Depois da descida à segunda divisão, na época 2002-2003, o melhor que o Varzim conseguiu foi um 5º lugar em 2005.  Seguiram-se anos em que a equipa não passava do meio da tabela, acumulando duas descidas ao Campeonato Nacional de Séniores, regressando, de novo, e em definitivo, à segunda liga, na temporada passada com um prometedor nono lugar de estreia, numa época em que passaram pelo clube três técnicos diferentes.

O antigo estádio do Varzim remete-nos para a década de 80 e 90, num estádio que tem sido talismã para a equipa poveira Fonte: Varzim SC
O antigo estádio do Varzim remete-nos para a década de 80 e 90, num estádio que tem sido talismã para a equipa poveira
Fonte: Varzim SC

Esta temporada, o objetivo era fazer melhor, privilegiando um futebol positivo e adotando uma política de formação e rentabilização de jovens jogadores. A época da equipa poveira, começou com Armando Evangelista. O treinador que tinha passado pelo Vitória SC B e pelo Vitória SC, durante sete jogos, foi a grande aposta da direção do clube alvinegro para a época. A ideia era a de apostar num técnico com experiência e que, ao mesmo tempo, estivesse à vontade a trabalhar com jovens. A ideia era boa, mas não resultou. Depois de 13 jogos à frente do clube da Póvoa do Varzim, o técnico somava apenas quatro vitórias.

O despedimento acabou por surgir e, para treinador, a escolha recaiu em João Eusébio, homem responsável pela formação do clube. Nem sempre os despedimentos a meio da temporada resultam bem mas, desta vez, a entrada de João Eusébio como treinador do clube poveiro fez milagres. Desde que o técnico assumiu o comando do clube, o Varzim soma 14 vitórias em 26 jogos, ocupando o terceiro lugar do campeonato, a apenas sete pontos do lugar que dá direito à subida e com menos um jogo.

Foto de Capa:  Varzim SC

Emanuel Melo
Emanuel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Emanuel está no terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social e Cultura. Vem da terra do Pauleta, das paisagens deslumbrantes e do queijo Terra Nostra. Gosta de ver a Premier League e espera um dia poder vir a ser relatador de futebol.                                                                                                                                                 O Emanuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Concorrência na corrida por Thiago Almada dificulta negociações

Thiago Almada tem sido apontado ao Benfica, porém existem outros cinco clubes interessados no argentino com maior poder financeiro.

Tottenham perde peça no meio-campo e já explora alternativas

Rodrigo Bentancur será baixa no meio-campo do Tottenham nos próximos dois meses. O médio uruguaio será operado a uma lesão nas costas.

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Benfica da Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta terça-feira, às 12h45, em antevisão ao clássico FC Porto x Benfica.

Fotis Ioannidis falha jogo com Casa Pia e ainda não tem regresso definido: o que se sabe da lesão?

Fotis Ioannidis não será opção para Rui Borges no Sporting x Casa Pia, e ainda não há previsão para o regresso do avançado grego aos relvados.

PUB

Mais Artigos Populares

Valencia confirma nova lesão de Thierry Correia

Thierry Correia está novamente lesionado. O lateral-direito português saiu com queixas do último encontro do Valencia, frente ao Elche.

Imprensa francesa rendida a antigo defesa do Casa Pia: «Tornou-se um defesa-central dominante e indiscutível»

As exibições de Ruben Kluivert estão a dar que falar em França. O defesa-central neerlandês tem estado em destaque no Lyon de Paulo Fonseca.

FC Porto x Benfica vai dar em canal aberto: onde ver?

O FC Porto vai receber o Benfica no Estádio do Dragão, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Jogo será transmitido em canal aberto na RTP 1.