Fenerbahce SK 1-0 SC Braga: Tudo em aberto para a pedreira

liga europa

É quase tão certo como a morte e os impostos (como dizia Adam Smith): as boas sequências de resultados, no futebol e em qualquer outro desporto, estão destinadas a terminar. A derrota do SC Braga na Turquia ilustra isso mesmo, interrompendo uma série de 15 jogos consecutivos sem perder e uma tradição que se queria, entre os bracarenses, longínqua – só vitórias na Turquia (dois jogos, duas vitórias).

De facto, estes dados parecem ter tido algum peso (positivo) no âmago dos onze escolhidos por Paulo Fonseca para iniciar a partida dos oitavos-de-final, que não se deixaram intimidar com a intensidade do Sukru Saracoglu, entrando em campo com enorme personalidade, fechando possíveis linhas de passe ao meio-campo turco, esvaziado de ideias, talvez, pela frustração da supremacia estratégica do seu adversário, que até foi o primeiro a criar perigo, num remate de Hassan, categoricamente “patrocinado” por passe longo de Luiz Carlos, em boa posição, mas à figura de Demirel.

Até ao final da primeira parte a toada manteve-se, e o Braga soube manter o controlo da partida, mesmo com a contrariedade da lesão de um dos seus centrais à passagem do primeiro quarto de hora (Ricardo Ferreira foi substituído por Boly), excepção feita a um lance em que Volkan Sen deu um abanão ao jogo turco, ganhando espaço na ala direita, procurando Van Persie, que obrigou Matheus a excelente intervenção.

Na segunda parte, o Fenerbahçe voltou diferente. Ter-se-á dito o que era necessário mas não era simpático de ouvir da boca de Vitor Pereira. E a atitude mudou. Volkan Sen liderou a revolução da mentalidade e explorou da melhor maneira o flanco direito da defesa bracarense, fazendo várias maldades sobre Baiano e levando o credo à boca dos minhotos, destacando-se o momento em que Sen procura Van Persie, este marca, mas vê o golo ser invalidado por fora-de-jogo… duvidoso.

Mehmet Topal prepara-se para fazer o único golo do jogo Fonte:
Mehmet Topal prepara-se para fazer o único golo do jogo
Fonte: Fenerbahce SK

A pressão turca ia aumentando, o público potenciava-a, e o Braga não a conseguia sacudir. Van Persie, com um cabeceamento que passou perto da baliza de Matheus, quase asfixiava os guerreiros, que só conseguiram respirar durante os dez minutos entre (69-79) a saída de Volkan Sen (entrou Nani) e a entrada de Fernandão (ponta de lança, que rende Potuk, um extremo), período no qual Josué, numa saída rápida, saindo da direita para o centro, rematou, colocado para grande defesa de Demirel.

Terminou aí a ousadia bracarense. Entretanto chegou Fernandão, que, juntamente com Van Persie mobilizou o eixo central bracarense, abrindo espaços no meio-campo e partindo o jogo. O Fenerbahçe aproveitou-o da melhor maneira – Mehmet Topal aproveitou um passe mal calculado de Luiz Carlos para explorar esse “vazio” e alguma passividade arsenalista e, num remate à entrada da área, fez o golo do encontro, que deixou os turcos satisfeitos e os bracarenses impotentes, sem conseguir reagir até ao final.

Segue-se a segunda mão, daqui a uma semana, na Pedreira, onde tudo ficará resolvido. É um factor mais que suficiente para que o Braga sonhe alto, até porque se completarão cinco anos sobre a fantástica eliminação imposta ao Liverpool, para a edição de 2010/2011 da Liga Europa, na qual o Braga só parou… na final.

 

Figura do jogo:

Volkan Sen – Quando a equipa parecia caída num marasmo total, foi ele quem deu o abanão necessário para que o jogo começasse a ganhar o rumo desejado pelos turcos.

Na segunda parte, liderou pelo exemplo, fugindo sempre à marcação de Baiano, não deixando o resto da defesa bracarense descansada com as suas incursões. O seu incoformismo fez aumentar a fé aos seus companheiros.

Saiu aos 69 minutos, e a equipa ressentiu-se.

 

Fora-de-jogo:

Rafa – Um grande jogador tem grandes responsabilidades. Rafa já não foge ao rótulo e vai ter de passar a encarar todos os jogos com a noção de que a exigência sobre ele vai ser cada vez maior à medida que o seu nível exibicional aumenta. Nele estavam depositadas as esperanças minhotas, e o lado esquerdo (o seu) foi, de facto, muito requisitado, mas não soube dar a melhor sequência aos lances do seu flanco, não conseguindo ser o desequilibrador letal no contragolpe que já foi esta época quando a equipa foi forçada a baixar as linhas (à semelhança deste jogo).

Foto de Capa: Fenerbahce SK

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Morais nomeado para treinador do mês da Liga dos Emirados Árabes Unidos

José Morais está entre os eleitos para treinador do mês dos Emirados Árabes Unidos. O técnico português está ao serviço do Al Wahda.

Bernardo Silva: «Este pode ser o jogo mais importante para nós»

Bernardo Silva realizou esta segunda-feira a antevisão da partida entre Portugal e a Hungria, relativa à qualificação para o Mundial 2026.

Custou 35 milhões de euros ao Tottenham e está fora da lista da Champions League: «É claro que dói…»

Thomas Frank tomou a decisão de afastar Mathys Tel dos eleitos para disputar a Champions League. O avançado francês assumiu a mágoa com a decisão.

Ex-Benfica suspeito de falsificação de identidade: teria 19 anos quando se apresentou com 13 anos

O antigo jogador da formação do Benfica, Alamara Djabi, terá falsificado a idade. O agora médio do Midtjylland terá apresentado documentos com a idade falseada.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica x Santa Clara: Bruno Lage tem decisão importante para tomar

O Benfica vai enfrentar o Santa Clara na próxima sexta-feira, num encontro relativo à quinta jornada da Primeira Liga.

Fenerbahçe empresta Cengiz Under ao Besiktas

Cengiz Under foi confirmado como reforço do Besiktas. O médio internacional turco foi emprestado pelo Fenerbahçe até final da época.

Rio Ave confirma contratação de Jakub Brabec e rescisão de João Novais

O Rio Ave oficializou a contratação de Jakub Brabec. O defesa-central de 33 anos assinou contrato de duas épocas.