FC Famalicão: Sensação, até na formação

- Advertisement -

Ao contrário do que muita gente pensa, existem boas escolas de formação para além dos ditos “Três Grandes”. O último exemplo disso é o FC Famalicão e a sua equipa de sub 19, que ocupa o segundo lugar da fase regular do Campeonato Nacional de Juniores, à frente do campeão FC Porto e apenas atrás do SC Braga.

Para falarmos do futebol de formação em Famalicão não podemos dissociar a construção da Academia para o futebol de formação famalicense. Essa obra, inaugurada apenas o ano passado, constitui fator chave para o sucesso famalicense, não só nesta equipa de juniores, como também em praticamente todos os escalões de futebol formação.

O facto de haver ótimas condições para o treino, aliadas a uma mão de obra profissional e qualificada ajudam e muito a explicar o bom momento do FC Famalicão enquanto estrutura e marca em todas as vertentes: desde a equipa de futebol sénior aos escalões de formação, não esquecendo a recém-criada equipa de futebol feminino, que lidera destacadamente a sua série na segunda divisão nacional.

Mas centremo-nos na equipa de sub 19. Esta é somente a segunda presença do FC Famalicão na divisão máxima do futebol português no que diz respeito ao último escalão de formação mas tem sido altamente produtiva e até surpreendente para os mais desatentos. Os famalicenses conseguiram a subida de divisão na temporada transata, ao conseguirem o título nacional, derrotando na altura o Amora FC. Com o objetivo cumprido, a equipa orientada por Rui Baptista mostrou ao que vinha bem cedo, com exemplo do empate no Olival a 3 bolas perante o FC Porto, num jogo em que os famalicenses tiveram razões de queixa da arbitragem.

No passado fim de semana, a vitória famalicense por 1-0 sobre os dragões confirmou que existe em Famalicão uma equipa de juniores apostada em fazer história e lutar até ao fim por algo inédito na história do clube: o campeonato nacional de juniores.

FC Famalicão já derrotou os atuais campeões nacionais
Fonte: FC Famalicão

A única derrota até agora, perante o líder SC Braga, é bastante elucidativa da excelente campanha dos famalicenses que jogam o jogo pelo jogo com qualquer adversário, mas sempre conscientes de que há qualidade dos dois lados e que é bom sair da zona de conforto de forma a poder crescer como jogadores. Rui Baptista tem feito um trabalho sensacional nesse sentido, tendo inclusivamente sido distinguido como treinador do ano na Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão.

Há abundante qualidade em Famalicão, dos mais graúdos até aos mais novos, numa simbiose perfeita daquilo que é o potencial crescente do FC Famalicão.

Foto de Capa: FC Famalicão

António Sousa
António Sousahttp://www.bolanarede.pt
O António é um famalicense de gema e um amante do futebol e do desporto. Com o sonho em ser treinador de futebol bem presente, é através da escrita que encontra a melhor forma de se expressar. Apologista do jogo interior e do futebol ao domingo à tarde.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mundial 2026 à porta: Cristiano Ronaldo já está por Portugal e deixa mensagem nas redes sociais

Cristiano Ronaldo já está por Portugal e deixa mensagem nas redes sociais. «Feliz por voltar a casa com a família», pode ler-se.

Declan Rice após final perdida da Champions League: «No próximo ano vamos voltar por mais»

Declan Rice já olha para a próxima época. Palavras durante os festejos do título da Premier League, um dia depois da final da Champions League.

Grupo da Argentina: Argélia já anunciou convocados para o Mundial 2026

A Argélia revelou os convocados para o Mundial 2026. Argentina, Áustria e Jordânia completam o Grupo J na respetiva prova.

Capitão do Liverpool despede-se de Arne Slot: «Nunca esqueceremos a conquista da Premier League na nossa 1º época juntos»

Virgil van Dijk não esquece conquista da Premier League com Arne Slot. Defesa-central deixa mensagem de despedida ao técnico.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica e FC Porto representados: Ucrânia bate Polónia em jogo particular

A Ucrânia venceu a Polónia por 2-0 em jogo particular. Jakub Kiwior e Oskar Pietuszewski (FC Porto) e Trubin e Sudakov (Benfica) foram titulares.

Cabo Verde bate Sérvia por 3-0 no Restelo: eis mais resultados de jogos particulares

O Cabo Verde venceu a Sérvia por 3-0 num jogo de preparação para o Mundial 2026. Duelo decorreu este domingo no Estádio do Restelo.

O fim de uma era nos relvados: Jéssica Silva despede-se mais cedo do futebol para abraçar o papel de mãe

Em entrevista ao Record, a internacional portuguesa Jéssica Silva anunciou o ponto final na carreira profissional.