FC Famalicão: Sensação, até na formação

- Advertisement -

Ao contrário do que muita gente pensa, existem boas escolas de formação para além dos ditos “Três Grandes”. O último exemplo disso é o FC Famalicão e a sua equipa de sub 19, que ocupa o segundo lugar da fase regular do Campeonato Nacional de Juniores, à frente do campeão FC Porto e apenas atrás do SC Braga.

Para falarmos do futebol de formação em Famalicão não podemos dissociar a construção da Academia para o futebol de formação famalicense. Essa obra, inaugurada apenas o ano passado, constitui fator chave para o sucesso famalicense, não só nesta equipa de juniores, como também em praticamente todos os escalões de futebol formação.

O facto de haver ótimas condições para o treino, aliadas a uma mão de obra profissional e qualificada ajudam e muito a explicar o bom momento do FC Famalicão enquanto estrutura e marca em todas as vertentes: desde a equipa de futebol sénior aos escalões de formação, não esquecendo a recém-criada equipa de futebol feminino, que lidera destacadamente a sua série na segunda divisão nacional.

Mas centremo-nos na equipa de sub 19. Esta é somente a segunda presença do FC Famalicão na divisão máxima do futebol português no que diz respeito ao último escalão de formação mas tem sido altamente produtiva e até surpreendente para os mais desatentos. Os famalicenses conseguiram a subida de divisão na temporada transata, ao conseguirem o título nacional, derrotando na altura o Amora FC. Com o objetivo cumprido, a equipa orientada por Rui Baptista mostrou ao que vinha bem cedo, com exemplo do empate no Olival a 3 bolas perante o FC Porto, num jogo em que os famalicenses tiveram razões de queixa da arbitragem.

No passado fim de semana, a vitória famalicense por 1-0 sobre os dragões confirmou que existe em Famalicão uma equipa de juniores apostada em fazer história e lutar até ao fim por algo inédito na história do clube: o campeonato nacional de juniores.

FC Famalicão já derrotou os atuais campeões nacionais
Fonte: FC Famalicão

A única derrota até agora, perante o líder SC Braga, é bastante elucidativa da excelente campanha dos famalicenses que jogam o jogo pelo jogo com qualquer adversário, mas sempre conscientes de que há qualidade dos dois lados e que é bom sair da zona de conforto de forma a poder crescer como jogadores. Rui Baptista tem feito um trabalho sensacional nesse sentido, tendo inclusivamente sido distinguido como treinador do ano na Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão.

Há abundante qualidade em Famalicão, dos mais graúdos até aos mais novos, numa simbiose perfeita daquilo que é o potencial crescente do FC Famalicão.

Foto de Capa: FC Famalicão

António Sousa
António Sousahttp://www.bolanarede.pt
O António é um famalicense de gema e um amante do futebol e do desporto. Com o sonho em ser treinador de futebol bem presente, é através da escrita que encontra a melhor forma de se expressar. Apologista do jogo interior e do futebol ao domingo à tarde.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos e Filipe Coelho reagem ao Estoril Praia x Casa Pia: «A vitória é consequência do excelente trabalho»

O Casa Pia venceu o Estoril Praia por 2-1 na sétima jornada da Primeira Liga. Eis as reações de Vasco Matos e Filipe Coelho.

Tiago Margarido e Vasco Botelho da Costa reagem ao empate entre Vitória SC e Moreirense: «Custa muito sofrer o empate no fim»

Vitória SC x Moreirense terminou empatado 1-1, na sétima jornada da Primeira Liga. Eis as reações de Tiago Margarido e Vasco Botelho da Costa.

MLS: Inter Miami de Lionel Messi empata a duas bolas com o San Diego FC

O bis de Anders Dreyer valeu ao San Diego FC o empate por 2-2 frente ao Inter Miami, na 26.ª jornada da MLS.

Brasileirão: Flamengo de Leonardo Jardim vence RB Bragantino pela margem mínima

Flamengo, orientado por Leonardo Jardim, venceu o RB Bragantino por 2-1 no Maracanã, num jogo a contar para a 28.ª jornada do Brasileirão.

PUB

Mais Artigos Populares

Pepe rendido a avançado do FC Porto: «Deve continuar neste caminho, porque está muito bem»

Pepe deixou elogios para Oskar Pietuszewski. Extremo polaco teve os primeiros minutos da época no FC Porto x Benfica.

Antigo dirigente do Benfica e as declarações de Rui Costa: «Parecia estar a comentar a meteorologia numa tarde de domingo»

João Gabriel, antigo diretor de comunicação do Benfica, comentou a arbitragem do Clássico e abordou as declarações de Rui Costa após a partida.

Toque de muita classe: Assim marcou Paulinho no Toluca x Santos Laguna

Paulinho marcou o segundo golo do Toluca contra o Santos Laguna de Renato Paiva, jogo que acabariam por perder. Eis o momento.