Futebol de Formação: Pequenos Miúdos, Grandes Sonhos

- Advertisement -

O futebol movimenta milhões de euros. O futebol prende milhões de espectadores ao ecrã da televisão. O futebol arrasta milhões de adeptos até aos estádios. O futebol é o desporto rei, é o motor dos sonhos de muitos jovens, é um misto de emoções.

O número de jovens que luta por um futuro ligado ao futebol aumenta de dia para dia: muitos querem ser o próximo Cristiano Ronaldo, muitos se inspiram nos golos de Zlatan, muitos querem atingir a técnica de Messi. Mas não basta dar uns toques na bola e fazer umas fintas parecidas com as do Ronaldinho para ser jogador de futebol profissional; é preciso formação. É preciso acordar cedo, meter as caneleiras, calçar as chuteiras e ter vontade de correr. Correr atrás da bola, atrás do sonho.

http://www.oribatejo.pt/2012/09/29/equipas-de-futebol-de-sardoal-apresentam-se-com-fins-sociais/
http://www.oribatejo.pt/

Falo de futebol formação masculino; neste espaço, mais precisamente, falo das equipas de Iniciados até Juniores. Falo, por isso, de jovens que têm entre 13 e 20 anos. De jovens que conciliam a vida académica com os treinos. De jovens que abdicam das saídas de sexta à noite porque há jogo no sábado, das saídas de sábado à noite porque há jogo no domingo. Falo de rapazes que, em muitos casos, para lutarem por um sonho que não dão por garantido, estão longe da família, dos amigos. No futebol, tal como na vida, há vitórias e há derrotas. No futebol, há golos e há lesões. E é por este reverso da medalha que muitos se batem todos os dias, mas já dizia António Gedeão que “o sonho comanda a vida”.

Por toda esta luta diária, por todos os grandes jogos e pela grande qualidade do futebol formação masculino português, esta modalidade merece ocupar aqui um pouco de espaço, ao Domingo à noite. Por isso, todas as semanas irei dar a minha opinião acerca de um jogo em concreto de um destes escalões. Quem sabe se não venho a falar do futuro melhor jogador do mundo.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.