Futebol de Formação: Pequenos Miúdos, Grandes Sonhos

- Advertisement -

O futebol movimenta milhões de euros. O futebol prende milhões de espectadores ao ecrã da televisão. O futebol arrasta milhões de adeptos até aos estádios. O futebol é o desporto rei, é o motor dos sonhos de muitos jovens, é um misto de emoções.

O número de jovens que luta por um futuro ligado ao futebol aumenta de dia para dia: muitos querem ser o próximo Cristiano Ronaldo, muitos se inspiram nos golos de Zlatan, muitos querem atingir a técnica de Messi. Mas não basta dar uns toques na bola e fazer umas fintas parecidas com as do Ronaldinho para ser jogador de futebol profissional; é preciso formação. É preciso acordar cedo, meter as caneleiras, calçar as chuteiras e ter vontade de correr. Correr atrás da bola, atrás do sonho.

http://www.oribatejo.pt/2012/09/29/equipas-de-futebol-de-sardoal-apresentam-se-com-fins-sociais/
http://www.oribatejo.pt/

Falo de futebol formação masculino; neste espaço, mais precisamente, falo das equipas de Iniciados até Juniores. Falo, por isso, de jovens que têm entre 13 e 20 anos. De jovens que conciliam a vida académica com os treinos. De jovens que abdicam das saídas de sexta à noite porque há jogo no sábado, das saídas de sábado à noite porque há jogo no domingo. Falo de rapazes que, em muitos casos, para lutarem por um sonho que não dão por garantido, estão longe da família, dos amigos. No futebol, tal como na vida, há vitórias e há derrotas. No futebol, há golos e há lesões. E é por este reverso da medalha que muitos se batem todos os dias, mas já dizia António Gedeão que “o sonho comanda a vida”.

Por toda esta luta diária, por todos os grandes jogos e pela grande qualidade do futebol formação masculino português, esta modalidade merece ocupar aqui um pouco de espaço, ao Domingo à noite. Por isso, todas as semanas irei dar a minha opinião acerca de um jogo em concreto de um destes escalões. Quem sabe se não venho a falar do futuro melhor jogador do mundo.

Subscreve!

Artigos Populares

Estado físico do ex-FC Porto gera alerta na seleção colombiana

O estado físico de James Rodríguez gera preocupação antes do Mundial de 2026, depois de o Minnesota United ter revelado que o capitão da Colômbia enfrenta um problema de saúde considerado grave, que o afasta do jogo frente ao LA Galaxy.

Mikel Arteta foca-se na Premier League após eliminação na taça e atira: «Temos o período mais bonito da época pela frente»

Mikel Arteta relativizou a recente queda do Arsenal na Taça de Inglaterra e garantiu que a equipa atravessa a melhor fase da temporada, virando todas as atenções para a conquista da Premier League e da Liga dos Campeões.

Mateus Fernandes recorda mestre Tozé e admite alívio na Seleção sem Ronaldo: «Tirou-me um pouco de pressão»

Mateus Fernandes explicou a homenagem ao seu falecido treinador Tozé e o foco atual no West Ham. O médio afirmou ainda que a ausência de Cristiano Ronaldo reduziu a pressão na sua estreia pela Seleção Nacional.

Manchester City confirma ‘adeus’ a Bernardo Silva: «Espero que ele tenha uma boa despedida»

O Manchester City confirmou que Bernardo Silva vai deixar de ser jogador do clube no final da presente temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus: Há novidades em relação ao futuro de João Mário

O Bolonha quer continuar a contar com João Mário no seu plantel e vai apresentar uma oferta à Juventus.

Monaco vence Marselha por 2-1, iguala rival e ultrapassa Lyon na tabela classificativa: Eis os resultados do dia na Ligue 1

A vitória caseira do Monaco sobre o Marselha, por 2-1, permitiu à equipa do principado igualar o rival com 49 pontos e ultrapassar o Lyon de Paulo Fonseca na tabela classificativa da liga francesa.

Toni Martínez marca e Deportivo Alavés empata contra o Osasuna

O Osasuna foi ao País Basco empatar a duas bolas com o Deportivo Alavés, num encontro da 30.ª jornada da La Liga.