Futebol de Formação: Pequenos Miúdos, Grandes Sonhos

- Advertisement -

O futebol movimenta milhões de euros. O futebol prende milhões de espectadores ao ecrã da televisão. O futebol arrasta milhões de adeptos até aos estádios. O futebol é o desporto rei, é o motor dos sonhos de muitos jovens, é um misto de emoções.

O número de jovens que luta por um futuro ligado ao futebol aumenta de dia para dia: muitos querem ser o próximo Cristiano Ronaldo, muitos se inspiram nos golos de Zlatan, muitos querem atingir a técnica de Messi. Mas não basta dar uns toques na bola e fazer umas fintas parecidas com as do Ronaldinho para ser jogador de futebol profissional; é preciso formação. É preciso acordar cedo, meter as caneleiras, calçar as chuteiras e ter vontade de correr. Correr atrás da bola, atrás do sonho.

http://www.oribatejo.pt/2012/09/29/equipas-de-futebol-de-sardoal-apresentam-se-com-fins-sociais/
http://www.oribatejo.pt/

Falo de futebol formação masculino; neste espaço, mais precisamente, falo das equipas de Iniciados até Juniores. Falo, por isso, de jovens que têm entre 13 e 20 anos. De jovens que conciliam a vida académica com os treinos. De jovens que abdicam das saídas de sexta à noite porque há jogo no sábado, das saídas de sábado à noite porque há jogo no domingo. Falo de rapazes que, em muitos casos, para lutarem por um sonho que não dão por garantido, estão longe da família, dos amigos. No futebol, tal como na vida, há vitórias e há derrotas. No futebol, há golos e há lesões. E é por este reverso da medalha que muitos se batem todos os dias, mas já dizia António Gedeão que “o sonho comanda a vida”.

Por toda esta luta diária, por todos os grandes jogos e pela grande qualidade do futebol formação masculino português, esta modalidade merece ocupar aqui um pouco de espaço, ao Domingo à noite. Por isso, todas as semanas irei dar a minha opinião acerca de um jogo em concreto de um destes escalões. Quem sabe se não venho a falar do futuro melhor jogador do mundo.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes oficiais do Bodo/Glimt x Sporting da Champions League

O Bodo/Glimt recebe o Sporting na primeira mão dos oitavos de final da Champions League. Eis os onzes oficiais das duas equipas.

Antigo internacional húngaro avisa Braga sobre os perigos do Ferencváros: «A atmosfera é eletrizante»

Zoltán Gera analisou a eliminatória entre o SC Braga e o Ferencváros. O antigo jogador atribuiu o favoritismo aos minhotos, mas alertou para a força da equipa húngara.

Gil Vicente renova com Murilo Souza até 2028

O Gil Vicente anunciou a renovação de contrato com Murilo até 2028. O novo vínculo do avançado brasileiro foi oficializado nas redes sociais do clube

Valadares Gaia bate Sporting que falhou todos os penáltis e está na final da Taça da Liga Feminina

Mais uma surpresa na Taça da Liga Feminina. O Valadares Gaia bateu o Sporting nos penáltis e está na final da competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Julián Álvarez fala sobre o futuro e não confirma continuidade no Atlético Madrid: «Não sei. Talvez sim, talvez não»

Julián Álvarez foi questionado acerca do seu futuro no Atlético de Madrid, após o jogo com o Tottenham, onde o argentino se mostrou incerto quanto à sua permanência no clube.

Tyler Adams é destaque do Bournemouth e está a ser cobiçado por 3 gigantes da Premier League

Tyler Adams está na lista de compras de Liverpool, Manchester United e Chelsea. O médio do Bournemouth pode custar cerca de 35 milhões de euros.

Cesare Casadei já foi alvo do FC Porto e é muito cobiçado na Premier League: eis o que está em cima da mesa para...

Cesare Casadei está na lista de alvos do Everton e do West Ham para o verão. O preço do médio do Torino pode ser inflacionado devido a uma cláusula do Chelsea.