Futebol de Formação: Pequenos Miúdos, Grandes Sonhos

- Advertisement -

O futebol movimenta milhões de euros. O futebol prende milhões de espectadores ao ecrã da televisão. O futebol arrasta milhões de adeptos até aos estádios. O futebol é o desporto rei, é o motor dos sonhos de muitos jovens, é um misto de emoções.

O número de jovens que luta por um futuro ligado ao futebol aumenta de dia para dia: muitos querem ser o próximo Cristiano Ronaldo, muitos se inspiram nos golos de Zlatan, muitos querem atingir a técnica de Messi. Mas não basta dar uns toques na bola e fazer umas fintas parecidas com as do Ronaldinho para ser jogador de futebol profissional; é preciso formação. É preciso acordar cedo, meter as caneleiras, calçar as chuteiras e ter vontade de correr. Correr atrás da bola, atrás do sonho.

http://www.oribatejo.pt/2012/09/29/equipas-de-futebol-de-sardoal-apresentam-se-com-fins-sociais/
http://www.oribatejo.pt/

Falo de futebol formação masculino; neste espaço, mais precisamente, falo das equipas de Iniciados até Juniores. Falo, por isso, de jovens que têm entre 13 e 20 anos. De jovens que conciliam a vida académica com os treinos. De jovens que abdicam das saídas de sexta à noite porque há jogo no sábado, das saídas de sábado à noite porque há jogo no domingo. Falo de rapazes que, em muitos casos, para lutarem por um sonho que não dão por garantido, estão longe da família, dos amigos. No futebol, tal como na vida, há vitórias e há derrotas. No futebol, há golos e há lesões. E é por este reverso da medalha que muitos se batem todos os dias, mas já dizia António Gedeão que “o sonho comanda a vida”.

Por toda esta luta diária, por todos os grandes jogos e pela grande qualidade do futebol formação masculino português, esta modalidade merece ocupar aqui um pouco de espaço, ao Domingo à noite. Por isso, todas as semanas irei dar a minha opinião acerca de um jogo em concreto de um destes escalões. Quem sabe se não venho a falar do futuro melhor jogador do mundo.

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Matos convence no Swansea e renova contrato até 2030

Vítor Matos prolongou a ligação ao Swansea. Técnico português renovou contrato com o clube do Championship até 2030.

Liga Portugal define horários de Benfica e Braga na 1.ª jornada da Primeira Liga

A Liga Portugal anunciou os horários dos jogos de Benfica e Braga na jornada inaugural da Primeira Liga. As duas equipas jogam no dia 9 de agosto.

Radomir Kokovic responde ao Bola na Rede: «Sabendo que eles têm 3v3 atrás, o único homem livre na fase de construção é o guarda-redes»

Radomir Kokovic analisou a derrota pesada do Zeleznicar Pancevo na visita ao Braga. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Mykhailo Mudryk não joga desde 2024 por testar positivo em controlo de doping e está livre para voltar aos relvados quase 2 anos depois

Mykhailo Mudryk vai poder regressar aos relvados e ao futebol. Decisão tomada quase dois anos depois do teste positivo em controlo antidoping.

PUB

Mais Artigos Populares

Negócio fechado: Lyon de Paulo Fonseca vai ao Estoril Praia buscar novo defesa e paga cerca de 4 milhões de euros

O negócio esteve num pequeno impasse, mas está desbloqueado. Felix Bacher vai mesmo trocar o Estoril Praia pelo Lyon de Paulo Fonseca.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Não mudámos muitas coisas, foi uma questão de assumir um papel na pressão que era exigente»

Carlos Vicens analisou o triunfo do Braga na receção ao Zeleznicar Pancevo. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

AFC e CONCACAF juntam-se à UEFA e até conselheiro sénior se demite: Gianni Infantino e os seus planos para privatizar o Mundial ficam mais...

Multiplicam-se as reações de desagrado para com Gianni Infantino. A AFC e a CONCACAF também já se insurgiram.