O ciclo de “feedback”: A análise a partir da formação

- Advertisement -

O ciclo de feedback é uma troca de interações entre o treinador e o atleta sobre uma determinada ação ou comportamento do atleta no exercício ou em jogo. Este é um momento fundamental no treino, na medida em que é no treino que se procede ao ensino de conteúdos que os atletas vão testemunhar e experienciar mais tarde em contexto de jogo.

Está fortemente ligado à aplicação do feedback corretivo, onde o treinador corrige e explica como o atleta deve realizar as ações e/ou que comportamentos deve adotar na situação que está a ser corrigida. Após realizar a correção, o treinador deixa fluir o exercício novamente. Já com o exercício a decorrer novamente, o treinador vai poder observar se a correção teve o efeito pretendido no atleta, ou seja, se o atleta conseguiu interpretar a mensagem do treinador, corrigir o que fez de errado com base nas informações dadas pelo treinador no momento do feedback corretivo e alcançar o sucesso.

Futebol de Formação
Fonte: AD Limianos

Depois de verificar o desenrolar do exercício, o treinador deve enaltecer a ação/comportamento do atleta e expressar verbalmente o contentamento com o atleta que conseguiu ter sucesso após a correção e explicação. É importante porque os atletas podem sentir alguma tensão no momento e após a correção do treinador. Enaltecer o que os atletas fazem corretamente é tão importante como corrigi-los.

Fechando o ciclo de feedback, acabamos com a indecisão que os atletas possam estar a sentir por não saber se estão a executar bem a tarefa solicitada pelo treinador após a correção. É importante que o treinador se expresse e feche o ciclo de feedback para que os atletas saibam se conseguiram corrigir eficazmente o que fizeram de errado ou não.

Artigo de João Barros Cunha,
treinador de futebol na Academia Sporting Aurélio Pereira

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do FC Porto e da derrota do Braga na Europa League

Portugal fechou esta quinta-feira as contas do sexto lugar do Ranking UEFA. Conhece as novidades depois da vitória do FC Porto e da derrota do Braga.

Bruno Sá explica postura no debate e faz apelo ao Sporting: «É necessário uma oposição vigilante»

Bruno Sá esteve no debate à presidência do Sporting com Frederico Varandas. Candidato teceu declarações aos jornalistas após o debate.

Frederico Varandas reage ao debate e à derrota do Sporting contra o Bodo/Glimt: «Não é um nome muito sexy, mas já eliminaram equipas muito...

Frederico Varandas esteve no debate à presidência do Sporting com Bruno Sá. Candidato teceu declarações aos jornalistas após o debate.

Eis todo o debate entre Frederico Varandas e Bruno Sá à presidência do Sporting

Frederico Varandas e Bruno Sá realizam o debate para as eleições do Sporting. Dois candidatos discutem presidência dos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens revela mensagem que passou ao balneário do Braga: «Se querem estar nos quartos-de-final da Europa League vão ter que superar dificuldades»

Carlos Vicens falou com os jornalistas após o apito final do Ferencváros x Braga dos oitavos-de-final da Europa League.

Diogo Costa e o regresso de Portugal ao 6.º lugar do ranking UEFA: «Ficamos muito contentes por ajudar»

Diogo Costa reagiu ao desfecho do Estugarda x FC Porto. Encontro marcou a primeira mão dos oitavos de final da Europa League.

Sporting bate Dínamo Bucareste e vai enfrentar o Wisla Plock na Champions League de Andebol

O Sporting terminou no 6.º lugar do Grupo A da Champions League de Andebol, após vencer em casa o Dínamo Bucareste por 30-29.