O ciclo de “feedback”: A análise a partir da formação

- Advertisement -

O ciclo de feedback é uma troca de interações entre o treinador e o atleta sobre uma determinada ação ou comportamento do atleta no exercício ou em jogo. Este é um momento fundamental no treino, na medida em que é no treino que se procede ao ensino de conteúdos que os atletas vão testemunhar e experienciar mais tarde em contexto de jogo.

Está fortemente ligado à aplicação do feedback corretivo, onde o treinador corrige e explica como o atleta deve realizar as ações e/ou que comportamentos deve adotar na situação que está a ser corrigida. Após realizar a correção, o treinador deixa fluir o exercício novamente. Já com o exercício a decorrer novamente, o treinador vai poder observar se a correção teve o efeito pretendido no atleta, ou seja, se o atleta conseguiu interpretar a mensagem do treinador, corrigir o que fez de errado com base nas informações dadas pelo treinador no momento do feedback corretivo e alcançar o sucesso.

Futebol de Formação
Fonte: AD Limianos

Depois de verificar o desenrolar do exercício, o treinador deve enaltecer a ação/comportamento do atleta e expressar verbalmente o contentamento com o atleta que conseguiu ter sucesso após a correção e explicação. É importante porque os atletas podem sentir alguma tensão no momento e após a correção do treinador. Enaltecer o que os atletas fazem corretamente é tão importante como corrigi-los.

Fechando o ciclo de feedback, acabamos com a indecisão que os atletas possam estar a sentir por não saber se estão a executar bem a tarefa solicitada pelo treinador após a correção. É importante que o treinador se expresse e feche o ciclo de feedback para que os atletas saibam se conseguiram corrigir eficazmente o que fizeram de errado ou não.

Artigo de João Barros Cunha,
treinador de futebol na Academia Sporting Aurélio Pereira

Subscreve!

Artigos Populares

Tadej Pogacar pertence a outra galáxia | Ciclismo

Recentemente, o ciclista esloveno Tadej Pogacar ganhou os Europeus de Estrada de ciclismo, batendo o seu grande rival Remco Evenepoel.

Sub-18 e Sub-19 de Portugal garantem vitórias frente a Espanha e Suécia

Portugal conquistou duas vitórias em dois escalões. Os Sub-18 venceram frente à Espanha por 2-1 e os Sub-19 frente à Suécia por 2-0.

Dinamarca goleia por 6-0 com show de Victor Froholdt e Grécia de Pavlidis, Vagiannidis e Ioannidis perdena Escócia

A Dinamarca goleou a Bielorússia por 6-0, na terceira jornada de qualificação para o Mundial de 2026. Já a Grécia perdeu frente à Escócia.

Inglaterra vence País de Gales em jogo particular

A Inglaterra venceu o País de Gales por 3-0, em jogo amigável. Morgan Rogers, Ollie Watkins e Bukayo Saka foram os autores dos golos da seleção inglesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Andries Jonker anunciado como diretor-geral de Martim Mayer com presença de Louis van Gaal: «José Mourinho? É preciso marcar, têm de tentar melhorar isso»

Martim Meyer apresentou Andries Jonker como o diretor-geral da sua lista e contou com a presença do mítico Louis van Gaal.

Jorge Jesus volta a deixar muitos elogios para Cristiano Ronaldo: «É um homem muito inteligente, com uma visão que vai muito além do futebol»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Jorge Jesus voltou a deixar muitos elogios para Cristiano Ronaldo.

Olympiacos rejeitou proposta da Premier League de 40 milhões de euros por médio de 18 anos

Segundo o próprio diretor desportivo, o Olympiakos rejeitou uma proposta de 40 milhões do Brighton pelo jovem médio este verão.