O ciclo de “feedback”: A análise a partir da formação

- Advertisement -

O ciclo de feedback é uma troca de interações entre o treinador e o atleta sobre uma determinada ação ou comportamento do atleta no exercício ou em jogo. Este é um momento fundamental no treino, na medida em que é no treino que se procede ao ensino de conteúdos que os atletas vão testemunhar e experienciar mais tarde em contexto de jogo.

Está fortemente ligado à aplicação do feedback corretivo, onde o treinador corrige e explica como o atleta deve realizar as ações e/ou que comportamentos deve adotar na situação que está a ser corrigida. Após realizar a correção, o treinador deixa fluir o exercício novamente. Já com o exercício a decorrer novamente, o treinador vai poder observar se a correção teve o efeito pretendido no atleta, ou seja, se o atleta conseguiu interpretar a mensagem do treinador, corrigir o que fez de errado com base nas informações dadas pelo treinador no momento do feedback corretivo e alcançar o sucesso.

Futebol de Formação
Fonte: AD Limianos

Depois de verificar o desenrolar do exercício, o treinador deve enaltecer a ação/comportamento do atleta e expressar verbalmente o contentamento com o atleta que conseguiu ter sucesso após a correção e explicação. É importante porque os atletas podem sentir alguma tensão no momento e após a correção do treinador. Enaltecer o que os atletas fazem corretamente é tão importante como corrigi-los.

Fechando o ciclo de feedback, acabamos com a indecisão que os atletas possam estar a sentir por não saber se estão a executar bem a tarefa solicitada pelo treinador após a correção. É importante que o treinador se expresse e feche o ciclo de feedback para que os atletas saibam se conseguiram corrigir eficazmente o que fizeram de errado ou não.

Artigo de João Barros Cunha,
treinador de futebol na Academia Sporting Aurélio Pereira

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Banjaqui após AC Milan x Benfica: «Em cada jogo sinto-me mais confiante»

O Benfica venceu o AC Milan por 2-0 para a primeira jornada da Europa League. Eis o que disse o Daniel Banjaqui no final do jogo.

Ruben Amorim admite: «O Benfica foi mais organizado naquilo que queria para o jogo»

Ruben Amorim falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após derrota do AC Milan na Europa League.

Marco Silva explica rotação no Benfica: «Não se pode ter só 13, 14 ou 15 jogadores. Isso não existe»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Marco Silva revela conversa com Ruben Amorim: «Sempre que não for contra ele, estou a torcer por ele»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva afasta euforia no Benfica: «Não há tempo sequer para celebrar absolutamente nada»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Marco Silva assume ambição do Benfica na Europa League: «Vamos tentar sempre jogar para ganhar e ir o mais longe possível»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Italianos arrasam AC Milan de Ruben Amorim: «O AC Milan está condenado a mais um ano como figurante. O Benfica não é o Ararat»

O AC Milan de Ruben Amorim foi derrotado pelo Benfica por duas bolas a zero e a imprensa italiana já começou a reagir.