📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Futebol de Formação | A Idade Desportiva

- Advertisement -

As diferenças de conhecimento sobre o jogo entre os atletas de uma equipa

Entre as várias possíveis diferenças entre atletas que compõem uma equipa, a idade desportiva é uma delas. O termo “Idade Desportiva” refere-se à maturação e experiência dos atletas na prática de uma modalidade e, neste caso específico, no futebol. Dois atletas que tenham exatamente a mesma idade, joguem no mesmo escalão, na mesma equipa, podem ter execuções técnicas, perceções e conhecimento do jogo e das situações que nele ocorrem totalmente distintas.

Exemplo: Um treinador tem à sua disposição dois atletas de nove anos. Um deles começou a treinar aos nove anos, ou seja, começou a praticar a modalidade há pouco tempo, enquanto que o outro atleta já pratica a modalidade desde os seis anos. A diferença de anos de prática e treino entre esses atletas vai-se refletir no seu desempenho, ações e comportamentos durante o jogo/treino.

O atleta que já pratica a modalidade há algum tempo, provavelmente, terá um maior conhecimento e saberá o que fazer nos diferentes momentos do jogo, com e sem bola, tem noção do que cada situação solicita para conseguir ter sucesso. Enquanto que um atleta recém chegado à modalidade, provavelmente irá perseguir a bola e respetivo portador, não tendo noção de como e quando ocupar os espaços e que comportamentos deve ter ou não ter em determinadas situações.

Sendo o futebol um jogo coletivo em que os elementos da equipa estão interdependentes uns dos outros para que a equipa consiga ter sucesso, estas diferenças entre os atletas podem ser um problema. O treinador deve gerir o grupo como um todo, perceber o que a equipa precisa coletivamente, mas também deve ter a sensibilidade de perceber que todos os atletas são diferentes, como tal, têm necessidades diferentes, e a mesma “receita” não funciona para todos de igual forma.

Para ajudar neste processo e facilitar a aquisição de conhecimentos específicos sobre a modalidade, o treinador pode perguntar se o atleta já praticou outra modalidade antes de ingressar no futebol.

Se sim, e sabendo qual era a modalidade anteriormente praticada pelo atleta, o treinador pode ter ali um ponto de partida para conseguir ensinar o atleta de forma mais eficaz, na medida em que podem haver comportamentos ou ações em que dê para fazer o “transfer” para o futebol, isto é, ativando a memória do atleta sobre determinado comportamento e relembrando e comparando situações que o atleta tenha experienciado na modalidade que praticou anteriormente de forma a facilitar a sua perceção e sendo mais eficaz no ensino.

Artigo de João Barros Cunha,
treinador de futebol na Academia Sporting Aurélio Pereira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Ronald Araújo viaja até Israel à procura de paz interior e pausa competitiva e desfalca Barcelona

Ronald Araújo, defesa do Barcelona, afasta-se temporariamente dos relvados para recuperar mentalmente, após o impacto provocado pela expulsão na Champions League.

Agente de Benjamin Sesko revela conversa com o jogador e elogia Ruben Amorim: «Ele tem a sua própria visão e sabe como levar o...

Elvis Basanovic, agente de Benjamin Sesko, garante que o avançado não tem dúvidas sobre a escolha pelo Manchester United e destaca o perfil humano e profissional de Ruben Amorim.

Artur Jorge elogia o trabalho de Filipe Luís no Flamengo: «É um treinador que eu aprecio»

Artur Jorge relembra a sua curta experiência na Taça Intercontinental, aponta o descanso como o principal trunfo do Flamengo e destaca a competência de Filipe Luís no comando do campeão do Brasileirão e da Libertadores.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Sporting contra o Bayern Munique na Champions League

O Sporting perdeu com o Bayern Munique na Champions League. Leões não somaram qualquer ponto a Portugal no Ranking UEFA.

PUB

Mais Artigos Populares

Onde ver o FC Porto x Malmo da 6ª jornada da Europa League?

O FC Porto recebe o Malmo na sexta jornada da fase de liga da Europa League. Jogo realiza-se no Estádio do Dragão.

262 dias depois: Alphonso Davies regressa aos relvados no Bayern Munique x Sporting

Alphonso Davies está de regresso aos relvados. Lateral canadiano sofreu uma rotura de ligamentos em março e voltou no Bayern Munique x Sporting.

Onde ver o Nice x Braga da Europa League que pode aproximar arsenalistas do apuramento direto?

O Nice recebe o Braga na sexta jornada da Europa League. Arsenalistas procuram regressar às vitórias na competição.