Futebol de Formação | A Idade Desportiva

- Advertisement -

As diferenças de conhecimento sobre o jogo entre os atletas de uma equipa

Entre as várias possíveis diferenças entre atletas que compõem uma equipa, a idade desportiva é uma delas. O termo “Idade Desportiva” refere-se à maturação e experiência dos atletas na prática de uma modalidade e, neste caso específico, no futebol. Dois atletas que tenham exatamente a mesma idade, joguem no mesmo escalão, na mesma equipa, podem ter execuções técnicas, perceções e conhecimento do jogo e das situações que nele ocorrem totalmente distintas.

Exemplo: Um treinador tem à sua disposição dois atletas de nove anos. Um deles começou a treinar aos nove anos, ou seja, começou a praticar a modalidade há pouco tempo, enquanto que o outro atleta já pratica a modalidade desde os seis anos. A diferença de anos de prática e treino entre esses atletas vai-se refletir no seu desempenho, ações e comportamentos durante o jogo/treino.

O atleta que já pratica a modalidade há algum tempo, provavelmente, terá um maior conhecimento e saberá o que fazer nos diferentes momentos do jogo, com e sem bola, tem noção do que cada situação solicita para conseguir ter sucesso. Enquanto que um atleta recém chegado à modalidade, provavelmente irá perseguir a bola e respetivo portador, não tendo noção de como e quando ocupar os espaços e que comportamentos deve ter ou não ter em determinadas situações.

Sendo o futebol um jogo coletivo em que os elementos da equipa estão interdependentes uns dos outros para que a equipa consiga ter sucesso, estas diferenças entre os atletas podem ser um problema. O treinador deve gerir o grupo como um todo, perceber o que a equipa precisa coletivamente, mas também deve ter a sensibilidade de perceber que todos os atletas são diferentes, como tal, têm necessidades diferentes, e a mesma “receita” não funciona para todos de igual forma.

Para ajudar neste processo e facilitar a aquisição de conhecimentos específicos sobre a modalidade, o treinador pode perguntar se o atleta já praticou outra modalidade antes de ingressar no futebol.

Se sim, e sabendo qual era a modalidade anteriormente praticada pelo atleta, o treinador pode ter ali um ponto de partida para conseguir ensinar o atleta de forma mais eficaz, na medida em que podem haver comportamentos ou ações em que dê para fazer o “transfer” para o futebol, isto é, ativando a memória do atleta sobre determinado comportamento e relembrando e comparando situações que o atleta tenha experienciado na modalidade que praticou anteriormente de forma a facilitar a sua perceção e sendo mais eficaz no ensino.

Artigo de João Barros Cunha,
treinador de futebol na Academia Sporting Aurélio Pereira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Jean-Baptiste Gorby abdica da possível presença no Mundial 2026 pelo Haiti pelo sonho da seleção de França

Gorby abdicou de representar o Haiti no próximo Campeonato do Mundo para perseguir o sonho de vir a jogar pela seleção de França no futuro.

Nuno Borges cai nos pares em Bucareste e tem teste de fogo em Monte Carlo

Nuno Borges foi eliminado nos quartos de final de pares do torneio de Bucareste. O tenista português vira agora o foco para o Masters de Monte Carlo, onde terá uma estreia difícil frente ao russo Andrey Rublev.

Álvaro Arbeloa garante que Espanha não é um país racista e deixa Vinícius Junior em dúvida: «O meu amigo Carletto não lhe deu descanso»

Álvaro Arbeloa negou, em conferência de imprensa, que Espanha seja um país racista. O técnico confirmou ainda o desgaste de Vinícius Júnior para o duelo com o Maiorca.

Presidente do senado de Itália arrasa Federação e pede José Mourinho: «Por que é que nós não podemos ter?»

Após a eliminação do Mundial 2026, o presidente do Senado italiano apontou José Mourinho como o selecionador ideal para reerguer a seleção de Itália.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Nassr completa reviravolta frente ao Al Najma com bis de Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo bisou no regresso aos relvados, encaminhando o Al Nassr a uma vitória por 5-2 na receção ao Al Najma.

Daniel Bragança e Francisco Trincão espalham magia e colocam o Sporting a vencer por 3-1

Sporting e Santa Clara enfrentam-se na noite desta sexta-feira, num encontro a contar para a 28.ª jornada da Primeira Liga.

Cristiano Ronaldo bisa pelo Al Nassr no regresso de lesão: Revê os golos

No regresso de lesão, Cristiano Ronaldo apontou o seu 22.º e 23.º golo da temporada, completando a reviravolta no Al Nassr x Al Najma.