Futebol de Formação | A Idade Desportiva

- Advertisement -

As diferenças de conhecimento sobre o jogo entre os atletas de uma equipa

Entre as várias possíveis diferenças entre atletas que compõem uma equipa, a idade desportiva é uma delas. O termo “Idade Desportiva” refere-se à maturação e experiência dos atletas na prática de uma modalidade e, neste caso específico, no futebol. Dois atletas que tenham exatamente a mesma idade, joguem no mesmo escalão, na mesma equipa, podem ter execuções técnicas, perceções e conhecimento do jogo e das situações que nele ocorrem totalmente distintas.

Exemplo: Um treinador tem à sua disposição dois atletas de nove anos. Um deles começou a treinar aos nove anos, ou seja, começou a praticar a modalidade há pouco tempo, enquanto que o outro atleta já pratica a modalidade desde os seis anos. A diferença de anos de prática e treino entre esses atletas vai-se refletir no seu desempenho, ações e comportamentos durante o jogo/treino.

O atleta que já pratica a modalidade há algum tempo, provavelmente, terá um maior conhecimento e saberá o que fazer nos diferentes momentos do jogo, com e sem bola, tem noção do que cada situação solicita para conseguir ter sucesso. Enquanto que um atleta recém chegado à modalidade, provavelmente irá perseguir a bola e respetivo portador, não tendo noção de como e quando ocupar os espaços e que comportamentos deve ter ou não ter em determinadas situações.

Sendo o futebol um jogo coletivo em que os elementos da equipa estão interdependentes uns dos outros para que a equipa consiga ter sucesso, estas diferenças entre os atletas podem ser um problema. O treinador deve gerir o grupo como um todo, perceber o que a equipa precisa coletivamente, mas também deve ter a sensibilidade de perceber que todos os atletas são diferentes, como tal, têm necessidades diferentes, e a mesma “receita” não funciona para todos de igual forma.

Para ajudar neste processo e facilitar a aquisição de conhecimentos específicos sobre a modalidade, o treinador pode perguntar se o atleta já praticou outra modalidade antes de ingressar no futebol.

Se sim, e sabendo qual era a modalidade anteriormente praticada pelo atleta, o treinador pode ter ali um ponto de partida para conseguir ensinar o atleta de forma mais eficaz, na medida em que podem haver comportamentos ou ações em que dê para fazer o “transfer” para o futebol, isto é, ativando a memória do atleta sobre determinado comportamento e relembrando e comparando situações que o atleta tenha experienciado na modalidade que praticou anteriormente de forma a facilitar a sua perceção e sendo mais eficaz no ensino.

Artigo de João Barros Cunha,
treinador de futebol na Academia Sporting Aurélio Pereira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Leão na porta de saída do AC Milan e tubarões europeus fazem fila

A experiência de Rafael Leão no AC Milan não tem sido positiva esta temporada, abrindo portas ao interesse de vários gigantes europeus.

Alejandro Garnacho relembra saída conturbada do Manchester United: «Talvez a culpa também seja minha, comecei a fazer algumas coisas erradas»

Alejandro Garnacho relembrou a saída do Manchester United, assumindo os seus erros após o mediático desentendimento com Ruben Amorim.

Club Brugge atualiza situação de Carlos Forbs após colisão com colega de equipa

O Clube Brugge atualiza as situações de Kyriani Sabbe e Carlos Forbs. Jogadores da mesma equipa chocaram no último jogo.

Luta pelas meias finais da Champions League: Onde ver o Arsenal x Sporting?

O Arsenal vai receber o Sporting na segunda mão dos quartos de final da Champions League. Duelo será transmitido na Sport TV 5.

PUB

Mais Artigos Populares

Augusto Inácio comenta Sporting x Arsenal e lança 2ª mão: «Não estou a ver o Arsenal a expor-se muito»

Augusto Inácio falou sobre a primeira mão entre o Sporting e o Arsenal e lançou a segunda mão dos quartos de final da Champions League.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede após o Braga x Arouca: «Cumpre tudo o que lhe peço, é um jogador muito sério e...

Carlos Vicens respondeu ao Bola na Rede após o Braga x Arouca. Jogo terminou com a vitória arsenalista por 1-0 na Primeira Liga.

Vasco Seabra responde ao Bola na Rede após o Braga x Arouca: «Creio que a nossa equipa fez um extraordinário mas muito difícil trabalho»

Vasco Seabra respondeu ao Bola na Rede após o Braga x Arouca. Jogo terminou com a vitória arsenalista por 1-0 na Primeira Liga.