Futebol de Formação | A Idade Desportiva

- Advertisement -

As diferenças de conhecimento sobre o jogo entre os atletas de uma equipa

Entre as várias possíveis diferenças entre atletas que compõem uma equipa, a idade desportiva é uma delas. O termo “Idade Desportiva” refere-se à maturação e experiência dos atletas na prática de uma modalidade e, neste caso específico, no futebol. Dois atletas que tenham exatamente a mesma idade, joguem no mesmo escalão, na mesma equipa, podem ter execuções técnicas, perceções e conhecimento do jogo e das situações que nele ocorrem totalmente distintas.

Exemplo: Um treinador tem à sua disposição dois atletas de nove anos. Um deles começou a treinar aos nove anos, ou seja, começou a praticar a modalidade há pouco tempo, enquanto que o outro atleta já pratica a modalidade desde os seis anos. A diferença de anos de prática e treino entre esses atletas vai-se refletir no seu desempenho, ações e comportamentos durante o jogo/treino.

O atleta que já pratica a modalidade há algum tempo, provavelmente, terá um maior conhecimento e saberá o que fazer nos diferentes momentos do jogo, com e sem bola, tem noção do que cada situação solicita para conseguir ter sucesso. Enquanto que um atleta recém chegado à modalidade, provavelmente irá perseguir a bola e respetivo portador, não tendo noção de como e quando ocupar os espaços e que comportamentos deve ter ou não ter em determinadas situações.

Sendo o futebol um jogo coletivo em que os elementos da equipa estão interdependentes uns dos outros para que a equipa consiga ter sucesso, estas diferenças entre os atletas podem ser um problema. O treinador deve gerir o grupo como um todo, perceber o que a equipa precisa coletivamente, mas também deve ter a sensibilidade de perceber que todos os atletas são diferentes, como tal, têm necessidades diferentes, e a mesma “receita” não funciona para todos de igual forma.

Para ajudar neste processo e facilitar a aquisição de conhecimentos específicos sobre a modalidade, o treinador pode perguntar se o atleta já praticou outra modalidade antes de ingressar no futebol.

Se sim, e sabendo qual era a modalidade anteriormente praticada pelo atleta, o treinador pode ter ali um ponto de partida para conseguir ensinar o atleta de forma mais eficaz, na medida em que podem haver comportamentos ou ações em que dê para fazer o “transfer” para o futebol, isto é, ativando a memória do atleta sobre determinado comportamento e relembrando e comparando situações que o atleta tenha experienciado na modalidade que praticou anteriormente de forma a facilitar a sua perceção e sendo mais eficaz no ensino.

Artigo de João Barros Cunha,
treinador de futebol na Academia Sporting Aurélio Pereira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado a ferver: jovem promessa troca o Benfica pelo FC Porto

Beatriz Carvalho foi confirmada como a mais recente reforço do FC Porto. A guarda-redes deixou o Benfica, onde estava na equipa B.

Há saída de peso no Al Nassr de Cristiano Ronaldo e João Félix

Marcelo Brozovic deixa o Al Nassr de Cristiano Ronaldo e João Félix. Médio de 33 anos termina a ligação e fica livre no mercado.

Francesco Farioli está atento: jovem promessa do FC Porto aponta a ser o quinto defesa central

Luís Gomes tem estado em destaque na pré-temporada do FC Porto e pode ocupar a posição de quinto defesa central dos dragões.

Luis Suárez antes do Suíça x Colômbia: «Tenho o sonho de me qualificar e seguir em frente»

Luis Suárez prestou declarações antes do jogo entre a Colômbia e a Suíça para os oitavos de final do Mundial 2026. Eis o que disse.

PUB

Mais Artigos Populares

Mauricio Pochettino analisa EUA x Bélgica, reage ao ‘caso Balogun’ e aborda futuro: eis o que disse

Mauricio Pochettino reagiu à derrota dos Estados Unidos frente à Bélgica e consequente eliminação nos oitavos de final do Mundial 2026.

Atenção, Espanha: Médio da Bélgica sofre grave lesão e falha o resto do Mundial 2026

Amadou Onana vai falhar o resto do Mundial 2026 e o início da próxima temporada. Médio da Bélgica sofreu grave lesão.

Jovem inglês apontado ao Sporting prestes a prolongar ligação com o Chelsea

Jesse Derry, jovem extremo de 18 anos na mira do Sporting, está na fase final das negociações com o Chelsea para a renovação de contrato.