Jogo 1000 de José Mourinho | Nem sempre vencedor, eternamente especial

2005-2015: O Special One e dez anos de ouro

No verão de 2004 fez as malas para Londres e abraçou o projeto do multimilionário Roman Abramovich, no Chelsea FC. Apelidou-se de “Special One” e a alcunha pegou. E, mais uma vez, não foi para menos. O português manteve a onda vitoriosa e levou os “Blues” à conquista de um campeonato que fugia desde 1955. Repetiu a façanha no ano seguinte e ficou-se pela Taça e Taça da Liga, em 2006/2007. Em poucos anos, Mourinho tinha passado de perfeito desconhecido para um dos mais carismáticos e bem-sucedidos treinadores do futebol europeu.

A época 2007/2008 acabou por ser uma mancha nesta década de títulos. Foi despedido após oito jogos, terminando a primeira aventura inglesa com o sabor amargo de não ter repetido a conquista da Liga dos Campeões com o Chelsea. Voltaria em 2013, ainda a tempo de acrescentar mais um campeonato inglês ao museu dos “Blues”.

 

Em 2008, abriram-se as portas de Itália, através do FC Internazionale Milano. Mourinho passou a ser “Il Speciale” e em campo pouco mudou. Foi bicampeão da Serie A e em 2010 conquistou a Champions. Na caminhada fica a derrota mais saborosa da sua carreira – palavras do próprio – no célebre FC Barcelona 1-0 Inter, que bastou para os “Nerazurri” garantirem o acesso à final. O seu estilo encaixou que nem uma luva em Itália e saiu de Milão como ídolo dos adeptos e com o prémio de melhor treinador do mundo para a FIFA no bolso.

Seguiu-se o Real Madrid CF. A tarefa era provavelmente a mais difícil da carreira: destronar o FC Barcelona de Pep Guardiola. As três épocas que passou na capital espanhola foram conturbadas, entre polémicas com adversários e até dentro da sua equipa. Ainda assim, conseguiu conquistar o título de 2011/2012 com 100 pontos arrecadados. Faltou a tão desejada “La Décima”. Em Espanha, Mourinho foi mais ácido do que nunca, mas nem sempre saiu vencedor.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Farense confirma saída de jogador que está a ser apontado à Primeira Liga

O Farense anunciou esta segunda-feira a saída de Lucas Cañizares, guarda-redes que pode estar a caminho da Primeira Liga. O jogador está a ser pretendido pelo Tondela, que procura um suplente para Bernardo Fontes.

Sporting já prepara Nacional da Madeira e conta com 4 lesionados

O Sporting começou esta segunda-feira a preparação para a partida contra o Nacional da Madeira, relativo à Primeira Liga. O jogo entre os dois clubes é relativo à terceira jornada da competição.

Ruben Amorim perto de ver problema ser resolvido: há interessado em André Onana

André Onana não entra nas contas do Manchester United para esta temporada. O Inter Milão está interessado no guarda-redes. O jogador já representou o emblema italiano antes da rumar ao Old Trafford.

André Silva está oficialmente de regresso à La Liga

André Silva foi confirmado durante esta segunda-feira como reforço do Elche. O jogador chega emprestado pelo RB Leipzig. O avançado já esteve na La Liga, onde representou a Real Sociedad.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Jesus justifica ida para o Al Nassr

Jorge Jesus foi confirmado nas últimas semanas como novo técnico do Al Nassr. O técnico explicou a escolha do seu novo clube. Na última temporada o português esteve no Al Hilal, de onde foi demitido.

Luis Hemir perto de regressar a Portugal pela porta do Estrela da Amadora

Luis Hemir está perto de reforçar o Estrela da Amadora. O avançado vai assim regressar a Portugal pelas portas da Reboleira. O avançado ainda pertence aos quadros do Sunderland.

Ainda falta calibrar | Académico de Viseu 0-0 Paços de Ferreira

Este duelo prometia à partida perceber como reagiriam as equipas aos desaires sofridos na jornada inaugural da 2.ª Liga.