Jogo 1000 de José Mourinho | Nem sempre vencedor, eternamente especial

- Advertisement -

2005-2015: O Special One e dez anos de ouro

No verão de 2004 fez as malas para Londres e abraçou o projeto do multimilionário Roman Abramovich, no Chelsea FC. Apelidou-se de “Special One” e a alcunha pegou. E, mais uma vez, não foi para menos. O português manteve a onda vitoriosa e levou os “Blues” à conquista de um campeonato que fugia desde 1955. Repetiu a façanha no ano seguinte e ficou-se pela Taça e Taça da Liga, em 2006/2007. Em poucos anos, Mourinho tinha passado de perfeito desconhecido para um dos mais carismáticos e bem-sucedidos treinadores do futebol europeu.

A época 2007/2008 acabou por ser uma mancha nesta década de títulos. Foi despedido após oito jogos, terminando a primeira aventura inglesa com o sabor amargo de não ter repetido a conquista da Liga dos Campeões com o Chelsea. Voltaria em 2013, ainda a tempo de acrescentar mais um campeonato inglês ao museu dos “Blues”.

 

Em 2008, abriram-se as portas de Itália, através do FC Internazionale Milano. Mourinho passou a ser “Il Speciale” e em campo pouco mudou. Foi bicampeão da Serie A e em 2010 conquistou a Champions. Na caminhada fica a derrota mais saborosa da sua carreira – palavras do próprio – no célebre FC Barcelona 1-0 Inter, que bastou para os “Nerazurri” garantirem o acesso à final. O seu estilo encaixou que nem uma luva em Itália e saiu de Milão como ídolo dos adeptos e com o prémio de melhor treinador do mundo para a FIFA no bolso.

Seguiu-se o Real Madrid CF. A tarefa era provavelmente a mais difícil da carreira: destronar o FC Barcelona de Pep Guardiola. As três épocas que passou na capital espanhola foram conturbadas, entre polémicas com adversários e até dentro da sua equipa. Ainda assim, conseguiu conquistar o título de 2011/2012 com 100 pontos arrecadados. Faltou a tão desejada “La Décima”. Em Espanha, Mourinho foi mais ácido do que nunca, mas nem sempre saiu vencedor.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eduardo Quaresma vai ser operado nas próximas horas: eis as novidades

Eduardo Quaresma está hospitalizado em Leiria e será operado ao maxilar esquerdo nas próximas horas. Defesa lesionou-se no Sporting x Vitória SC.

Luís Pinto responde ao Bola na Rede e explica mudanças na estratégia do Vitória SC contra o Sporting na Taça da Liga

Luís Pinto analisou o triunfo do Vitória SC frente ao Sporting por 2-1 na Taça da Liga. Técnico respondeu a questão do Bola na Rede.

Drama na Taça da Liga: Eis como o Vitória SC fez reviravolta contra o Sporting

O Vitória SC venceu o Sporting por 2-1 e apurou-se para a final da Taça da Liga. Vê os dois golos de Alioune Ndoye já nos descontos.

Atenção, Benfica: equipa da Premier League pediu informações por Lorenzo Lucca

Lorenzo Lucca está a ser pretendido pelo Benfica. O avançado também se encontra referenciado pelo Nottingham Forest.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «O Sporting às vezes é um caso de estudo. Tem-nos acontecido tudo»

Rui Borges já reagiu ao Sporting x Vitória SC. Leões perderam frente à equipa vitoriana e falham a final da Taça da Liga.

Luís Pinto: «A alma vitoriana esteve presente»

Luís Pinto já reagiu ao Sporting x Vitória SC. Vitorianos venceram e estão qualificados para a final da Taça da Liga.

Alioune Ndoye: «Estou mesmo feliz, vamos para a final em busca da vitória»

Alioune Ndoye reagiu ao Sporting x Vitória SC. Vitorianos venceram e estão apurados para a final da Taça da Liga.