30 campeonatos e um recorde de 91 pontos por bater | FC Porto

- Advertisement -

O FC Porto sagrou-se campeão nacional no passado sábado ao bater o SL Benfica, em pleno Estádio da Luz, por 0-1. O golo solitário de Zaidu, mesmo ao cair do pano, ofereceu o 30.º campeonato da história aos dragões, estando agora a sete títulos de diferença do SL Benfica.

Contudo, a missão no campeonato não fica por aqui e há um recorde de pontos por bater – se o FC Porto vencer o Estoril Praia SAD na última jornada, ultrapassa o próprio recorde de 2017/2018 (88) e também o do SL Benfica de 2015/2016.

Num jogo importantíssimo na caminhada portista da época 2021/2022, os azuis e brancos conseguiram uma vitória saborosa – venceram o campeonato e festejaram na casa do maior rival, uma “repetição” da temporada 2010/2011 com André Villas Boas.

Durante os 90 minutos assistimos a um jogo dividido e as duas equipas lutaram verdadeiramente pela vitória, mas Zaidu estava no lugar certo à hora certa após a arrancada a toda a velocidade de Pepê.

FC Porto
Zaidu, que em 2019 jogava no Campeonato de Portugal, marcou o golo do título pelo FC Porto e não conteve a sua emoção
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Os dragões saíram vitoriosos do Estádio da Luz e, após a festa no relvado e balneários, seguiram para norte com o objetivo de festejar juntos dos adeptos portistas no Estádio do Dragão. O plantel do FC Porto e a equipa técnica foram recebidos em apoteose no coreto do Estádio do Dragão e, durante a festa, Sérgio Conceição quis relembrar que ainda há um título para ganhar.

A Taça de Portugal é agora um dos grandes objetivos dos dragões, mas o jogo com o Estoril Praia SAD pode por o FC Porto na história do futebol português.

A turma liderada por Sérgio Conceição perdeu apenas uma vez neste campeonato, frente ao SC Braga, e empatou quatro jogos – com o CS Marítimo, Sporting CP (2x) e Gil Vicente FC. Os restantes jogos, à exceção do último que ainda não foi disputado, terminaram todos com uma vitória para o FC Porto, ou seja, até ao momento deram-se 28 vitórias.

Em 2017/2018 os dragões conquistaram também 28 vitórias, empataram quatro vezes, mas perderam em dois encontros.

Contudo, desde os anos 2000, a equipa treinada por Villas Boas (2010/2011) foi quem teve a maior percentagem de vitórias no campeonato (90%), uma vez que a Primeira Liga era disputada apenas por 16 equipas. Nesse ano, deram 27 vitórias, três empates e 0 derrotas em 30 jornadas.

Os dragões, em caso de vitória na última jornada, alcançam o 29.º jogo ganho e somam uma percentagem de vitórias de 85.3%. Ainda assim, o sabor de vencer será sempre igual, seja com mais ou menos vitórias, e por isso o plantel e equipa técnica do FC Porto deverá viver os seus melhores dias.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Reedição das ‘meias’ do Mundial 2018: Onde ver o Inglaterra x Croácia?

O Inglaterra x Croácia vai passar na Sport TV5. É uma reedição das meias-finais do Mundial 2018, em que foram a prolongamento.

Grátis e Canal Aberto: Onde ver o Portugal x RD Congo para a 1ª jornada do Mundial 2026?

Portugal x RD Congo vai passar na SIC, Sport TV 1 e LiveModeTV. Este será o primeiro jogo da Seleção Nacional no Mundial 2026.

Wolves pagam cláusula de rescisão de César Peixoto: eis o valor aproximado

O Wolverhampton pagará o valor da cláusula de rescisão de César Peixoto: entre 1 a 1,5 milhões de euros. Técnico a caminho de Inglaterra.

GP Barcelona: Lewis Hamilton conquista primeira vitória com a Ferrari

14 de junho de 2026 foi a data da primeira vitória de Lewis Hamilton com a Ferrari. O britânico conquistou o Grande Prémio de Barcelona, acabando por beneficiar de um safety car virtual que lhe deu bastante jeito, embora antes já estivesse na luta pelo triunfo.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado: Sporting insiste por Sergi Altimira e há novidades

O Sporting insiste por Sergi Altimira e tem preparado um contrato válido de cinco temporadas até 2031 para o médio.

Ruben Amorim já confessou sonho… em 2017: «Agora tenho de ser treinador no Milan»

«Cumpri o sonho de jogar no Benfica. Agora tenho de ser treinador no Milan», disse Ruben Amorim... em 2017. Está perto de acontecer.

Fechado: Sami Khedira junta-se a José Mourinho no Real Madrid

Sami Khedira prepara-se para regressar ao Real Madrid. Antigo jogador vai estar na equipa técnica de José Mourinho.