Os 5 melhores guarda-redes do FC Porto

- Advertisement -

3.


Américo – O guarda-redes foi contratado para jogar nos juniores do FC Porto em 1951 e no ano seguinte já se estreava na baliza da equipa principal, tornando-se aos 19 anos o mais jovem guarda-redes a estrear-se no Campeonato Nacional.

No entanto, na baliza portista ainda pontificava Barrigana e a inspeção militar obrigatória na altura adiaram a afirmação. O jovem teria assim de esperar ainda alguns anos até ser o dono da posição no onze. Contudo, mesmo dois anos longe do FC Porto não deitaram por terra a confiança que os dirigentes tinham no guarda-redes que permanecia nos quadros do FC Porto.

Depois da interrupção forçada, voltou para ser o terceiro guarda-redes portista e ainda precisou de um empréstimo no Boavista para se afirmar no seu clube. Em 1961/62 agarrou definitivamente o lugar na baliza com grandes exibições.

Muita segurança entre os postes, boa capacidade em sair aos cruzamentos e reflexos muito rápidos eram os cartões de visita de Américo que travou vários duelos com o benfiquista Eusébio.

Tal como o Pantera Negra, o guarda-redes também foi um dos Magriços no Mundial 66 que foi até ao momento a melhor participação portuguesa em Campeonatos Mundiais sem, contudo, se ter chegado a estrear. Ao todo, Américo teve 15 internacionalizações.

Já no FC Porto, fez 272 jogos, sendo o titular praticamente durante toda a década de 60. Apesar de só ter sido campeão nacional em 1958/59, o FC Porto foi em várias épocas a melhor defesa com o guarda-redes portista a receber o primeiro troféu “Baliza de Prata” que distinguia o guardião da equipa com a defesa menos batida do Campeonato.

A carreira duraria até aos 36 anos, altura em que ainda era dono e senhor da baliza azul e branca por uma lesão grave.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

André Horta recorda transferência do Vitória FC para o Benfica em 2016: «Eu vou para o clube fazer o quê?»

Numa entrevista recente, André Horta recordou o período em que foi transferido do Vitória FC para o Benfica e ainda uma mensagem de Ruben Amorim.

Atlético Madrid pondera avançar para a contratação de avançado internacional português

O Atlético de Madrid está interessado em Gonçalo Ramos e poderá avançar com uma proposta pelo avançado português no próximo mercado de verão.

Marc Guéhi oficializado como reforço do Manchester City

Marc Guéhi já foi apresentado como novo jogador do Manchester City. Defesa chega em final de contrato do Crystal Palace.

Jocelin Ta Bi oficializado como reforço do Sunderland

Jocelin Ta Bi é o mais recente reforço do Sunderland. O extremo costa marfinense chega ao clube inglês proveniente do Maccabi Netanya, do Israel.

PUB

Mais Artigos Populares

José Vala deixa o comando técnico do Caldas passado uma década

O Caldas anunciou este domingo, a rescisão de contrato com José Vala. O treinador pôs fim a uma ligação que durava à mais de dez anos.

Kylian Mbappé aborda momento conturbado do Real Madrid e desmente problemas com Xabi Alonso: «Vai ser um treinador fantástico»

Kylian Mbappé falou sobre o momento mais conturbado do Real Madrid e deixou elogios a Xabi Alonso, Vinícius Júnior e Jude Bellingham.

Diogo Martins deixa Alverca e assina União de Leiria

Na passada quinta feira, a União de Leiria chegou a acordo com o Alverca para a contratação do médio Diogo Martins.