A arrogância dos melhores

- Advertisement -

hic sunt dracones

Em condições normais vamos ser campeões. E em condições anormais, também vamos ser campeões.” – Quem não se recorda da famosa frase de José Mourinho proferida a 20 de fevereiro de 2003? O FC Porto de José Mourinho, perante tal vaticínio, acabou mesmo por ser campeão com 11 pontos de avanço sobre o segundo classificado.

Arrogância de um “Special One” Fonte: ceroacero.es
Arrogância de um “Special One”
Fonte: ceroacero.es

Ora, o grande clássico contra os “encarnados” já lá vai mas nada me faz esquecer o respeito com que a equipa de Lopetegui entrou para este jogo. Tenho saudades do meu FC Porto arrogante, sabem? Podia perder um jogo aqui ou ali, podia perder um título acolá… mas a arrogância estava lá sempre. Nós somos melhores e sabemos que somos melhores. E vocês, na nossa casa, “baixam a bolinha”.

Sempre foi assim até há bem pouco tempo. Surgiu um vídeo pelo Facebook onde os adeptos do Benfica cantavam, antes do clássico, que “domingo é para ganhar”. Tenho saudades daqueles tempos em que os adeptos benfiquistas desejavam perder por poucos quando o Benfica se deslocava até ao Estádio do Dragão.

Não percebo o porquê de tanto respeito. Tanto medo. Tanto receio e tanto respeito pelos adversários. Estou longe de pedir zaragatas, mau futebol ou até algum pugilismo. Aliás, para mim o Diego Costa parava de jogar durante meia época para ver se aprendia. Gosto do futebol bonito. Mas também gosto de ser arrogante! Às vezes nem somos os melhores mas só o acreditar que somos catapulta-nos para exibições memoráveis. Onde é que se perdeu esta veemência, este acreditar de que se é o melhor?

Que se vejam e revejam os festejos de André André após o golo Fonte: FC Porto
Que se vejam e revejam os festejos de André André após o golo
Fonte: FC Porto

Ser do Futebol Clube do Porto é ser do melhor clube português. Ponto! Acabou! E quem não se achar o melhor tem sempre a porta aberta para ir embora. Se vens para o FC Porto vens para ser campeão. E não podes pensar em nada menos do que isso. O objetivo mínimo é ser campeão. O máximo é ser campeão. Ano após ano. Época após época. Conquista após conquista.

A arrogância dos melhores vive da ausência de dúvidas. Os melhores não duvidam que são os melhores. E acreditam tanto nisso que o demonstram em campo. Também falham, é certo. Mas apenas porque os planetas se alinharam e as estrelas também e, por acaso, o adversário se enganou. É simples. E se for preciso sofrer para ser o melhor, aprendemos a sofrer. Se for preciso ter sorte para ser o melhor, aprendemos a ter sorte. Se for preciso perder para ser o melhor, aprendemos a perder. Mas ninguém nos tira a razão: somos mesmo os melhores.

É por isso que é tão especial vestir de azul-e-branco. E se houver quem nos chame arrogantes, prepotentes ou insolentes… que chamem! É bom que sintam inveja por todo o historial e por todas as conquistas. Pela competência, pela paixão, pela ambição e pelo rigor. Somos o Futebol Clube do Porto, vestimos de azul-e-branco e pretendemos dominar o futebol português durante muitos mais anos.

Foto de Capa: UEFA

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhando as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.