Devorar Belgas para ultrapassar Madrid | FC Porto x Club Brugge KV

Liga dos Campeões, 2.ª jornada, terça-feira, 20:00h, 13 de setembro de 2022

A ANTEVISÃO: HORA DE CONQUISTAR TRÊS PONTOS

BetclicAposta agora até 50€ através deste link no FC Porto x Club Brugge sem risco!

Após a derrota de difícil digestão na capital espanhola, o FC Porto recebe agora o Club Brugge e quer conquistar os primeiros pontos na Champions.

Os campeões belgas – venceram no sprint final o RU Saint-Gilloise, adversário do SC Braga na Liga Europa – bateram por 1-0 o Bayer 04 Leverkusen na primeira jornada e partilham a liderança do grupo B com o Club Atlético de Madrid.

A vitória frente aos alemães poderá parecer uma das surpresas da jornada, mas, apesar de o Bayer ter tido mais posse de bola e oportunidades de golo, o Club Brugge já é uma equipa madura e habituada à competição mais difícil do mundo.

Esta é a quinta participação consecutiva dos belgas na fase de grupo da Champions, e a equipa da belíssima cidade do norte da Bélgica tem jogadores capazes de fazer estragos na defesa do FC Porto.

Após a saída de Charles de Ketelaere para o AC Milan, a equipa ficou por pouco tempo sem uma referência ofensiva, contratando uma nova estrela na Catalunha. Ferran Jutglà foi contratado por cinco milhões de euros ao FC Barcelona e teve impacto imediato.

Em dez jogos com a camisola do Brugge, o avançado de 23 anos já leva cinco golos e três assistências e assume-se como o maior destaque do campeão belga.

Para além do catalão, também o canadiano Cyle Larin, que jogou o ano passado no Besiktas JK frente ao Sporting CP, e Roman Yaremchuk são reforços para o ataque.

O internacional ucraniano, contratado em Portugal ao SL Benfica, também tem tido um início auspicioso neste regresso à Bélgica, apontando um golo e criando duas assistências em apenas três jogos.

A estrela maior dos tricampeões belgas é Hans Vanaken. O trintão, internacional belga por 21 vezes, esteve perto do West Ham FC, mas acabou por renovar com o Club Brugge e é a face do elenco de Carl Hoefkens.

Por fim, há que ressalvar a qualidade de Raphael Onyedika. O nigeriano de 21 anos, também ele cara nova em Brugge, é um médio com muita qualidade e pode ser um das jovens caras a despontar nesta edição da Liga dos Campeões.

Do lado do FC Porto, o destaque negativo vai para a ausência de Mehdi Taremi. O iraniano foi expulso no jogo do Metropolitano e deverá ser Toni Martínez a ocupar o lugar ao lado de Evanilson. Na conferência de antevisão, Sérgio Conceição não esclareceu se será esta a dupla ou se, porventura, irá mexer na estrutura táctica da equipa.

Outra das ausências e, a meu ver, ainda mais importante, será a de Otávio Monteiro. O internacional português deverá ser substituído por Pepê, que sobe no lado direito e deixa a vaga de lateral direito para João Mário.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. As duas equipas já se encontraram quatro vezes na Europa e o FC Porto venceu por três vezes;
  2. A única vitória belga foi em 1972 (3-2), na segunda mão de uma eliminatória da Taça UEFA, os dragões tinham vencido por 3-0 nas Antas e seguiram em frente;
  3. Os dois clubes estiveram juntos no grupo G da Champions em 16/17 e o FC Porto venceu ambos os jogos (1-2) e (1-0);
  4. Este ano, em jogos para o campeonato, ambos os clubes apenas têm uma derrota;
  5. O avançado do FC Porto, Abel Miglietti, é o jogador com mais golos em jogos entre os dois clubes, com três tentos;
  6. André Silva é o jogador ainda no ativo com mais golos (dois) nos jogos entre FC Porto e Club Brugge;
  7. Em 16/17, o FC Porto seguiu em frente no grupo G, com 11 pontos. Já o Clube Brugge fez zero pontos em seis jogos.
  8. O FC Porto é uma das equipas com mais amarelos nesta edição da Liga dos Campeões, com quatro cartões;
  9. Também nas expulsões o FC Porto está no topo, com um cartão vermelho mostrado;
  10. Já o Clube Brugge está nos mais “bem-comportados”, com apenas um cartão amarelo mostrado.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Pepê FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Pepê – O extremo brasileiro está cada vez mais um jogador completo e versátil. Apesar de ser, aparentemente, a primeira opção de Conceição para a lateral direita, Pepê deverá ocupar o lugar do lesionado Otávio no corredor direito do ataque dos dragões. Esta poderá ser a temporada de verdadeira afirmação de Pepê e, em oito jogos, já leva duas assistências.

Ferran Jutglà – Num ataque que conta com Yaremchuk ou Cyle Larin, o jovem catalão tem sido a garantia de golos por parte do Brugge e merece o destaque. Com cinco golos apontados, Jutglà poderá ser uma ameaça à baliza de Diogo Costa.

 

XI´S PROVÁVEIS

FC Porto (4-4-2): Diogo Costa; Diogo Costa, Pepe, David Carmo e Zaidu; Pepê, Eustáquio, Uribe e Galeno; Evanilson e Toni Martínez

Sérgio Conceição: «Vamos defrontar o tricampeão belga, uma equipa habituada a ganhar o campeonato. Sabemos daquilo que o Brugge pode fazer em função do que analisámos. Tem sido um campeonato muito bom da parte deles, tal como este jogo da Champions que já fez».

 

Club Brugge KV (4-3-3): Mignolet; Odoi, Mechele, Abakar Sylla e Bjorn Meijer; Onyedika, Casper Nielsen e Vanaken; Skov Olsen, Cyle Larin e Jutglà

Carl Hoefkens: «O FC Porto é uma equipa muito portuguesa, com a sua qualidade e imensa técnica. Sei que está pressionado para obter um bom resultado e tentará condicionar-nos. Temos de trabalhar de forma muito profissional, mostrar uma mentalidade vencedora, ter posse de bola e agressividade».

 

PREVISÃO DO RESULTADO: FC Porto 2-1 Club Brugge KV
Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

Harry Maguire viu o seu contrato sofrer alterações e pode renovar com o Manchester United

Harry Maguire pode manter-se mais algumas temporadas no Manchester United. O jogador pode renovar o seu contrato com o emblema inglês.

Sporting define futuro de Hidemasa Morita

O Sporting pretende manter Hidemasa Morita até ao final do contrato do médio e vai rejeitar ofertas pelo médio japonês.

Jan Bednarek quer contar com craque da Premier League no FC Porto

Jan Bednarek foi apanhado no treino da seleção da Polónia a tentar convencer Matty Cash a assinar pelo FC Porto. O jogador atua no Aston Villa.

Zeno Debast apontado ao Liverpool

Zeno Debast pode ser a próxima grande venda do Sporting. O jogador está a ser analisado pelo Liverpool.

PUB

Mais Artigos Populares

Jimmy Floyd Hasselbaink compara Ruben Amorim a Jurgen Klopp e Mikel Arteta: «Flexibilidade é a chave»

Jimmy Floyd comentou sobre Ruben Amorim não ser flexível com o modelo de jogo. O antigo jogador ainda questionou a continuidade do português.

Adeptos do FC Porto podem estar descansados: Victor Froholdt não pode deixar o Dragão em janeiro

Victor Froholdt terá que continuar a representar o FC Porto até ao final da temporada. O jogador não se poderá transferir em 2025/26.

Futsal: Eis os convocados de Portugal para defrontar a Letónia

Portugal irá disputar dois jogos particulares frente à Letónia para preparar o Europeu de 2026. A fase final será sorteada a 24 de outubro.