Somar e seguir | FC Porto x GD Estoril Praia

    Primeira Liga, 10.ª jornada: sexta-feira, 20h15, 3 de novembro de 2023

    A ANTEVISÃO: FC PORTO PROCURA DORMIR LÍDER EM TESTE FRENTE AO ÚLTIMO CLASSIFICADO

    No arranque da décima jornada do campeonato, quis o sorteio que o FC Porto recebesse o GD Estoril Praia no Estádio do Dragão. Terceiro (em igualdade pontual com o SL Benfica, segundo) frente ao último classificado da tabela.

    Os azuis e brancos, chegam à décima jornada depois de uma série de bons resultados e após finalmente terem sido capazes de vencer um jogo por mais do que a margem mínima (0-2 em Vizela). Apesar de um início de época titubeante, com muitas lesões e exibições inconsistentes, respiram-se, hoje, ares de esperança no balneário portista. A equipa tem crescido a olhos vistos, está mais estável apesar da instabilidade no onze fruto das várias ausências e os bons resultados e exibições na Liga dos Campeões têm um impacto emocional positivo que se transfere, agora, para as competições domésticas.

    Para a receção ao GD Estoril prevê-se que Sérgio Conceição mantenha o onze que fez alinhar em Vizela. Jorge Sanchéz fez um jogo sólido e mantém João Mário na esquerda, Francisco Conceição mostrou uma vontade inesgotável e qualidade quanto baste e beneficia das rotinas que tem a jogar com o mexicano, resquícios da última época em que jogaram juntos no Ajax. Os restantes manterão, de forma natural, o lugar no alinhamento inicial a menos que o treinador portista queira punir David Carmo por alguns erros de principiante que vai cometendo por entre exibições cada vez mais seguras. De momento, as duplas do miolo (Eustáquio – Varela) e de ataque (Evanilson – Taremi) parecem definidas.

    Do lado estorilista, espera-se uma equipa intranquila por via da posição que ocupa na tabela, mas com a esperança e abnegação de quem acredita que o Estádio do Dragão, sem nada a perder, pode ser o palco ideal para o início da reabilitação.

    Apesar da série negativa de resultados que atravessa, a formação de Cascais vale bem mais do que mostra a tabela classificativa. São quatro pontos (apenas) somados, mas no recente jogo frente ao SL Benfica ficaram bem evidentes as qualidades de uma equipa que, tivesse definido melhor, poderia ter “sacado” um bom resultado. Há trabalho a fazer no que aos comportamentos defensivos diz respeito. A equipa desequilibra-se com facilidade e sofre muitos golos.

    Todavia, os canarinhos têm nas suas fileiras jogadores de qualidade que, quando inspirados, são capazes de jogar um futebol de pé para pé muito atrativo. Prova disso mesmo é o facto da turma lisboeta ter mais golos marcados, imagine-se, do que o FC Porto (14 contra 13 dos dragões).

    Vasco Seabra apresentará, certamente, um alinhamento agarrado a uma linha de cinco atrás, com Bernardo Vital como patrão e Tiago Araújo a dar asas à ala esquerda, Holsgrove e João Marques (melhor marcador da equipa) como esteios no meio-campo e Cassiano, Rafik Guitane e, principalmente, Heriberto Tavares como setas apontadas à baliza do FC Porto.

    Ainda assim, apesar das dificuldades que o GD Estoril poderá causar, a obrigação num jogo frente ao último classificado é a de vencer. Perante os seus adeptos e com superioridade mais do que evidente ao nível dos plantéis, caberá aos comandados de Sérgio Conceição descomplicar cedo a partida de forma a pressionar os rivais, que entrarão em campo apenas nos dias seguintes, e gerir esforços antes de um jogo decisivo a contar para a Liga dos Campeões.

    Em caso de vitória, os dragões, ainda que em igualdade pontual com o Sporting CP, dormirão líderes.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O jogo de Sexta-feira é o 68º entre as equipas
    2. Da última vez que se defrontaram, o FC Porto venceu em o GD Estoril por 3-2
    3. Nos 67 jogos anteriores, o FC Porto venceu 40, empatou 15 e perdeu 12
    4. O FC Porto terceiro classificado no campeonato. O GD Estoril, por seu turno, encontra-se na última posição da tabela
    5. Nos embates entre ambas as equipas, marcaram-se, até à data, 221 golos. O FC Porto marcou 140 e os estorilistas apontaram 81
    6. É o sétimo jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao GD Estoril
    7. Nos seis embates anteriores, venceu cinco e empatou um
    8. A maior vitória do FC Porto frente ao emblema da linha de Cascais foi em 1983/1984. 8-0 foi o resultado
    9. A última e única vez que o GD Estoril venceu o FC Porto no seu reduto em jogos do campeonato foi em Fevereiro de 2014
    10.  Os melhores marcadores em embates entre as duas equipas são Fernando Gomes (FC Porto) e Miguel Lourenço (GD Estoril) com 11 golos cada

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Evanilson
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Evanilson Depois de um início de temporada ao estilo da época passada, muito fustigado por lesões, o avançado brasileiro parece estar de volta à melhor forma. Soma cinco golos nos últimos quatro jogos e, depois do hat-trick ao Royal Antuérpia, foi considerado o melhor jogador da semana na Liga dos Campeões.

    Bernardo Vital é uma das pedras fundamentais do Estoril
    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    Bernardo Vital Capitão e um dos jogadores mais utilizados na presente temporada, é o patrão da defesa estorilista. É certo que a turma lisboeta apresenta um dos piores registos defensivos do nosso campeonato, mas as possibilidades de sucesso do GD Estoril no Estádio do Dragão dependerão muito do acerto da sua linha defensiva, no geral, e da capacidade de liderança e futebolística de Bernardo Vital em particular.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto: Diogo Costa; Jorge Sanchez, Pepe, David Carmo e João Mário; Francisco Conceição, Eustáquio, Alan Varela e Pepê; Evanilson e Taremi

    Treinador: Sérgio Conceição

    «O Estoril vai ficar do meio da tabela para cima. Espero um jogo difícil. Trabalhámos estrategicamente este jogo. Cabe-nos a nós ir atrás do resultado. Uma batalha que vai ser importante para o campeonato».

    GD Estoril Praia: Daniel Figueira; Pedro Álvaro, Bernardo Vital, Volnei Feltes, Rodrigo Gomes e Tiago Araújo; João Marque, Jordan Holsgrove; Heriberto Tavares, Cassiano e Rafik Guitane

    Treinador: Vasco Seabra

    «O FC Porto nunca desiste e bate-se sempre em todos os jogos com uma vontade muito grande de conquistar os pontos. Por isso, o que vemos é uma oportunidade para competirmos».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-1 GD Estoril Praia

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.