Taça de Portugal, oitavos de final: terça-feira, 9 de janeiro de 2024, 20h45.
A ANTEVISÃO: ESPERANÇA CANARINHA NUMA NOITE ONDE OS DRAGÕES AMBICIONAM FAZER O SEU GRITO DO IPIRANGA
“Pedra no sapato” é talvez a expressão que mais se ajusta à visão do FC Porto perante o Estoril nos recentes embates entre as duas equipas. Os estorilistas têm feito totalmente a vida negra a Sérgio Conceição, pois, em ambas as vezes que as formações mediram forças na presente temporada, foram os canarinhos que saíram com enormes motivos para sorrir. Um jogo que será disputado com base nos recentes duelos, mas sobretudo com a mira apontada à continuação de mais um capítulo da prova rainha.
O FC Porto irá entrar em campo na Amoreira, depois de um empate contabilizado para a Liga Portuguesa frente ao Boavista FC. Numa época que tem sido algo conturbada para os dragões, estes vêm na Taça de Portugal uma hipótese de correr contra o prejuízo e contrariar a alegada má fase.
Já o GD Estoril Praia encontrava-se de vento em popa na ascensão no campeonato, mas viu-se fortemente travado em Alvalade, frente ao Sporting, onde os atuais líderes isolados atropelaram Vasco Seabra e companhia por 5-1. Frente ao FC Porto, a história tem sido outra e querem dar uso ao provérbio do “Não há duas sem três”.
O árbitro nomeado é Fábio Veríssimo.
10 DADOS RÁPIDOS
- Estorilistas e dragões já mediram forças por 69 ocasiões, com 40 vitórias para os azuis e brancos, 14 para os canarinhos e 15 empates.
- O FC Porto já abanou as redes frente à formação lisboeta por 141 vezes para 85 do Estoril
- Portistas não vencem na Amoreira desde janeiro de 2022
- Dragões sofreram duas derrotas consecutivas frente aos estorilistas
- O FC Porto já venceu a Taça de Portugal por 19 vezes
- Já o Estoril nunca levantou nenhuma prova rainha
- Estoril encontra-se no 11.º posto da Liga
- Já o Porto estabiliza-se no 3.º lugar da prova
- João Carlos foi o último jogador do ‘mágico’ a marcar frente ao Porto
- O FC Porto encontra-se em busca da sua terceira Taça de Portugal consecutiva.
JOGADORES A TER EM CONTA
Mateus Fernandes – Depois de ter desfalcado os convocados para a partida frente ao Sporting, o jovem médio irá certamente querer voltar a causar estragos diante da turma de Sérgio Conceição. O camisola 82 do emblema do Estoril tem sido um dos cérebros da equipa e uma das peças basilares do plantel.
Pepê – Tecnicista e com a arte de tratar bem a bola que todos já conhecemos, o brasileiro tem sido um dos jogadores mais constantes de uma época, para já, atribulada do conjunto da Invicta. Nos últimos embates dos dragões tem estado em grande plano e pretende continuar a agitar defesas adversárias.
XI´s PROVÁVEIS
GD Estoril Praia: Marcelo Carné, Raúl Parra, Bernardo Vital, Pedro Álvaro, Rodrigo Gomes, Jordan Holsgrove, Mateus Fernandes, Tiago Araújo, Rafik Guitane, Cassiano e João Marques.
Treinador: Vasco Seabra
«Vai ser diferente, numa nova competição. É o terceiro jogo contra eles em três competições diferentes. Vamos defrontar um adversário extraordinariamente difícil, muito competente e com um excelente treinador».
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Pepe, Wendell, Marko Grujic, Stephen Eustáquio, Pepê e Galeno; Toni Martínez e Evanilson.
Treinador: Sérgio Conceição
«Espero um FC Porto a fazer coisas diferentes do que fizemos, sobretudo na partida da Taça da Liga».
PREVISÃO DE RESULTADO: GD Estoril Praia 1-2 FC Porto