Às portas do juízo final | Estrela da Amadora x FC Porto

- Advertisement -

Primeira Liga, 31.ª Jornada. Domingo, 26 de abril de 2026, 18h00.

A ANTEVISÃO: DRAGÕES EM FÚRIA PARA APAGAR A ESRELA

Vindo de três derrotas consecutivas, o Estrela da Amadora recebe o FC Porto em mais um teste muito complicado para os comandados de João Nuno, mas que pode ser decisivo nas contas finais da luta pela manutenção.

Depois de o Casa Pia ter perdido o jogo em atraso com o Sporting de Braga, os tricolores da Reboleira entram motivados em manter a vantagem para a equipa de Álvaro Pacheco. A dependerem de si mesmos, a verdade é que as últimas quatro jornadas, embora fundamentais, serão duras: após a receção ao FC Porto, ficam a faltar as visitas a Moreira de Cónegos e Braga, bem como defrontar o Famalicão, no Estádio José Gomes.

Assim, se habitualmente os jogos contra os ditos três grandes não tendem a pressionar a equipa teoricamente mais fraca, neste caso o cenário é diferente. Contudo, o Estrela da Amadora, no desafio frente ao Sporting, mostrou ser uma equipa que, estando ligada, tem capacidade para controlar o jogo sem bola e explorar ataques rápidos, com recurso à velocidade dos homens da frente.

A perspetiva portista é inversa, na medida em que luta pela conquista do campeonato nacional, mas a vontade de vencer é a mesma. Se o dérbi entre Sporting e Benfica sorriu à equipa de Farioli, com os dragões a cavarem um fosso maior para os leões, o FC Porto está agora com a passadeira estendida para conquistar o título da Primeira Liga. Caso vençam na deslocação à Amadora, os nortenhos ficam a dois jogos de voltarem a sagrar-se campeões nacionais.

O sonho do triplete e da dobradinha já não se pode tornar realidade, portanto, resta aos azuis e brancos transformarem a frustração pela eliminação da Europa League e da Taça de Portugal em motivação para as últimas quatro finais da temporada.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Alan Varela, Zaidu, Neuhén Pérez, Samu e Luuk de Jong são ausências confirmadas do FC Porto para o jogo no Estádio José Gomes. Martim Fernandes está de volta aos convocados.
  2. Os tricolores não poderão contar com Bernardo Schappo, que saiu lesionado no último encontro
  3. Em 21 jogos na Reboleira, o FC Porto venceu por oito vezes e empatou em outras oito ocasiões. O Estrela da Amadora ganhou cinco partidas.
  4. No último jogo entre os dois emblemas no Estádio José Gomes, os estrelistas venceram os dragões por 2-0.
  5. Na primeira volta, o FC Porto venceu o Estrela da Amadora por 3-1.
  6. Atualmente, a diferença pontual entre uma e outra equipa é de 51 pontos
  7. O Estrela da Amadora tem agora 33 golos marcados e 49 sofridos. O FC Porto leva 61 marcados e 14 sofridos
  8. Os azuis e brancos têm sete vitórias nas últimas dez jornadas do campeonato. Os tricolores, em 30 jornadas de campeonato, ganharam apenas seis jogos.
  9. Nos últimos cinco jogos, o Estrela da Amadora tem quatro derrotas. O FC Porto ganhou quatro e empatou um.
  10. Hélder Carvalho é o árbitro nomeado para apitar a partida.

JOGADORES A TER EM CONTA

Abraham Marcus Jakub Kiwior FC Porto Estrela da Amadora
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Abraham Marcus – O extremo de 26 anos defronta uma equipa que bem conhece, visto ter representado a equipa B portista durante três temporadas. Para além disso, foi o autor do único golo dos estrelistas no jogo da primeira volta no Estádio do Dragão, é titular indiscutível na equipa de João Nuno e o peso que tem na formação amadorense é explicado pelos números: 11 contribuições diretas, com cinco golos marcados (que o fazem ser, a par de Jovane e de Rodrigo Pinho, o jogador do atual plantel com mais finalizações certeiras nesta temporada) e seis assistências, sendo líder da equipa também nessa matéria. Num jogo em que se espera domínio portista com bola, Marcus poderá ser fundamental para esticar jogo, explorar as costas da defesa adversária e atacar a baliza.

Luan Patrick Victor Froholdt FC Porto Estrela da Amadora
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Victor Froholdt – O médio dinamarquês de 19 anos é um dos principais candidatos a vencer o prémio de melhor jogador da liga e tem sido o grande motor do futebol azul e branco. Aliado à capacidade de carregar jogo e de explosão com bola, Froholdt tem uma disponibilidade física que poderá ser essencial num campo como o do Estádio José Gomes. Aliado a tudo isso, soma dois golos nas duas últimas jornadas do campeonato. O nome do jovem jogador estará gravado no provável título de campeão nacional dos dragões.

XI´s PROVÁVEIS

Estrela da Amadora: Renan Ribeiro; Max Scholze, Lekovic, Luan Patrick e Bruno Langa; Jansson, Eddy Doué e Robinho; Marcus Abraham, Ianis Stoica e Rodrigo Pinho

Treinador: João Nuno

«Vamos ter de ser muito inteligentes a sair dessa zona de pressão e depois aproveitar os momentos certos. Quando tivermos bola, temos de ter coragem».

FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura; Pablo Rosário, Froholdt e Rodrigo Mora; Pepê, Pietuszewski e Terem Moffi

Treinador: Francesco Farioli

«É uma deslocação sempre difícil e precisam de pontos. Vamos ter de abordar o jogo com a atitude certa, num campo que conhecemos bem e vamos ter de abordar de maneira correta».

PREVISÃO DE RESULTADO: Estrela da Amadora 0-1 FC Porto

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League Feminina: Já é conhecido o emparelhamento da 3.ª pré-eliminatória

O sorteio da 3.ª pré-eliminatória da Champions League Feminina foi realizado esta terça-feira. Restam apenas nove lugares para a fase de liga.

Fotis Ioannidis segura o lugar na frente de ataque do Sporting para a receção ao Vitória SC

O jornal A Bola avança que Rui Borges voltará a apostar em Fotis Ioannidis para a segunda jornada da Primeira Liga, mantendo Luis Suárez no banco de suplentes.

Oficial: Ousmane Diomande deixa Sporting e reforça Nottingham Forest

O Nottingham Forest oficializou a contratação de Ousmane Diomande. Defesa-central deixou o Sporting neste mercado de verão.

Estrasburgo de Hugo Oliveira confirma reforço vindo do Chelsea

O Estrasburgo de Hugo Oliveira oficializou a contratação de Filip Jorgensen. Guarda-redes chega por empréstimo do Chelsea.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto em negociações com o AC Milan de Ruben Amorim por avançado: eis as últimas novidades

O FC Porto quer contratar Santiago Giménez ao AC Milan e há negociações. Fica com as últimas novidades do caso.

João Palhinha mais longe do Benfica: Exigências do Bayern Munique e concorrência inglesa travam avanço encarnado

O poderio financeiro do Aston Villa deixa o Benfica para trás na corrida à contratação de João Palhinha.

Volta a Portugal 2026 #1: Rui Oliveira incendiou a corrida, Guérin dominou a Torre

Ao fim da primeira semana da Volta a Portugal, a corrida já teve de tudo: sprints massivos, quedas, fugas e mudanças de líder