Que características deve ter o duplo pivô do FC Porto?

- Advertisement -

Tendo em vista a disparidade de opções existentes no plantel do FC Porto para o centro do terreno, antecipa-se uma luta acesa pelo duplo pivô do meio-campo dos dragões. Antecipava-se um final do mercado de transferências com movimentações, mas a verdade é que pouco aconteceu.

Com jogadores importantes assegurados no plantel, como Corona e Sérgio Oliveira, as dúvidas recaem sobretudo sobre a dupla de meio-campo titular. Tendo em conta que já estamos a caminho da 4.ª jornada do campeonato, é fundamental que Sérgio Conceição encontre os dois jogadores que vão exercer a exigente função de duplo pivô.

Não, Bruno Costa e Uribe não podem ser a dupla titular do FC Porto, e isso ficou bem patente no jogo frente ao CS Marítimo. São dois jogadores que não se complementam um ao outro, o que se pede num duplo pivô.

Têm características algo similares, e a zona central do terreno acaba assim por ficar sem um criativo, alguém que faça a transição entre o meio-campo e o ataque.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Por exemplo, com Uribe nas costas, Sérgio Oliveira fazia essa função de forma exímia. Não sei se era por conta de uma possível transferência futura que o internacional português não estava a jogar, o que até faz todo o sentido, Sérgio Conceição está a idear uma equipa com os jogadores que vão ficar no plantel.

Mas, caso seja um momento de má forma, ao retornar à boa forma, Sérgio Oliveira é titular indiscutível do FC Porto: um jogador que somou 20 golos e seis assistências na época transata não pode ficar no banco.

Romário Baró acabou mesmo por sair emprestado para o Estoril-Praia SAD, e creio que é um talento que vai dar cartas no futuro. Sendo assim, com a permanência de Sérgio Oliveira, temos o internacional português, Uribe, Grujic, Bruno Costa e Vitinha.

Este último, na minha opinião, é o jogador (mais do que) ideal para replicar as funções que Sérgio Oliveira tem desempenhado nas épocas passadas. É certo que há alguma dúvida se pode ou não jogar num duplo pivô, no entanto é preciso experimentar!

De facto, não estamos e não vemos os treinos, mas sabemos bem do que Vitinha é capaz: melhorando defensivamente, ganhando a intensidade de jogo do FC Porto, e tendo um jogador por trás a dar suporte, como Uribe ou Grujic, Vitinha é o jogador que Sérgio Conceição deve apostar, é um talento puro.

Bruno Costa, a meu ver, seria mais para entrar na 2.ª parte, como jogador que dá soluções diferentes à equipa, é um bom jogador – não compromete e dá garantias – todavia não é um titular indiscutível.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Com o término do mercado de transferências, o plantel do FC Porto fica fechado e deve estar pronto para atacar todas as frentes. Os jogadores do centro do terreno que ficaram estão cientes e preparados para as dinâmicas que o duplo pivô dá à equipa.

São o coração do sistema, sem este duplo pivô a equipa de Sérgio Conceição não vai engrenar: transições, pressão, rápida reação à perda da bola e intensidade é o que se pede a um jogador do meio-campo portista.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Club Brugge inicia defesa do título na Bélgica com goleada assinada por Carlos Forbs

O Club Brugge começou a campanha de defesa do título na Bélgica com uma goleada. Carlos Forbs marcou um dos golos do triunfo por 3-0.

Ousmane Diomande viaja esta noite para Inglaterra para assinar pelo Nottingham Forest, avança a imprensa internacional

Ousmane Diomandé deve viajar esta noite para Inglaterra para realizar os exames médicos no Nottingham Forest e assinar contrato até 2031.

Presidente do Marítimo satisfeito com recorda travessia do clube na Segunda Liga: «Houve meses em que não sabíamos como iríamos sobreviver ao mês seguinte»

Carlos André Gomes, presidente do Marítimo, falou à comunicação social inglesa. Madeirenses de regresso à Primeira Liga.

FC Porto: já é conhecido o tempo estimado de paragem de Oskar Pietuszewski

Oskar Pietuszewski deverá ficar três semanas afastado dos relvados devido a lesão muscular na coxa direita.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan de Ruben Amorim perde com o Chelsea por 3-0 e Francisco Conceição marca na derrota da Juventus

O Chelsea de Xabi Alonso venceu o AC Milan de Ruben Amorim por 3-0, e a Juventus perdeu frente ao Inter de Milão por 2-1, em jogo particular.

Marco Silva quer reencontrar defesa e Benfica olha para central do Chelsea como o eleito para a vaga de António Silva

O Benfica está de olho na contratação de Tosin Adarabioyo. Defesa central do Chelsea trabalhou com Marco Silva no Fulham.

Bruno Guimarães deixa Newcastle e é reforço confirmado do Arsenal como a 2ª contratação mais cara da história dos gunners

Bruno Guimarães já foi oficializado como novo jogador do Arsenal. Médio deixa o Newcastle e muda de clube na Premier League.