Que características deve ter o duplo pivô do FC Porto?

- Advertisement -

Tendo em vista a disparidade de opções existentes no plantel do FC Porto para o centro do terreno, antecipa-se uma luta acesa pelo duplo pivô do meio-campo dos dragões. Antecipava-se um final do mercado de transferências com movimentações, mas a verdade é que pouco aconteceu.

Com jogadores importantes assegurados no plantel, como Corona e Sérgio Oliveira, as dúvidas recaem sobretudo sobre a dupla de meio-campo titular. Tendo em conta que já estamos a caminho da 4.ª jornada do campeonato, é fundamental que Sérgio Conceição encontre os dois jogadores que vão exercer a exigente função de duplo pivô.

Não, Bruno Costa e Uribe não podem ser a dupla titular do FC Porto, e isso ficou bem patente no jogo frente ao CS Marítimo. São dois jogadores que não se complementam um ao outro, o que se pede num duplo pivô.

Têm características algo similares, e a zona central do terreno acaba assim por ficar sem um criativo, alguém que faça a transição entre o meio-campo e o ataque.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Por exemplo, com Uribe nas costas, Sérgio Oliveira fazia essa função de forma exímia. Não sei se era por conta de uma possível transferência futura que o internacional português não estava a jogar, o que até faz todo o sentido, Sérgio Conceição está a idear uma equipa com os jogadores que vão ficar no plantel.

Mas, caso seja um momento de má forma, ao retornar à boa forma, Sérgio Oliveira é titular indiscutível do FC Porto: um jogador que somou 20 golos e seis assistências na época transata não pode ficar no banco.

Romário Baró acabou mesmo por sair emprestado para o Estoril-Praia SAD, e creio que é um talento que vai dar cartas no futuro. Sendo assim, com a permanência de Sérgio Oliveira, temos o internacional português, Uribe, Grujic, Bruno Costa e Vitinha.

Este último, na minha opinião, é o jogador (mais do que) ideal para replicar as funções que Sérgio Oliveira tem desempenhado nas épocas passadas. É certo que há alguma dúvida se pode ou não jogar num duplo pivô, no entanto é preciso experimentar!

De facto, não estamos e não vemos os treinos, mas sabemos bem do que Vitinha é capaz: melhorando defensivamente, ganhando a intensidade de jogo do FC Porto, e tendo um jogador por trás a dar suporte, como Uribe ou Grujic, Vitinha é o jogador que Sérgio Conceição deve apostar, é um talento puro.

Bruno Costa, a meu ver, seria mais para entrar na 2.ª parte, como jogador que dá soluções diferentes à equipa, é um bom jogador – não compromete e dá garantias – todavia não é um titular indiscutível.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Com o término do mercado de transferências, o plantel do FC Porto fica fechado e deve estar pronto para atacar todas as frentes. Os jogadores do centro do terreno que ficaram estão cientes e preparados para as dinâmicas que o duplo pivô dá à equipa.

São o coração do sistema, sem este duplo pivô a equipa de Sérgio Conceição não vai engrenar: transições, pressão, rápida reação à perda da bola e intensidade é o que se pede a um jogador do meio-campo portista.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Anatoliy Trubin e Andreas Schjelderup na lista: eis a equipa da semana da Champions League

A UEFA já deu a conhecer a melhor equipa da jornada na Champions League. Anatoliy Trubin e Andreas Schjelderup representados.

Al Hilal tenta contratar alvo do Benfica depois de fechar avançado por 30 milhões de euros

O Al Hilal está no mercado por avançados. Kader Meité vai reforçar sauditas e Jeff Ekhator também está na lista do clube.

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer vir a Portugal contratar avançado para colmatar saída de peso

O Al Ittihad está interessado em contratar Yassir Zabiri. Emblema orientado por Sérgio Conceição de olho no avançado do Famalicão.

Crystal Palace chega além dos 80 milhões de euros e fecha 2 avançados

O Crystal Palace fechou a contratação de dois avançados. Jorgen Strand Larsen e Evann Guessand a caminho dos eagles.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa deixa o Benfica em definitivo e está a caminho do Alverca

Diogo Spencer vai rumar ao Alverca. Lateral direito deixa Benfica em definitivo e interrompe empréstimo ao AVS SAD.

Rúben Neves e Al Hilal avançam nas negociações e Real Madrid e Manchester United afastam-se: eis as novidades sobre o futuro do internacional português

Rúben Neves vai continuar no Al Hilal. Médio está em final de contrato, mas vai renovar por mais três temporadas com os sauditas.

Wesley desviado do Benfica e com destino conhecido no futebol europeu

Wesley vai ser reforço da Real Sociedad. Extremo vai ser cedido aos bascos pelo Al Nassr e empréstimo contemplará opção de compra.