Que características deve ter o duplo pivô do FC Porto?

- Advertisement -

Tendo em vista a disparidade de opções existentes no plantel do FC Porto para o centro do terreno, antecipa-se uma luta acesa pelo duplo pivô do meio-campo dos dragões. Antecipava-se um final do mercado de transferências com movimentações, mas a verdade é que pouco aconteceu.

Com jogadores importantes assegurados no plantel, como Corona e Sérgio Oliveira, as dúvidas recaem sobretudo sobre a dupla de meio-campo titular. Tendo em conta que já estamos a caminho da 4.ª jornada do campeonato, é fundamental que Sérgio Conceição encontre os dois jogadores que vão exercer a exigente função de duplo pivô.

Não, Bruno Costa e Uribe não podem ser a dupla titular do FC Porto, e isso ficou bem patente no jogo frente ao CS Marítimo. São dois jogadores que não se complementam um ao outro, o que se pede num duplo pivô.

Têm características algo similares, e a zona central do terreno acaba assim por ficar sem um criativo, alguém que faça a transição entre o meio-campo e o ataque.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Por exemplo, com Uribe nas costas, Sérgio Oliveira fazia essa função de forma exímia. Não sei se era por conta de uma possível transferência futura que o internacional português não estava a jogar, o que até faz todo o sentido, Sérgio Conceição está a idear uma equipa com os jogadores que vão ficar no plantel.

Mas, caso seja um momento de má forma, ao retornar à boa forma, Sérgio Oliveira é titular indiscutível do FC Porto: um jogador que somou 20 golos e seis assistências na época transata não pode ficar no banco.

Romário Baró acabou mesmo por sair emprestado para o Estoril-Praia SAD, e creio que é um talento que vai dar cartas no futuro. Sendo assim, com a permanência de Sérgio Oliveira, temos o internacional português, Uribe, Grujic, Bruno Costa e Vitinha.

Este último, na minha opinião, é o jogador (mais do que) ideal para replicar as funções que Sérgio Oliveira tem desempenhado nas épocas passadas. É certo que há alguma dúvida se pode ou não jogar num duplo pivô, no entanto é preciso experimentar!

De facto, não estamos e não vemos os treinos, mas sabemos bem do que Vitinha é capaz: melhorando defensivamente, ganhando a intensidade de jogo do FC Porto, e tendo um jogador por trás a dar suporte, como Uribe ou Grujic, Vitinha é o jogador que Sérgio Conceição deve apostar, é um talento puro.

Bruno Costa, a meu ver, seria mais para entrar na 2.ª parte, como jogador que dá soluções diferentes à equipa, é um bom jogador – não compromete e dá garantias – todavia não é um titular indiscutível.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Com o término do mercado de transferências, o plantel do FC Porto fica fechado e deve estar pronto para atacar todas as frentes. Os jogadores do centro do terreno que ficaram estão cientes e preparados para as dinâmicas que o duplo pivô dá à equipa.

São o coração do sistema, sem este duplo pivô a equipa de Sérgio Conceição não vai engrenar: transições, pressão, rápida reação à perda da bola e intensidade é o que se pede a um jogador do meio-campo portista.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o quadro das meias-finais da CAN 2025

A CAN 2025 está a chegar à sua fase decisiva. Senegal, Egito, Nigéria e Marrocos são as quatro seleções que estão nas meias-finais.

Valencia cede empate frente ao Elche e Villarreal ganha e reforça terceiro lugar na La Liga

O Valencia empatou a um golo em casa frente ao Elche, na jornada 19 da La Liga. Já o Villarreal bateu o Alavés por 3-1.

Samu Silva enaltece triunfo do Vitória SC na Taça da Liga: «Enorme orgulho poder ficar na história deste grande clube e na história do...

Samu Silva falou após a conquista da Taça da Liga por parte do Vitória SC. O capitão dos vimaranenses enalteceu a capacidade de entrega da equipa.

Vitória SC tem duas baixas confirmadas para o jogo da próxima jornada frente ao FC Porto

O Vitória SC acabou por ver confirmadas duas baixas para o jogo da próxima jornada, frente ao FC Porto: Nélson Oliveira e João Mendes.

PUB

Mais Artigos Populares

António Salvador lamenta morte de adepto do Braga e critica arbitragem da final da Taça da Liga: «O ponto de viragem neste jogo é...

António Salvador falou após a final perdida pelo Braga frente ao Vitória SC, na Taça da Liga. O presidente dos bracarenses deixou críticas para a arbitragem.

António Miguel Cardoso: «Para ganhar e conquistar títulos é preciso muita humildade e o Vitória nunca desistiu»

António Miguel Cardoso já reagiu ao desfecho da final da Taça da Liga. Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a prova.

Herói Charles após Vitória SC x Braga: «Deus coroou-nos com este grande título»

Charles já reagiu ao desfecho da final da Taça da Liga. Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a competição.