CD Tondela vs FC Porto: O chip agora vira para o campeonato

- Advertisement -

Primeira Liga, 26.ª jornada: sábado, 18h, 10 de abril de 2021
ANTEVISÃO: DE VOLTA À REALIDADE

O FC Porto vai voltar à ação para o campeonato, em Tondela, após o desaire europeu com o Chelsea FC, um resultado difícil de engolir, pela qualidade exibicional que os Dragões demonstraram frente à formação inglesa. Porém, a vida prossegue e a próxima viagem dos azuis e brancos será ao centro do país para defrontar a equipa tondelense, orientada pelo espanhol Paco Ayestarán.

DEPOIS DA ANDALUZIA, VIAGEM ATÉ ÀS BEIRAS. CONSEGUIRÁ O CAMPEÃO VOLTAR ÀS VITÓRIAS FRENTE AO AGUERRIDO CD TONDELA? APOSTA COM A BET.PT!

De referir que, na última jornada, o FC Porto conseguiu encurtar diferenças ao líder, sendo que a atual diferença pontual se cifra nos oito pontos, por isso é imperativo que os atuais campeões nacionais consigam trazer os três pontos para a cidade invicta. Assim, apesar de ser um desafio que está no meio do duelo europeu, Sérgio Conceição não deverá mexer muito naquilo que será o seu onze base. Além disso, há que relembrar que, na 1.ª volta, a equipa do CD Tondela bateu-se muito bem diante do FC Porto, no Estádio do Dragão,  numa partida que contou com 7 golos, tendo ficado 4-3, a favor da equipa da casa.

Atualmente, a formação de Viseu encontra-se confortavelmente no 9.º lugar da tabela classificativa, contudo quererá evitar surpresas desagradáveis e fugir a uma luta intensa, como é a da manutenção. Ao contrário das últimas temporadas, os pupilos de Paco Ayestarán estão decididos a festejar a permanência mais cedo e para isso contam pontuar frente ao FC Porto. Por sua vez, os azuis e brancos ocupam o 2.º posto da Primeira Liga, no entanto sabem que essa posição está longe de estar garantida e, como é costume, Sérgio Conceição só quer olhar para cima e apesar da distância pontual, não quer facilitar a vida ao Sporting CP.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O FC Porto e o CD Tondela já se defrontaram duas vezes esta temporada, sendo que o saldo é 100% favorável aos azuis e brancos;
  2. A equipa tondelensenão vence uma única partida frente ao FC Porto desde 2016, onde ficou célebre por Pinto da Costa ter admitido que o clube azul e branco tinha “batido no fundo”;
  3. A formação azul e branca, com Sérgio Conceição no comando, venceu sempre em Tondela a contar para o campeonato;
  4. O CD Tondela já não perde há dois desafios para a Primeira Liga;
  5. Já o FC Porto não cede pontos para a liga portuguesa desde o empate caseiro com o Sporting CP;
  6. A maior vitória dos azuis e brancos, no centro do país, foi de 0-3, na época de 2018/2019;
  7. Cláudio Ramos, atualmente no FC Porto, é o atleta com mais minutos em campo, em confrontos diretos;
  8. Há 10 partidas que o FC Porto não perde com o CD Tondela;
  9. Moussa Marega é o melhor marcador, com 5 golos, nos embates entre estes dois clubes;
  10. O resultado típico entre o CD Tondela e o FC Porto, no estádio João Cardoso, é de 0-1;

JOGADORES A TER EM CONTA

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Uribe (FC Porto) – Chegou a vez de destacar o médio internacional colombiano, Uribe. Apesar de não ser muito vistoso em campo, o que pode ser um elogio, o centro campista de 30 anos tem sido uma das peças fundamentais para Sérgio Conceição. Tem como principais tarefas gerir os equilíbrios da equipa, ou seja, não deixar apanhar a formação azul e branca em contra pé, algo que tem cumprido com distinção, devido à sua cultura tática. Deste modo, se tivesse de apelidar Uribe num objeto seria o de “pêndulo” ou de “âncora”. Neste sentido, tem feito uma dupla interessante com Sérgio Oliveira, uma vez que são jogadores que se complementam muito bem e conseguem disfarçar as debilidades um do outro. Assim, no 2.º ano com a camisola azul e branca, Uribe tem a sua posição bem sedimentada no conjunto de Sérgio Conceição, sendo, atualmente, um dos atletas com mais minutos nas pernas.

Mário González (CD Tondela) – O jovem espanhol, emprestado ao CD Tondela, pelo Villarreal CF, tem sido uma das boas surpresas desta edição do campeonato português. À semelhança do que escrevi, relativamente a Uribe, se tivesse de adjetivar a campanha deste avançado, denominaria de “abono de família”, pois tem sido o goleador máximo da formação tondelense. Neste sentido, Mário González é um futebolista com potencial, visto que possui boas características para atuar na posição que ocupa em campo. Ou seja, tem um bom sentido de finalização, como evidenciam os 9 golos na liga, explora bem a profundidade e também sabe dar linhas de apoio. Por isto tudo, o atacante espanhol vai-se apresentar como uma séria ameaça à defesa do FC Porto, que terá de ter uma atenção redobrada sobre ele.

XI’S PROVÁVEIS

CD Tondela: Pedro Trigueira, Bebeto, Yohan Tavares, Alves, Ferreira, Murillo, João Pedro, Grau, Olabe, Rafael Barbosa e Mário González

Treinador: Paco Ayestarán

«Se conseguirmos levar o jogo até ao fim já será bom. O FC Porto é uma equipa que no ataque é muito forte, viu-se contra o Chelsea que no primeiro tempo teve o controlo do jogo, quiçá recuou um pouco cinco minutos antes do intervalo e foi quando encaixou o golo, por um pequeno erro. Se chegarmos ao final do jogo com possibilidades já será bom para nós.”

FC Porto: Marchesín, Nanú, Pepe, Diogo Leite, Zaidu, Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, Luis Díaz, Marega e Taremi

Treinador: Sérgio Conceição

«Quero que os jogadores estejam no máximo. Estamos a meio de uma eliminatória dos quartos de final da Liga dos Campeões e agora vamos ter um jogo em Tondela, que é praticamente uma final para nós.”

PREVISÃO DE RESULTADO: CD TONDELA 0-1 FC PORTO

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto tem concorrência por jovem promessa do Flamengo: Eis o ponto de situação

O FC Porto fez uma proposta pelo jovem lateral do Flamengo, Daniel Sales. Os dragões têm concirencia do Gotzepe, da Turquia.

Árbitro neerlandês afastado do Mundial 2026 morre aos 38 anos

Rob Dieperink, árbitro neerlandês e oficial internacional de VAR, morreu aos 38 anos. O árbitro foi afastado do Mundial 2026 após investigações.

Barcelona vai ter de voltar a sair do Camp Nou: eis a razão

O Barcelona pediu para atuar na primeira metade de 2027/28 fora do Camp Nou, regressando por alguns meses ao Montjuic.

Hamburgo não desiste de Fábio Vieira: «Tem uma qualidade completamente diferente. Temos mais um lugar livre»

O Hamburgo quer contratar Fábio Vieira ao Arsenal. O médio esteve emprestado aos alemães na temporada passada.

PUB

Mais Artigos Populares

Entre a controvérsia e o reconhecimento: João Pinheiro nos 13 eleitos para o fecho do Mundial 2026

João Pinheiro consta na lista de 13 árbitros que vão dirigir os encontros finais do Mundial 2026. O árbitro português sonha com a final da competição.

Óscar revela que esteve perto de assinar pelo Barcelona: «Tentaram-me contratar para que eu jogasse de graça»

Óscar revelou que esteve muito perto de reforçar o Barcelona em 2022, mas a transferência acabou por falhar devido à permanência de Smauel Umtiti.

Vasco Matos leva 28 jogadores para estágio do Estoril Praia no Algarve: eis os convocados

Vasco Matos chamou 28 jogadores para o estágio de pré-temporada do Estoril Praia, que decorre no Algarve até ao próximo sábado.