Com a baliza inviolável, a caminhada rumo ao título está mais fácil

- Advertisement -

Faltam cinco jogos para o campeonato terminar e o FC Porto só precisa de três vitórias para voltar a ser campeão nacional, numa temporada atípica. Após o regresso do campeonato, a equipa de Sérgio Conceição soma três vitórias, uma derrota e um empate. No entanto, para além destes números, há uma estatística que deve ser evidenciada: os quatros jogos consecutivos sem sofrer golos. Um registo inédito esta temporada que mostra um FC Porto mais consistente no setor defensivo.

Esta época, a equipa do FC Porto ainda não tinha conseguido estar quatro jogos consecutivos sem sofrer golos, um marco que atingiu na Mata Real depois de ter vencido o FC Paços de Ferreira por 1-0, na última jornada. O melhor que a equipa de Sérgio Conceição tinha conseguido até então tinham sido três jogos consecutivos sem sofrer golos a contar para todas as competições. Conseguiu esse feito três vezes, mas só agora conseguiu os quatros jogos de baliza inviolável.

Com a baliza inviolável, a caminhada rumo ao título está mais fácil. Conseguiu esse feito três vezes, mas os quatros jogos de baliza inviolável.
Na Mata Real, diante do FC Paços de Ferreira, o central marcou o golo decisivo e ajudou a equipa a prolongar o registo de quatro jogos consecutivos sem sofrer golos
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Depois da derrota em FC Famalicão (2-1), Marchesín não consentiu mais golos na baliza portista. Muito mérito para o guarda-redes, mas também para a linha defensiva, que aliás sofreu várias alterações no decorrer das jornadas. No regresso do campeonato, o treinador já não pôde contar com Marcano, que sofreu uma rotura de ligamentos e é baixa para muitos meses. Só aí já trouxe mudanças, com a inclusão de Mbemba ao lado de Pepe. A dupla de centrais foi aliás a única que se manteve intacta na defesa, isto porque o lado esquerdo já contou com Alex Telles, Manafá e Diogo Leite. Assim como o lado direito que já teve Corona, Manafá e a estreia de Tomás Esteves. Apesar deste registo de muita instabilidade – devido a lesões e castigos -, que obrigou a várias trocas constantes, a equipa portista revelou maturidade e capacidade de superação que a tornou a equipa menos batida do campeonato, com apenas 18 golos sofridos.

Em dois jogos – contra o CS Marítimo e FC Paços de Ferreira – a equipa apenas venceu pela margem mínima (1-0), o que significa que o setor defensivo tem cada vez mais impacto, especialmente se analisarmos que no último jogo, na Mata Real, foi o central Mbemba o autor do golo decisivo. Na equipa de Sérgio Conceição, quem marca mais são os defesas e são também eles os responsáveis por haver tão poucos golos sofridos. É caso para dizer que quem tem a defesa portista tem (quase) tudo.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o primeiro golo oficial do AC Milan na nova era de Ruben Amorim

Alphadjo Cissé marcou aos 64 minutos o primeiro golo oficial do AC Milan sob o comando de Rúben Amorim. Os Rossoneri estão a vencer o Torino.

Festa de andebol em Santo Tirso: Sporting domina e ergue a Supertaça masculina e Benfica vence o troféu no feminino

O Sporting venceu o Benfica e conquistou a Supertaça masculina de andebol, ao passo que as águias venceram o Almeida Garrett no feminino.

Sporting: Jovem lateral marroquino já está em Lisboa para reforçar os leões

Moncef Zekri já está em Lisboa para assinar pelo Sporting. O jovem chega do Mechelen num negócio de quatro milhões de euros.

Diego Simeone explica saída isolada de Julián Álvarez que não agradeceu aos adeptos: «O clube decidiu que ele não se ia aproximar da bancada»

Diego Simeone revelou que o Atlético de Madrid decidiu afastar Julián Álvarez dos adeptos para o proteger após os assobios no Metropolitano.

PUB

Mais Artigos Populares

Negócio de peso: Académico de Viseu vai à Premier League contratar novo defesa

Miguel Brau vai reforçar o Académico de Viseu. Lateral esquerdo a caminho do conjunto da Primeira Liga por empréstimo do Coventry City.

Gonçalo Paciência já foi colocado na rota da seleção e novo golo dilata registos positivos do avançado do Santa Clara

Gonçalo Paciência está a ser a figura do Santa Clara no arranque de época. Avançado igualou Vangelis Pavlidis como melhor marcador do campeonato.

Mainz aplica goleada histórica e Union Berlin sofre mas vence: Eis todos os resultados do dia na Taça da Alemanha

O Mainz aplicou uma goleada histórica ao Krieschow, enquanto o Union Berlim sofreu, mas venceu o Braunschweig. Eis todos os resultados da Taça da Alemanha.