As contas dos dragões para a passagem aos 1/8 da Liga dos Campeões | FC Porto

- Advertisement -

O sorteio desta edição da Liga dos Campeões ditou que, o famoso “grupo da morte”, tivesse equipas como o Liverpool FC, Atlético Madrid, AC Milan e FC Porto, com as contas dos dragões agora em causa.

Para além do histórico europeu destas equipas, ao analisarmos o valor financeiro do plantel destes clubes – Liverpool FC (866 milhões de euros), Atlético Madrid (745 milhões de euros) e AC Milan (476 milhões de euros) – para os adeptos mais céticos, a passagem dos dragões aos 1/8 de final, neste grupo, era praticamente impossível.

De recordar que o FC Porto tem um valor de plantel de 265 milhões de euros.

Porto contas dos dragões
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Mas, como todo sabemos, o valor de um plantel é exíguo quando comparado há pluralidade de fatores que influenciam um determinado jogo. De uma forma simples, o futebol vai muito para além disso.

O FC Porto, tal como as restantes equipas do seu grupo, é um histórico desta competição europeia. O clube, a estrutura, e nomeadamente a equipa, sabe o que é jogar esta competição: já são vinte e cinco participações em trinta edições (neste formato) da Liga dos Campeões.

Panorama atual do grupo, e contas dos dragões

Por isso, como já é habitual, os azuis e brancos continuam “vivos” nesta Liga dos Campeões. Na primeira volta, conseguiram um empate (1-1) em casa do Atlético de Madrid, um terreno complicado, e uma vitória (1-0) frente o AC Milan, no Estádio do Dragão.

Claro, deixo para último a derrota por 5-1 sofrida, em casa, frente ao Liverpool FC, onde os dragões não foram aqueles dragões a que estamos habituados.

Com uma possível vitória frente ao AC Milan na 4.ª jornada do grupo, o FC Porto ficava algo confortável na classificação, no entanto, desperdiçou uma grande oportunidade de ficar a três pontos do Atlético Madrid (que perdeu em casa do Liverpool FC (2-0)), o adversário que luta pelo segundo lugar do grupo com os dragões. O empate a uma bola, num jogo em que os dragões foram superiores, acabou por não espelhar aquilo que se passou nos 90 minutos.

O próximo jogo, em Anfield Road, frente a um Liverpool FC já classificado para os 1/8 de final, pode dar uma maior margem de manobra em termos de vitória a favor dos azuis e brancos, todavia é um terreno complicadíssimo, já para não falar do adversário.

Com uma possível vitória do Atlético Madrid frente ao AC Milan (que só soma derrotas até ao momento), tudo culmina para uma possível decisão no Dragão, entre FC Porto e Atlético de Madrid.

Porto contas dos dragões
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Caso haja uma vitória dos azuis e brancos e uma derrota dos colchoneros, as contas dos dragões ficam facilitadas, com FC Porto está automaticamente na fase seguinte.

No entanto, se esta combinação não se suceder, no Estádio do Dragão será decidido o 2.º lugar do grupo B, ou seja, o clube que, juntamente com o Liverpool FC, irá jogar os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Dia 7 de dezembro, possivelmente, teremos um jogo histórico, à medida de um grande clube europeu, como é o caso do FC Porto.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim a par da situação: internacional português oferecido ao AC Milan

Gonçalo Ramos foi oferecido ao AC Milan. Ruben Amorim foi recentemente oficializado como novo treinador dos rossoneri.

Benfica: excedentário na luta por um lugar nas ideias de Marco Silva

Tiago Gouveia quer entrar nos planos de Marco Silva. O jogador esteve emprestado pelo Benfica ao Nice na última época.

Lionel Messi em modo arrasador ultrapassa recorde de Cristiano Ronaldo

Lionel Messi passou a ser o jogador mais velho a completar um hat-trick num Mundial, depois de marcar três golos à Argélia.

Portugal x RD Congo: eis os onzes prováveis

Portugal e RD Congo enfrentam-se a partir das 18 horas desta quinta-feira, num encontro da primeira jornada da fase de grupos do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica define valor de venda de Anatoliy Trubin

O Benfica está disponível para vender Anatoliy Trubin no mercado de transferências de verão por 40 milhões de euros.

O sonho mundial começa frente a um regresso histórico | Portugal x RD Congo

Portugal inicia frente à República Democrática do Congo a sua participação no Campeonato do Mundo 2026, numa competição onde a Seleção Nacional alimenta legítimas aspirações a chegar muito longe.

Messi, Mbappé e Haaland: deixaram os crescidos entrar no parque das surpresas – Diário do Mundial 2026 #6

Vitórias de todos os favoritos no Mundial 2026. França, Noruega, Argentina e Áustria venceram os seus jogos no sexto dia da competição.