As contas dos dragões para a passagem aos 1/8 da Liga dos Campeões | FC Porto

- Advertisement -

O sorteio desta edição da Liga dos Campeões ditou que, o famoso “grupo da morte”, tivesse equipas como o Liverpool FC, Atlético Madrid, AC Milan e FC Porto, com as contas dos dragões agora em causa.

Para além do histórico europeu destas equipas, ao analisarmos o valor financeiro do plantel destes clubes – Liverpool FC (866 milhões de euros), Atlético Madrid (745 milhões de euros) e AC Milan (476 milhões de euros) – para os adeptos mais céticos, a passagem dos dragões aos 1/8 de final, neste grupo, era praticamente impossível.

De recordar que o FC Porto tem um valor de plantel de 265 milhões de euros.

Porto contas dos dragões
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Mas, como todo sabemos, o valor de um plantel é exíguo quando comparado há pluralidade de fatores que influenciam um determinado jogo. De uma forma simples, o futebol vai muito para além disso.

O FC Porto, tal como as restantes equipas do seu grupo, é um histórico desta competição europeia. O clube, a estrutura, e nomeadamente a equipa, sabe o que é jogar esta competição: já são vinte e cinco participações em trinta edições (neste formato) da Liga dos Campeões.

Panorama atual do grupo, e contas dos dragões

Por isso, como já é habitual, os azuis e brancos continuam “vivos” nesta Liga dos Campeões. Na primeira volta, conseguiram um empate (1-1) em casa do Atlético de Madrid, um terreno complicado, e uma vitória (1-0) frente o AC Milan, no Estádio do Dragão.

Claro, deixo para último a derrota por 5-1 sofrida, em casa, frente ao Liverpool FC, onde os dragões não foram aqueles dragões a que estamos habituados.

Com uma possível vitória frente ao AC Milan na 4.ª jornada do grupo, o FC Porto ficava algo confortável na classificação, no entanto, desperdiçou uma grande oportunidade de ficar a três pontos do Atlético Madrid (que perdeu em casa do Liverpool FC (2-0)), o adversário que luta pelo segundo lugar do grupo com os dragões. O empate a uma bola, num jogo em que os dragões foram superiores, acabou por não espelhar aquilo que se passou nos 90 minutos.

O próximo jogo, em Anfield Road, frente a um Liverpool FC já classificado para os 1/8 de final, pode dar uma maior margem de manobra em termos de vitória a favor dos azuis e brancos, todavia é um terreno complicadíssimo, já para não falar do adversário.

Com uma possível vitória do Atlético Madrid frente ao AC Milan (que só soma derrotas até ao momento), tudo culmina para uma possível decisão no Dragão, entre FC Porto e Atlético de Madrid.

Porto contas dos dragões
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Caso haja uma vitória dos azuis e brancos e uma derrota dos colchoneros, as contas dos dragões ficam facilitadas, com FC Porto está automaticamente na fase seguinte.

No entanto, se esta combinação não se suceder, no Estádio do Dragão será decidido o 2.º lugar do grupo B, ou seja, o clube que, juntamente com o Liverpool FC, irá jogar os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Dia 7 de dezembro, possivelmente, teremos um jogo histórico, à medida de um grande clube europeu, como é o caso do FC Porto.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.