As contas dos dragões para a passagem aos 1/8 da Liga dos Campeões | FC Porto

- Advertisement -

O sorteio desta edição da Liga dos Campeões ditou que, o famoso “grupo da morte”, tivesse equipas como o Liverpool FC, Atlético Madrid, AC Milan e FC Porto, com as contas dos dragões agora em causa.

Para além do histórico europeu destas equipas, ao analisarmos o valor financeiro do plantel destes clubes – Liverpool FC (866 milhões de euros), Atlético Madrid (745 milhões de euros) e AC Milan (476 milhões de euros) – para os adeptos mais céticos, a passagem dos dragões aos 1/8 de final, neste grupo, era praticamente impossível.

De recordar que o FC Porto tem um valor de plantel de 265 milhões de euros.

Porto contas dos dragões
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Mas, como todo sabemos, o valor de um plantel é exíguo quando comparado há pluralidade de fatores que influenciam um determinado jogo. De uma forma simples, o futebol vai muito para além disso.

O FC Porto, tal como as restantes equipas do seu grupo, é um histórico desta competição europeia. O clube, a estrutura, e nomeadamente a equipa, sabe o que é jogar esta competição: já são vinte e cinco participações em trinta edições (neste formato) da Liga dos Campeões.

Panorama atual do grupo, e contas dos dragões

Por isso, como já é habitual, os azuis e brancos continuam “vivos” nesta Liga dos Campeões. Na primeira volta, conseguiram um empate (1-1) em casa do Atlético de Madrid, um terreno complicado, e uma vitória (1-0) frente o AC Milan, no Estádio do Dragão.

Claro, deixo para último a derrota por 5-1 sofrida, em casa, frente ao Liverpool FC, onde os dragões não foram aqueles dragões a que estamos habituados.

Com uma possível vitória frente ao AC Milan na 4.ª jornada do grupo, o FC Porto ficava algo confortável na classificação, no entanto, desperdiçou uma grande oportunidade de ficar a três pontos do Atlético Madrid (que perdeu em casa do Liverpool FC (2-0)), o adversário que luta pelo segundo lugar do grupo com os dragões. O empate a uma bola, num jogo em que os dragões foram superiores, acabou por não espelhar aquilo que se passou nos 90 minutos.

O próximo jogo, em Anfield Road, frente a um Liverpool FC já classificado para os 1/8 de final, pode dar uma maior margem de manobra em termos de vitória a favor dos azuis e brancos, todavia é um terreno complicadíssimo, já para não falar do adversário.

Com uma possível vitória do Atlético Madrid frente ao AC Milan (que só soma derrotas até ao momento), tudo culmina para uma possível decisão no Dragão, entre FC Porto e Atlético de Madrid.

Porto contas dos dragões
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Caso haja uma vitória dos azuis e brancos e uma derrota dos colchoneros, as contas dos dragões ficam facilitadas, com FC Porto está automaticamente na fase seguinte.

No entanto, se esta combinação não se suceder, no Estádio do Dragão será decidido o 2.º lugar do grupo B, ou seja, o clube que, juntamente com o Liverpool FC, irá jogar os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Dia 7 de dezembro, possivelmente, teremos um jogo histórico, à medida de um grande clube europeu, como é o caso do FC Porto.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Para criar receio ao Sporting? Dupla de sucesso volta a reunir-se no Casa Pia

O Sporting enfrenta na sexta-feira o Casa Pia. Álvaro Pacheco volta a cruzar-se no Pina Manique com Cassiano, ponta de lança brasileiro.

Poucas opções de escolha: José Mourinho tem hipótese de lançar esquerdino mas pode optar pela experiência no centro da defesa

José Mourinho conta com três opções para o centro da defesa do Benfica frente ao FC Porto: Tomás Araújo, António Silva e Nicolás Otamendi.

Barcelona planeia ficar com Marcus Rashford e transferência pode alcançar os 30 milhões de euros

Marcus Rashford tem passado uma fase positiva desde a chegada por empréstimo ao Barcelona e o clube pretende tornar o acordo permanente.

FC Porto: jogador espreita estreia na partida contra o Benfica

Thiago Silva vai fazer parte da ficha de jogo do encontro entre o FC Porto e o Benfica, relativo à Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Sporting oferecido ao West Ham United de Nuno Espírito Santo

O West Ham United pode vir a ser o novo clube de Eric Dier. O defesa central foi oferecido ao emblema de Londres.

Pedro Soares Gonçalves conquista o seu primeiro troféu no Young Africans

Pedro Soares Gonçalves guiou o Young Africans à conquista do seu primeiro troféu, ao vencer a Mapinduzi Cup, numa final frente ao seu rival Azam.

Open da Austrália: Jaime Faria avança para a final da qualificação e Henrique Rocha é eliminado

Jaime Faria está na final da fase de qualificação para o quadro principal do Open da Austrália. Já Henrique Rocha acabou por ser eliminado na segunda ronda.