As contas dos dragões para a passagem aos 1/8 da Liga dos Campeões | FC Porto

- Advertisement -

O sorteio desta edição da Liga dos Campeões ditou que, o famoso “grupo da morte”, tivesse equipas como o Liverpool FC, Atlético Madrid, AC Milan e FC Porto, com as contas dos dragões agora em causa.

Para além do histórico europeu destas equipas, ao analisarmos o valor financeiro do plantel destes clubes – Liverpool FC (866 milhões de euros), Atlético Madrid (745 milhões de euros) e AC Milan (476 milhões de euros) – para os adeptos mais céticos, a passagem dos dragões aos 1/8 de final, neste grupo, era praticamente impossível.

De recordar que o FC Porto tem um valor de plantel de 265 milhões de euros.

Porto contas dos dragões
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Mas, como todo sabemos, o valor de um plantel é exíguo quando comparado há pluralidade de fatores que influenciam um determinado jogo. De uma forma simples, o futebol vai muito para além disso.

O FC Porto, tal como as restantes equipas do seu grupo, é um histórico desta competição europeia. O clube, a estrutura, e nomeadamente a equipa, sabe o que é jogar esta competição: já são vinte e cinco participações em trinta edições (neste formato) da Liga dos Campeões.

Panorama atual do grupo, e contas dos dragões

Por isso, como já é habitual, os azuis e brancos continuam “vivos” nesta Liga dos Campeões. Na primeira volta, conseguiram um empate (1-1) em casa do Atlético de Madrid, um terreno complicado, e uma vitória (1-0) frente o AC Milan, no Estádio do Dragão.

Claro, deixo para último a derrota por 5-1 sofrida, em casa, frente ao Liverpool FC, onde os dragões não foram aqueles dragões a que estamos habituados.

Com uma possível vitória frente ao AC Milan na 4.ª jornada do grupo, o FC Porto ficava algo confortável na classificação, no entanto, desperdiçou uma grande oportunidade de ficar a três pontos do Atlético Madrid (que perdeu em casa do Liverpool FC (2-0)), o adversário que luta pelo segundo lugar do grupo com os dragões. O empate a uma bola, num jogo em que os dragões foram superiores, acabou por não espelhar aquilo que se passou nos 90 minutos.

O próximo jogo, em Anfield Road, frente a um Liverpool FC já classificado para os 1/8 de final, pode dar uma maior margem de manobra em termos de vitória a favor dos azuis e brancos, todavia é um terreno complicadíssimo, já para não falar do adversário.

Com uma possível vitória do Atlético Madrid frente ao AC Milan (que só soma derrotas até ao momento), tudo culmina para uma possível decisão no Dragão, entre FC Porto e Atlético de Madrid.

Porto contas dos dragões
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Caso haja uma vitória dos azuis e brancos e uma derrota dos colchoneros, as contas dos dragões ficam facilitadas, com FC Porto está automaticamente na fase seguinte.

No entanto, se esta combinação não se suceder, no Estádio do Dragão será decidido o 2.º lugar do grupo B, ou seja, o clube que, juntamente com o Liverpool FC, irá jogar os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Dia 7 de dezembro, possivelmente, teremos um jogo histórico, à medida de um grande clube europeu, como é o caso do FC Porto.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges com indefinição na frente de ataque do Sporting contra o Estrela da Amadora: as 3 opções existentes

O Sporting enfrenta o Estrela da Amadora durante este sábado e Rui Borges tem três opções para a frente de ataque.

AC Milan de Ruben Amorim acompanha extremo que já esteve na mira do Benfica

O AC Milan de Ruben Amorim segue com atenção Darío Osorio. Extremo chileno já esteve associado ao Benfica neste mercado.

Marítimo continua no mercado: antigo guarda-redes do Real Bétis garantido

Fran Vieites foi confirmado como reforço do Marítimo. O guarda-redes chega aos Barreiros depois de representar o Leicester City.

Rafael Leão oferecido a 3 clubes da Premier League

Rafael Leão foi oferecido ao Manchester United, Arsenal e Leeds United. Avançado português tem sido associado a uma saída do AC Milan.

PUB

Mais Artigos Populares

Anatoliy Trubin pode sair do Benfica: águias têm 2 alternativas para o futuro

Foi recentemente que Anatoliy Trubin pode abandonar o Benfica, uma vez que não se sente valorizado pelo emblema da Luz.

Vinícius Lopes renova com o Santa Clara: «Quero continuar a escrever história neste clube»

O Santa Clara oficializou a renovação de contrato de Vinicius Lopes. Avançado brasileiro fica com vínculo até 2029 e já reagiu.

Nuno Félix renova com o Benfica: «Já me sinto a 100% e pronto para dar tudo»

O Benfica anunciou a renovação de contrato de Nuno Félix. Médio de 22 anos tem agora vínculo válido até 2030.