Dragões no Mundial | FC Porto

    O FC Porto tem protagonizado uma época de altos e baixos, alternando resultados e exibições de grande qualidade com jogos de menor fulgor. Este percurso titubeante tem tido impactos particularmente nefastos no que diz respeito ao campeonato nacional, competição na qual os azuis e brancos têm já um atraso de oito pontos para o topo da tabela. Na Liga dos Campeões, a partida em falso foi brilhantemente compensada com uma reta final avassaladora que permitiu ao clube obter com distinção uma vaga na fase seguinte, onde tem marcado encontro com os italianos do FC Internazionale de Milão.

    Uma vez chegados à inédita pausa para que se dispute o Campeonato do Mundo, importa relevar os jogadores que vão representar o clube no maior certame de seleções a nível mundial. O FC Porte terá seis jogadores a alinhar na competição, três deles a representar a seleção nacional portuguesa e outros tantos na convocatória de seleções de menor nomeada e com menos possibilidades de conquista do cetro por todas desejado.

    Comecemos, então, por falar dos jogadores que irão representar as esperanças de todos os portugueses.

    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Na baliza, Diogo Costa deverá ser o titular indiscutível da baliza da seleção e chega a esta fase da época como um dos guarda-redes em maior destaque do futebol europeu. As exibições que protagonizou, nomeadamente na Liga dos Campeões e as qualidades que possui, não só entre os postes, mas também no jogo com os pés tornam natural a aposta de Fernando Santos no jovem portista. Para além do jovem guarda-redes português, também Pepe, recentemente fustigado por algumas lesões, conseguiu, in extremis, uma vaga para disputar aquele que se prevê que seja o último Mundial da carreira.

    Do alto dos seus 39 anos, Pepe, estando em forma, continua a ser um dos melhores centrais portugueses e da Europa e deverá ter, assim os seus índices físicos o permitam, lugar cativo ao lado de Rúben Dias. Uma vez recuperado, de forma natural, Fernando Santos não abdicou de ter nas suas fileiras um jogador que poderá fazer a diferença, não só dentro das quatro linhas, mas, igualmente, como um dos líderes da equipa fora do campo.

    O terceiro e último representante portista na seleção é Otávio, recentemente se naturalizado. À medida que os anos vão passando, Otávio tem vindo a tornar-se num jogador de meio-campo cada vez mais completo e capaz de dominar todos os momentos do jogo e tem, também ele, excelentes perspetivas de se converter em presença habitual no onze titular da seleção de todos nós. Está a ter mais uma época de alto nível e é hoje, porventura, o jogador mais importante da equipa do FC Porto e tal facto não tem passado despercebido a Fernando Santos.

    Adicionalmente, o FC Porto terá Marko Grujic na seleção da Sérvia, Stephen Eustáquio na seleção do Canadá e Mehdi Taremi nos eleitos do Irão.

    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    O primeiro, apesar do pouco tempo de jogo que tem tido, é um médio completo com boa capacidade no momento defensivo e, até ofensivo que, saiba ele controlar alguma falta de discernimento que o levam a ver um número desmesurado de cartões, poderá ter um papel importante na sua seleção. Ainda no meio-campo, Stephen Eustáquio, que tem tido a sua época de afirmação num clube de topo, será um dos destaques da seleção canadiana. Como já aqui escrevi, a sua temporada, negativamente marcada pela expulsão frente ao SL Benfica, tem sido pautada por momentos de enorme destaque que o levam a converter-se num jogador sem paralelo no plantel portista no que ao controlo do meio-campo e chegada à baliza adversária diz respeito.

    Por fim, o FC Porto terá, também, no Mundial, Mehdi Taremi. É um jogador de enorme inteligência técnica e tática e que tem tido um desempenho sublime nos últimos meses. Tratando-se o Irão, apesar de uma potência do futebol asiático, de uma seleção da segunda ou terceira divisão mundial, o avançado portista tem tudo para ser um dos grandes destaques da sua equipa.

    Em suma, e embora paradoxalmente o insucesso destes jogadores represente um claro benefício para Sérgio Conceição que gostará de ter os jogadores de volta ao centro de treinos do Olival com a maior brevidade possível, serão seis o número de jogadores a tentar elevar o nome dos seus países e do FC Porto bem alto na maior competição de seleções do mundo e resta-me, quando sócio e adepto, desejar sorte a todos e esperar que, independentemente da fase que alcancem na competição, regressem todos a Portugal livres de qualquer problema físico.

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.