📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Formação: Duas épocas sem títulos!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

A formação do FC Porto não atravessa um grande momento no que aos resultados diz respeito. Pela segunda época consecutiva não foi conquistado qualquer título. E mais preocupante do que a não conquista de títulos, é a diferença de nível apresentada para os rivais SL Benfica e Sporting CP. Ainda no passado sábado, os Sub 17 do FC Porto, perderam por cinco bolas sem resposta com o SL Benfica.

A pergunta que se deve fazer é o porquê desta situação?! Na minha opinião, não é por falta de talento dos atletas nem por falta de competência dos treinadores. O problema é mais profundo e global. Neste momento, as infraestruturas disponibilizadas estão longe de ser as ideais e, comparadas com os rivais, então as diferenças são ainda mais gritantes.

Talento é coisa que não falta na formação azul e branca
Fonte: FC Porto

É evidente que a saúde financeira do clube não permite grandes investimentos, mas era urgente a construção de uma academia para o futebol de formação, academia essa que era uma das prioridades do presidente Pinto da Costa para este seu mandato. Não faz qualquer sentido os escalões Sub 15 e Sub 17 treinarem no Vitalis Park e jogarem no Olival, a equipa B treinar no Olival e jogar em Pedroso e os atletas estarem a viver em outro local. Centralizar tudo num único local seria o ideal.

Uma percentagem das vendas de André Silva, Ruben Neves e Diogo Dalot devia ser canalizada para este projeto. A formação do clube tem de ser um dos pilares da política desportiva do FC Porto. Existe talento e a área de recrutamento é enorme e isso não pode ser desperdiçado.

Uma análise profunda deve ser feita porque um clube com a tradição e dimensão do FC Porto não pode em seis jogos das fases finais dos escalões de Sub 15, Sub 17, Sub 19 perder os seis com o SL Benfica.

Além do investimento nas infraestruturas que é fundamental, os critérios utilizados para as escolhas e dispensas nos diversos escalões deve ser revista. Jovens com imenso talento tem sido dispensados ou pouco utilizados em detrimento de algumas escolhas que levantam muitas dúvidas. Algo tem de ser feito porque uma época como esta não se pode repetir.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo deixa mensagem após chegar aos 956 golos na carreira: «Trabalho árduo»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem nas redes sociais neste sábado. O avançado português reagiu após marcar mais dois golos pelo Al Nassr.

Ex-Real Madrid confessa: «Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do Real Madrid»

Lucas Vásquez falou sobre algumas das figuras que passaram pelo Real Madrid e destacou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da história do clube.

José Mourinho nunca perdeu frente ao Braga mas não ganhou o jogo que disputou pelo Benfica frente aos minhotos em 2000

José Mourinho prepara-se para fazer o seu décimo jogo oficial frente ao Braga. O técnico nunca perdeu frente aos minhotos, mas não venceu o jogo que disputou ao serviço do Benfica.

Geny Catamo confessa: «Desde criança tinha o sonho de jogar com a camisola 10»

Geny Catamo herdou a camisola 10 no início da temporada no Sporting e assumiu o mesmo número na seleção de Moçambique para a CAN.

PUB

Mais Artigos Populares

Fotis Ioannidis aponta diferenças para Luis Suárez e elogia Vangelis Pavlidis: «Gosto de vê-lo marcar»

Fotis Ioannidis concedeu uma entrevista onde abordou o momento do Sporting, as diferenças face a Luis Suárez e a relação de amizade com Vangelis Pavlidis.

Rio Ferdinand elogia jogador de Ruben Amorim: «Vai estar no Manchester United nos próximos dez anos»

Rio Ferdinand deixou muitos elogios para Senne Lammens. O antigo defesa-central do Manchester United falou após o triunfo da equipa de Ruben Amorim no Boxing Day.

Paul Scholes elege pior contratação da história do Manchester United: «Não conseguia dar um chuto numa bola, nunca vi nada assim»

Paul Scholes elegeu o guarda-redes Mark Bosnich como a pior contratação da história do Manchester United.