Formação: Duas épocas sem títulos!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

A formação do FC Porto não atravessa um grande momento no que aos resultados diz respeito. Pela segunda época consecutiva não foi conquistado qualquer título. E mais preocupante do que a não conquista de títulos, é a diferença de nível apresentada para os rivais SL Benfica e Sporting CP. Ainda no passado sábado, os Sub 17 do FC Porto, perderam por cinco bolas sem resposta com o SL Benfica.

A pergunta que se deve fazer é o porquê desta situação?! Na minha opinião, não é por falta de talento dos atletas nem por falta de competência dos treinadores. O problema é mais profundo e global. Neste momento, as infraestruturas disponibilizadas estão longe de ser as ideais e, comparadas com os rivais, então as diferenças são ainda mais gritantes.

Talento é coisa que não falta na formação azul e branca
Fonte: FC Porto

É evidente que a saúde financeira do clube não permite grandes investimentos, mas era urgente a construção de uma academia para o futebol de formação, academia essa que era uma das prioridades do presidente Pinto da Costa para este seu mandato. Não faz qualquer sentido os escalões Sub 15 e Sub 17 treinarem no Vitalis Park e jogarem no Olival, a equipa B treinar no Olival e jogar em Pedroso e os atletas estarem a viver em outro local. Centralizar tudo num único local seria o ideal.

Uma percentagem das vendas de André Silva, Ruben Neves e Diogo Dalot devia ser canalizada para este projeto. A formação do clube tem de ser um dos pilares da política desportiva do FC Porto. Existe talento e a área de recrutamento é enorme e isso não pode ser desperdiçado.

Uma análise profunda deve ser feita porque um clube com a tradição e dimensão do FC Porto não pode em seis jogos das fases finais dos escalões de Sub 15, Sub 17, Sub 19 perder os seis com o SL Benfica.

Além do investimento nas infraestruturas que é fundamental, os critérios utilizados para as escolhas e dispensas nos diversos escalões deve ser revista. Jovens com imenso talento tem sido dispensados ou pouco utilizados em detrimento de algumas escolhas que levantam muitas dúvidas. Algo tem de ser feito porque uma época como esta não se pode repetir.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Michael Carrick seguro no Manchester United apesar do arranque de época delicado

Michael Carrick continua com a confiança da estrutura do Manchester United. Arranque de época delicado não abala o treinador.

Sporting: Rui Borges não arrisca e médio mantém-se na equipa B… pelo menos para já

João Simões não vai ser chamado por Rui Borges para a partida entre o Sporting e o Arouca, encontro da sétima jornada da Primeira Liga.

João Basso elogia técnico do Arouca e acredita em surpresa em Alvalade: «O Vasco Seabra entende muito de futebol»

João Basso elogiou a inteligência de Vasco Seabra, perspetivando que o Arouca possa surpreender o Sporting no Estádio José Alvalade.

Thomas Tuchel promove regressos e deixa alguns pesos-pesados de fora na 1.ª convocatória de Inglaterra depois do Mundial 2026

Thomas Tuchel já anunciou a lista de convocados da seleção de Inglaterra. Esta é a primeira convocatória depois do pódio no Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Braga chamado e jogadores de Sporting e FC Porto de fora: Luis de la Fuente revela os convocados de Espanha

Luis de la Fuente anunciou os 26 convocados de Espanha, destacando-se Roberto Fernández e a ausência de Iván Fresneda.

Torreense | Uma estreia pensada de trás para a frente

Uma história que começou com dois golos e terminou com uma certeza, o Torreense chegou à Europa para competir.

Leonardo Jardim garante meias-finais da Libertadores mas volta a criticar o Maracanã: «O relvado não nos ajudou»

Leonardo Jardim elogiou o apoio decisivo dos adeptos no apuramento do Flamengo, criticando igualmente o relvado do Maracanã.