Formação: Duas épocas sem títulos!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

A formação do FC Porto não atravessa um grande momento no que aos resultados diz respeito. Pela segunda época consecutiva não foi conquistado qualquer título. E mais preocupante do que a não conquista de títulos, é a diferença de nível apresentada para os rivais SL Benfica e Sporting CP. Ainda no passado sábado, os Sub 17 do FC Porto, perderam por cinco bolas sem resposta com o SL Benfica.

A pergunta que se deve fazer é o porquê desta situação?! Na minha opinião, não é por falta de talento dos atletas nem por falta de competência dos treinadores. O problema é mais profundo e global. Neste momento, as infraestruturas disponibilizadas estão longe de ser as ideais e, comparadas com os rivais, então as diferenças são ainda mais gritantes.

Talento é coisa que não falta na formação azul e branca
Fonte: FC Porto

É evidente que a saúde financeira do clube não permite grandes investimentos, mas era urgente a construção de uma academia para o futebol de formação, academia essa que era uma das prioridades do presidente Pinto da Costa para este seu mandato. Não faz qualquer sentido os escalões Sub 15 e Sub 17 treinarem no Vitalis Park e jogarem no Olival, a equipa B treinar no Olival e jogar em Pedroso e os atletas estarem a viver em outro local. Centralizar tudo num único local seria o ideal.

Uma percentagem das vendas de André Silva, Ruben Neves e Diogo Dalot devia ser canalizada para este projeto. A formação do clube tem de ser um dos pilares da política desportiva do FC Porto. Existe talento e a área de recrutamento é enorme e isso não pode ser desperdiçado.

Uma análise profunda deve ser feita porque um clube com a tradição e dimensão do FC Porto não pode em seis jogos das fases finais dos escalões de Sub 15, Sub 17, Sub 19 perder os seis com o SL Benfica.

Além do investimento nas infraestruturas que é fundamental, os critérios utilizados para as escolhas e dispensas nos diversos escalões deve ser revista. Jovens com imenso talento tem sido dispensados ou pouco utilizados em detrimento de algumas escolhas que levantam muitas dúvidas. Algo tem de ser feito porque uma época como esta não se pode repetir.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

As novas pinturas para a nova temporada de 2026 | Fórmula 1

Desde meados de janeiro até agora, as 11 equipas de Fórmula 1 foram mostrando os seus novos carros, com as novas pinturas oficiais. Em época de pré-temporada

Juan Bernat tem um novo desafio na carreira e ruma a equipa da La Liga 2

O SD Eibar chegou a acordo com Juan Bernat para a contratação do lateral esquerdo até ao final da presente temporada, com opção de prolongar o vínculo por mais uma época.

Kalidou Koulibaly renova com o Al Hilal

Kalidou Koulibaly renovou o seu contrato com o Al Hilal até 2027, prolongando a ligação ao clube saudita onde tem sido figura de destaque.

Alisson Santos sobre a chegada ao Nápoles: «Estou muito contente por estar aqui, para mim é um sonho»

Alisson Santos analisou a sua adaptação a Itália e destacou as semelhanças táticas entre o Sporting e o Nápoles, facilitando, assim, a sua integração na nova realidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha em Roterdão: Francisco Cabral cai nos quartos de final de pares

A dupla Francisco Cabral e Lucas Miedler perdem frente aos germânicos Jakob Schnaitter e Mark Wallner em dois sets e encerra, a participação no ATP 500 neerlandês.

Al Ittihad de Sergio Conceição identifica sucessor de N’Golo Kanté no plantel do Real Madrid

Sérgio Conceição identifica em Eduardo Eduardo Camavinga é alvo prioritário do Al Ittihad no próximo mercado. O médio do Real Madrid tem o perfil ideal para ocupar a vaga deixada por Kanté.

Liverpool prepara 80 milhões por defesa da La Liga

Segundo a imprensa espanhola, Jules Koundé é alvo prioritário do Liverpool para a próxima época. Os Reds têm 80 milhões em cima da mesa para investir no defesa do Barcelona.