📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

dragaoaopeito

Afastado da Liga e motivado para a Europa: estas são as duas conclusões que se poderão retirar da actualidade portista. A 12 pontos de Benfica (um absurdo e uma vergonha) no campeonato e nos quartos-de-final da Liga Europa contra um acessível (não fácil) Sevilla, o Porto tem agora duas questões para resolver: o foco na Taça de Portugal como o troféu menos-mau a nível nacional e a questão da Taça da Liga, suspensa pela birra de Bruno de Carvalho (dele, não da equipa ou do treinador, que estão a fazer uma época fantástica).

Com o campeonato entregue ao Benfica, que vai poder ter o seu último jogo no Dragão certamente com a cara pintada e já com algumas semanas de festejos, interessa saber como irão o clube e a equipa posicionar-se relativamente às Taças, que, diga-se o que se disser, são apenas troféus de contentamento em épocas decepcionantes. E se esse mesmo argumento já foi utilizado para atacar os clubes de Lisboa, este ano toca-nos a nós. Em ambas as competições o adversário será o mesmo e, tendo em conta esse facto, a vontade e a garra para vencer e pelo menos garantir alguns sorrisos aos adeptos (porque festejos efusivos como os do minuto 92 só mesmo para o ano) poderá ser maior.

Procura-se motivação para a restante época  Fonte: Yahoo
Procura-se motivação para a restante época
Fonte: Yahoo

A grande mais-valia do Porto é já se ter aceitado no seio do clube que esta época é de transição e que tudo o que vier agora é bom. A motivação para as Taças não é seguramente muita (pelo menos não ao nível da Liga Europa) e é essa a minha maior preocupação, já que, ainda que sendo contra o Benfica, são jogos fora dos holofotes internacionais. Além disso, os índices de rivalidade este ano estão muito mais baixos, não acreditando sequer que o estádio encha minimamente para estes encontros, até porque são a meio da semana.

A grande mais-valia para o Benfica é que, mesmo não estando a fazer uma época excelente com exibições de encher o olho, tem a possibilidade real de ganhar tudo o que há para ganhar; os índices de motivação dentro do plantel estão altíssimos e há uma grande tranquilidade dentro do clube e entre os adeptos.

Se é possível dizer que a conquista de uma Liga Europa salvaria a época (havendo a possibilidade de encontrar novamente o Benfica), então também é necessário ser sincero e admitir que ganhar uma das Taças é um bocado indiferente na cabeça de muitos adeptos e dos jogadores (ninguém vai festejar para a rua devido a uma Taça, pois não?). Ainda assim, é preciso olhar para estas eliminatórias como jogos contra o Benfica e não como jogos da Taça, porque essa é a única forma de encontrar motivação neste momento.

Todos ansiamos por que esta época de pesadelo se torne uma época à Di Matteo (abordarei este tema no meu próximo artigo) e por que títulos se sobreponham à péssima prestação na Liga e aos casos anormais que aconteceram no Porto este ano. Falo por mim, uma Liga Europa e uma Taça de Portugal já me fariam esquecer o Santo António antecipado que vai haver no Marquês…

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Campeão Flamengo empata com Mirassol na última jornada e encerra participação no Brasileirão 2025

O Flamengo empatou com o Mirassol na 38.ª e última jornada do Brasileirão. Os rubro-negros já tinham conquistado o título na jornada anterior.

Lionel Messi celebra conquista da MLS e dedica troféu: «Estou feliz por eles»

Lionel Messi reagiu à conquista da MLS pelo Inter Miami, após anotar duas assistências no encontro decisivo frente aos Vancouver Whitecaps.

Jordi Alba e Sergio Busquets terminam carreira com título da MLS

Jordi Alba e Sergio Busquets encerraram as suas carreiras profissionais após a conquista do título da MLS pelo Inter Miami.

Roberto Martínez satisfeito com a organização do Mundial 2026: «A FIFA está a fazer todos os possíveis para realizar o melhor torneio possível»

Roberto Martínez elogiou a organização do Mundial 2026. O selecionador Nacional esteve presente na cerimónia da FIFA.

PUB

Mais Artigos Populares

Podcast Fora do Ringue #28 – WWE Survivor Series 2025

Nesta edição do "Fora do Ringue" fazemos o rescaldo do WWE Survivor Series e olhamos para o futuro da companhia até ao final de 2025.

Podcast Papo de Bola #97 – Análise dos grupos das seleções da Conmebol e CONCACAF no Mundial 2026

O "Papo de Bola" desta semana analisa os grupos do Mundial de 2026 que tenham representantes da CONMEBOL e da CONCACAF. O César Mayrinck está na condução do programa.

Antevisão GP Abu Dhabi: Max Verstappen continua a fazer milagres

Na última qualificação da temporada, Max Verstappen conquista a pole position no Grande Prémio de Abu Dhabi. Na corrida que vai decidir o campeão mundial de 2025 é o neerlandês que está em vantagem