É o momento de tomar decisões sobre Otávio

- Advertisement -

2021 tem sido um ano de pouca sorte para os jogadores do plantel do FC Porto. Entre os casos de covid-19 e as lesões, o clube tende a sofrer, e muito, quando um dos elementos do núcleo forte está indisponível de ir a jogo. Mas existe um elemento que tem sido bastante sacrificado nesta fase da competição, estou a falar do brasileiro Otávio.

O médio tem, nas últimas duas temporadas, apresentando um grande nível exibicional, é impossível negar a importância do ex-Internacional no esquema tático de Sérgio Conceição: fundamental no momento de transição defesa-ataque e na maneira como sai da ala para o centro do campo, permitindo mais uma linha de passe no meio do terreno e assim libertar os médios de marcação.

Passemos agora às más noticias, é esperado que o jogador falhe cerca de quatro jogos, incluindo já o jogo passado frente ao Rio Ave FC, pois no final do jogo contra o Gil Vicente FC para a Taça de Portugal sofreu uma lesão muscular.

Para a massa é impossível negar a importância do jogador – nos jogos onde Otávio não participou existe uma tendência para os dragões perderem pontos ou então sofrem para garantir a vitória – apesar da altura, 1,71 metros, encara o jogo como um gigante, sem medo e com a tal “raça” que tanto agrada nas bancadas. Apesar das prestações o médio está no limbo dentro do clube.

 Com a expiração do contrato, e as condições exorbitantes – para a realidade financeira – que o jogador pede para renovar, pode estar aqui a oportunidade para Sérgio Conceição preparar a sucessão e “encostar” Otávio até renovar. Para a gestão do clube é insustentável continuar a valorizar atletas para sair a custo zero no final da época.

Perante o contexto atual é altura de preparar outros elementos do elenco para assumir as responsabilidades do brasileiro taticamente. Luis Díaz parece ser o principal candidato para assumir essa responsabilidade, normalmente suplente, sempre que entra em campo consegue mexer com a partida, rápido e tecnicamente evoluído é uma autêntica dor de cabeça para os defesas adversário.

Fábio Vieira também tem perfil exercer essa função. Já demonstrou, no início da temporada presente, ser capaz de assumir a responsabilidade enquanto titular. Mas parece ter perdido a confiança do treinador uma vez que vem a acumular jogos sentado no banco de suplentes.

Outro que, ainda não é opção, mas pode vir a ser a longo-prazo é Francisco Conceição, o jovem tem um talento sobrenatural, tem movimentos muito semelhantes aos de Otávio, e, se for como o pai – Sérgio Conceição – vai dar tudo em campo pelo símbolo que carrega ao peito. No entanto fica a questão no ar, será que o brasileiro, tendo em conta a importância que tem no esquema tático, vai continuar a ser aposta regular?

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

A mitologia e mística do Jamor a favor do Torreense ou como explicar uma vitória histórica na Taça de Portugal

Até ao Jamor houve mérito e, na tarde que mais bem retrata o futebol português, a conquista inédita e histórica teve, como único fator, o mérito. O Torreense soube, da sua maneira, ser superior ao Sporting e foi assim que conquistou a Taça de Portugal.

Antecipa-se um calendário exigente para o Benfica na Europa: eis os possíveis adversários na 2.ª pré-eliminatória da Europa League

O Benfica inicia a época mais cedo, disputa três pré-eliminatórias para chegar à fase de liga da Europa League e prevê-se um percurso complicado.

Sporting vive Taça de Portugal exigente com quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha

O Sporting teve uma Taça de Portugal marcada pela exigência máxima, e disputou quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha.

Luís Tralhão aborda 2º golo do Torreense contra o Sporting: «Fui a única pessoa que não me levantei»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Torreense conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

PUB

Mais Artigos Populares

Petro de Luanda é campeão angolano e decisões da prova ficam definidas: eis todos os resultados da última jornada do Girabola e a classificação...

O Petro de Luanda confirmou mais uma conquista do Girabola e fecharam as principais contas do campeonato angolano após a última jornada.

Luís Tralhão deixa mensagem para Rui Borges: «O que dizer desta equipa que fez um trabalho fantástico ao longo da época»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Sporting conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

Pedro Proença deixa mensagem ao Torreense

Pedro Proença deixou uma mensagem a felicitar o Torreense. A equipa conquistou a sua primeira Taça de Portugal.