É Tomás Esteves a solução no futuro imediato para o FC Porto?

- Advertisement -

A problemática da falta de opções continua a ser evidenciada jogo após jogo. Num plantel curto e com falta de alguma qualidade, a falta de jogadores capazes de colmatar ausências tem sido enfatizada pelos maus resultados.

No último jogo, diante do Aves, em que a equipa portista acabou por empatar sem golos, o treinador Sérgio Conceição remodelou o onze com a estreia de Tomás Esteves. O jovem jogador formado no FC Porto foi opção para o lugar de Manafá, que estava castigado, e deu um sinal positivo, tendo mostrado que pode ser uma solução para o futuro imediato do FC Porto.

Depois de já ter sido opção para o treinador em dezembro, na altura diante do Casa Pia, num jogo a contar para a Taça da Liga, o lateral direito de apenas 18 anos estreou-se assim na equipa principal nos jogos da Primeira Liga. Uma estreia com muita pressão, mas na qual o jogador soube responder e corresponder.

Apesar do resultado do jogo, Tomás Esteves deixou bons indicadores e relembrou que ainda vai a tempo de ser uma opção viável para a posição para esta temporada. A inteligência de jogo, aliada à rapidez, fizeram da estreia do miúdo uma boa estreia. Apesar da substituição – que também se deveu a queixas físicas -, o lateral imprimiu velocidade no ataque e não comprometeu no setor defensivo. Mostrou garra e vontade de fazer mais e melhor, e tem, aliás, tudo para isso.

 tendo mostrado que pode ser uma solução para o futuro imediato do FC Porto. Tomás Esteves, a solução no futuro imediato para o FC Porto?
Tomás Esteves é o mais jovem jogador a estrear-se pelos sub-21 de Portugal
Fonte: Seleções de Portugal

Numa temporada atípica para todos os clubes, o jovem já leva alguns minutos nas pernas, isto porque já correu três equipas: os juniores, a equipa B e a equipa principal do FC Porto. Talvez tenha sido por ter demonstrado tantas qualidades em qualquer situação que levou a direção do clube a renovar vínculo com o lateral direito recentemente. Tomás Esteves tinha contrato até ao final da próxima temporada, e uma cláusula de 10 milhões de euros, mas o bom rendimento do atleta levou ao prolongamento do vínculo até 2024 e elevou o seu preço de mercado para 40 milhões de euros.

Tendo em conta o fair-play financeiro que o clube tem de contornar, é importante renovar com os elementos da formação, uma vez que serão eles o futuro da equipa e, inclusive, das contas do clube.

A idade que Tomás Esteves tem e a qualidade que já apresentou, fazem do jovem jogador uma promessa do clube e que pode começar já a ser uma solução para a ala direita. A oportunidade que teve foi boa e o jogador soube agarrá-la, agora resta continuar a treinar e trabalhar para mostrar que merece a confiança do treinador. É sabido que o plantel é curto, como falei anteriormente, e também é notória a falta de qualidade em alguns setores, e é por isso que é tão importante aproveitar jogadores jovens com tanta qualidade, como é o caso concreto de Tomás Esteves.

Até ao final da temporada faltam realizar oito jogos – sete para o campeonato e ainda a final da Taça de Portugal – e pode ser que o jovem jogador volte a ter uma oportunidade e consiga demonstrar mais uma vez que tem capacidades para lutar pela posição.

Artigo revisto por Joana Mendes

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.