É Tomás Esteves a solução no futuro imediato para o FC Porto?

- Advertisement -

A problemática da falta de opções continua a ser evidenciada jogo após jogo. Num plantel curto e com falta de alguma qualidade, a falta de jogadores capazes de colmatar ausências tem sido enfatizada pelos maus resultados.

No último jogo, diante do Aves, em que a equipa portista acabou por empatar sem golos, o treinador Sérgio Conceição remodelou o onze com a estreia de Tomás Esteves. O jovem jogador formado no FC Porto foi opção para o lugar de Manafá, que estava castigado, e deu um sinal positivo, tendo mostrado que pode ser uma solução para o futuro imediato do FC Porto.

Depois de já ter sido opção para o treinador em dezembro, na altura diante do Casa Pia, num jogo a contar para a Taça da Liga, o lateral direito de apenas 18 anos estreou-se assim na equipa principal nos jogos da Primeira Liga. Uma estreia com muita pressão, mas na qual o jogador soube responder e corresponder.

Apesar do resultado do jogo, Tomás Esteves deixou bons indicadores e relembrou que ainda vai a tempo de ser uma opção viável para a posição para esta temporada. A inteligência de jogo, aliada à rapidez, fizeram da estreia do miúdo uma boa estreia. Apesar da substituição – que também se deveu a queixas físicas -, o lateral imprimiu velocidade no ataque e não comprometeu no setor defensivo. Mostrou garra e vontade de fazer mais e melhor, e tem, aliás, tudo para isso.

 tendo mostrado que pode ser uma solução para o futuro imediato do FC Porto. Tomás Esteves, a solução no futuro imediato para o FC Porto?
Tomás Esteves é o mais jovem jogador a estrear-se pelos sub-21 de Portugal
Fonte: Seleções de Portugal

Numa temporada atípica para todos os clubes, o jovem já leva alguns minutos nas pernas, isto porque já correu três equipas: os juniores, a equipa B e a equipa principal do FC Porto. Talvez tenha sido por ter demonstrado tantas qualidades em qualquer situação que levou a direção do clube a renovar vínculo com o lateral direito recentemente. Tomás Esteves tinha contrato até ao final da próxima temporada, e uma cláusula de 10 milhões de euros, mas o bom rendimento do atleta levou ao prolongamento do vínculo até 2024 e elevou o seu preço de mercado para 40 milhões de euros.

Tendo em conta o fair-play financeiro que o clube tem de contornar, é importante renovar com os elementos da formação, uma vez que serão eles o futuro da equipa e, inclusive, das contas do clube.

A idade que Tomás Esteves tem e a qualidade que já apresentou, fazem do jovem jogador uma promessa do clube e que pode começar já a ser uma solução para a ala direita. A oportunidade que teve foi boa e o jogador soube agarrá-la, agora resta continuar a treinar e trabalhar para mostrar que merece a confiança do treinador. É sabido que o plantel é curto, como falei anteriormente, e também é notória a falta de qualidade em alguns setores, e é por isso que é tão importante aproveitar jogadores jovens com tanta qualidade, como é o caso concreto de Tomás Esteves.

Até ao final da temporada faltam realizar oito jogos – sete para o campeonato e ainda a final da Taça de Portugal – e pode ser que o jovem jogador volte a ter uma oportunidade e consiga demonstrar mais uma vez que tem capacidades para lutar pela posição.

Artigo revisto por Joana Mendes

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Oxford United cai à League One e completa lote de equipas despromovidas no Championship

O Oxford United viu ser confirmada a sua despromoção à League One, após uma época difícil no Championship, marcada pela instabilidade.

Um campeão anunciado | FC Porto

A exibição na 31.ª jornada, na vitória pela margem mínima diante do Estrela da Amadora, é mais um dos vários triunfos que pode ser usado para explicar a superioridade azul e branca nesta época

Corrida ao título: O que falta jogar a FC Porto, Sporting e Benfica na Primeira Liga?

Numa altura em que o FC Porto se aproxima do título da Primeira Liga, Sporting e Benfica ainda sonham com a conquista do troféu.

João Henriques: «A tabela mente em relação à capacidade destes jogadores»

João Henriques analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto pode ser campeão da Primeira Liga no próximo sábado: eis os cenários

O FC Porto pode sagrar-se campeão já no próximo sábado. Os dragões estão a apenas dois pontos de garantir o título da Primeira Liga.

Francisco Trincão e o penálti do AVS SAD: «Não me pareceu, mas não vou comentar»

Francisco Trincão analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.

Adriel Ramos após brilhar no empate com o Sporting: «Jogámos contra uma grande equipa»

Adriel Ramos analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.