Na Taça, quem manda é o Campeão? | GD Estoril Praia x FC Porto

- Advertisement -
Taça da Liga, 2.ª jornada da fase de grupos: quarta-feira, 18h, 6 de dezembro de 2023

A ANTEVISÃO: “CANARINHOS” ENFRENTAM O FC PORTO, ATUAL DETENTOR DO TROFÉU

No Dragão, a história escreveu-se por linhas sinuosas, mas não necessariamente tortas, se falarmos no caso do GD Estoril, que derrotou o FC Porto no último jogo entre ambas as equipas no campeonato.

A fonte de inspiração veio das baixas temperaturas escocesas, num país dominado pela magia que o envolve, e onde nasceu Jordan Holsgrove, autor do único golo dos canarinhos no confronto da décima jornada da Liga Portugal. Pois bem, de lá para cá, a história não tem sido assim tão madrasta para a turma de Vasco Seabra, colecionando duas vitórias e uma derrota, contra um dos candidatos ao título, o SC Braga, o que prova muito bem o valor desta equipa do Estoril, que tem praticado um futebol que, para além de eficaz, se mostra muito agradável e leve a olho nu.

A competição é outra, mas a ambição é a mesma de sempre, ganhar, de um lado e do outro, como, aliás, disse Sérgio Conceição na conferência de imprensa de antevisão deste jogo, onde até refere que a revalidação deste título é muito importante, num jogo que é o primeiro de três jogos muito difíceis, em apenas sete dias. 

Sem João Mário e Alan Varela para este jogo, mas com Bernardo Folha entre os eleitos de Conceição, o FC Porto vai apresentar-se sem muitas “poupanças”, vincando mais uma vez a vontade de estarem presentes na final four desta competição.

Na Amoreira, acredito que vamos assistir a um grande espetáculo de futebol, disputado por duas das grandes equipas portuguesas da atualidade pela forma como assentam o seu jogo, virtuoso, prático e letal, mas ao mesmo elegante, trabalhado e de excelência.

A entrada de Vasco Seabra na equipa da “linha” foi realmente um bálsamo para o comum adepto de futebol, porque melhorou a olhos vistos a prestação desta equipa até então, jogando agora olhos nos olhos com os seus adversários, a pensar sim na vitória ou em somar pontos, absolutamente necessários para os objetivos reais do clube. 

Preparem-se para este que é mais um grande ensaio na antecâmara dos próximos compromissos na Liga Portugal de ambas as equipas.

O árbitro nomeado para este encontro é Hélder Malheiro. 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Em três encontros entre ambas as equipas nesta competição, a vitória sorriu duas vezes aos dragões e nenhuma aos canarinhos.
  2. No confronto direto, o Estoril soma 82 golos marcados, contra os 140 do FC Porto.
  3. Em 68 jogos, o Estoril soma 13 vitórias contra as 40 dos dragões, num duelo que regista ainda 15 empates.
  4. Nos 33 jogos realizados no António Coimbra da Mota, a equipa da casa soma dez vitórias contra as 14 dos portistas, para além de nove empates.
  5. A maior vitória portista na Amoreira remonta à época 92/93, por “apenas” 1-3.
  6. Em casa, o Estoril conseguiu vencer os dragões por uns incríveis 8-1, isto ainda na época 44/45.
  7. O GD Estoril nunca venceu esta competição, já o FC Porto tem apenas um troféu conquistado, na última época, quando derrotou o Sporting CP na final por 2-0.
  8. Eustáquio e Marcano deram o único troféu nesta prova aos azuis e brancos.
  9. No último confronto em casa, o Estoril conseguiu empatar com o FC Porto a uma bola.
  10. Nos últimos cinco jogos entre ambas as equipas, Mehdi Taremi soma três golos apontados, curiosamente os mesmos que tem nesta altura na Liga Portugal.

JOGADORES A TER EM CONTA

Rafik Guitane Estoril Praia
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Rafik Guitane Aos 24 anos, o criativo francês é uma das grandes pérolas desta formação de Vasco Seabra, e a sua influência na manobra ofensiva da equipa é notória. Nos últimos cinco jogos, o número dez dos canarinhos soma dois golos e uma assistência, e tem no seu pé esquerdo a sua maior virtude que, aliada à sua irreverência, provoca muitas dificuldades à linha defensiva adversária, que vai ter de ter muitas precauções com as movimentações de Guitane.

Evanilson FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Evanilson Os seus números recentes são um verdadeiro cartão de visita: quatro golos e uma assistência nos últimos cinco jogos do FC Porto, provam bem aquele que é o peso de Evanilson no conjunto azul e branco, diretamente ligado a um período mais apagado de Mehdi Taremi, que não tem sido o avançado acutilante e venenoso que nos habituou no passado.

XI´s PROVÁVEIS

GD Estoril: Marcelo Carné; Volnei, Bernardo Vital e Pedro Álvaro; Rodrigo Gomes, Mateus Fernandes, Holsgrove e Tiago Araújo; Heriberto, Alejandro Marqués e Rafik Guitane.

Treinador: Vasco Seabra

«Não tenho dúvidas que o Sérgio Conceição vai apresentar aquele que considera ser o seu melhor onze, por todo o seu espírito competitivo enquanto treinador, que está diretamente ligado ao ADN do clube que representa, e nós vamos tentar fazer exatamente o mesmo».

FC Porto: Cláudio Ramos; Jorge Sanchez, Fábio Cardoso, Pepe e João Mendes; Pêpe, Eustáquio, Baró e Galeno; Evanilson e Toni Martínez.

Treinador: Sérgio Conceição

«É muito importante para nós estarmos presentes na final four desta competição, por isso temos de conseguir um resultado positivo neste jogo. Não desvalorizo esta competição, e por isso vou lançar no jogo aquela que acredito que seja a melhor equipa».

PREVISÃO DE RESULTADO: GD Estoril Praia 2-2 FC Porto

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Trincão chega a acordo com o Sporting para renovar e já é conhecida a nova cláusula de rescisão do extremo

Francisco Trincão chegou a acordo com o Sporting para a renovação. Extremo vai continuar nos leões até 2030.

Bruno Fernandes revela que esteve próximo de jogar às ordens de José Mourinho: «Encontrei-me com o José Mourinho e tudo mas não se concretizou»

Bruno Fernandes confessou que esteve próximo de assinar pelo Tottenham de José Mourinho, mas o Sporting bloqueou a sua saída.

Evangelos Marinakis bloqueou transferência de André Luiz para o Benfica: eis o motivo

Evangelos Marinakis foi o responsável por travar a venda de André Luiz para o Benfica. Grego estava convencido de negócio nas suas costas.

Palmeiras de Abel Ferreira chega aos 25 milhões de euros e está perto de trazer de volta ao Brasileirão jogador que não rendeu na...

Jhon Arias está muito perto do Palmeiras. Avançado próximo de regressar ao Brasileirão pela porta da equipa de Abel Ferreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting pode mudar todo o meio-campo na próxima época e já olha para o mercado

Morten Hjulmand e Hidemasa Morita podem deixar o Sporting no próximo verão. Mudança pode significar revolução no meio-campo.

Empresário de Rafa Silva admite: «Em condições normais será no Benfica que o Rafa irá terminar a carreira»

João Araújo, empresário de Rafa Silva, desvendou os pormenores da saída do jogador do Besiktas e do regresso às águias. Eis as novidades.

Empresário de Rafa Silva elogia José Mourinho: «Isso deixa qualquer jogador entusiasmado»

João Araújo, empresário de Rafa Silva, desvendou os pormenores da saída do jogador do Besiktas e do regresso às águias. Eis as novidades.