Na Taça, quem manda é o Campeão? | GD Estoril Praia x FC Porto

    Taça da Liga, 2.ª jornada da fase de grupos: quarta-feira, 18h, 6 de dezembro de 2023

    A ANTEVISÃO: “CANARINHOS” ENFRENTAM O FC PORTO, ATUAL DETENTOR DO TROFÉU

    No Dragão, a história escreveu-se por linhas sinuosas, mas não necessariamente tortas, se falarmos no caso do GD Estoril, que derrotou o FC Porto no último jogo entre ambas as equipas no campeonato.

    A fonte de inspiração veio das baixas temperaturas escocesas, num país dominado pela magia que o envolve, e onde nasceu Jordan Holsgrove, autor do único golo dos canarinhos no confronto da décima jornada da Liga Portugal. Pois bem, de lá para cá, a história não tem sido assim tão madrasta para a turma de Vasco Seabra, colecionando duas vitórias e uma derrota, contra um dos candidatos ao título, o SC Braga, o que prova muito bem o valor desta equipa do Estoril, que tem praticado um futebol que, para além de eficaz, se mostra muito agradável e leve a olho nu.

    A competição é outra, mas a ambição é a mesma de sempre, ganhar, de um lado e do outro, como, aliás, disse Sérgio Conceição na conferência de imprensa de antevisão deste jogo, onde até refere que a revalidação deste título é muito importante, num jogo que é o primeiro de três jogos muito difíceis, em apenas sete dias. 

    Sem João Mário e Alan Varela para este jogo, mas com Bernardo Folha entre os eleitos de Conceição, o FC Porto vai apresentar-se sem muitas “poupanças”, vincando mais uma vez a vontade de estarem presentes na final four desta competição.

    Na Amoreira, acredito que vamos assistir a um grande espetáculo de futebol, disputado por duas das grandes equipas portuguesas da atualidade pela forma como assentam o seu jogo, virtuoso, prático e letal, mas ao mesmo elegante, trabalhado e de excelência.

    A entrada de Vasco Seabra na equipa da “linha” foi realmente um bálsamo para o comum adepto de futebol, porque melhorou a olhos vistos a prestação desta equipa até então, jogando agora olhos nos olhos com os seus adversários, a pensar sim na vitória ou em somar pontos, absolutamente necessários para os objetivos reais do clube. 

    Preparem-se para este que é mais um grande ensaio na antecâmara dos próximos compromissos na Liga Portugal de ambas as equipas.

    O árbitro nomeado para este encontro é Hélder Malheiro. 

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Em três encontros entre ambas as equipas nesta competição, a vitória sorriu duas vezes aos dragões e nenhuma aos canarinhos.
    2. No confronto direto, o Estoril soma 82 golos marcados, contra os 140 do FC Porto.
    3. Em 68 jogos, o Estoril soma 13 vitórias contra as 40 dos dragões, num duelo que regista ainda 15 empates.
    4. Nos 33 jogos realizados no António Coimbra da Mota, a equipa da casa soma dez vitórias contra as 14 dos portistas, para além de nove empates.
    5. A maior vitória portista na Amoreira remonta à época 92/93, por “apenas” 1-3.
    6. Em casa, o Estoril conseguiu vencer os dragões por uns incríveis 8-1, isto ainda na época 44/45.
    7. O GD Estoril nunca venceu esta competição, já o FC Porto tem apenas um troféu conquistado, na última época, quando derrotou o Sporting CP na final por 2-0.
    8. Eustáquio e Marcano deram o único troféu nesta prova aos azuis e brancos.
    9. No último confronto em casa, o Estoril conseguiu empatar com o FC Porto a uma bola.
    10. Nos últimos cinco jogos entre ambas as equipas, Mehdi Taremi soma três golos apontados, curiosamente os mesmos que tem nesta altura na Liga Portugal.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Rafik Guitane Estoril Praia
    Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

    Rafik Guitane Aos 24 anos, o criativo francês é uma das grandes pérolas desta formação de Vasco Seabra, e a sua influência na manobra ofensiva da equipa é notória. Nos últimos cinco jogos, o número dez dos canarinhos soma dois golos e uma assistência, e tem no seu pé esquerdo a sua maior virtude que, aliada à sua irreverência, provoca muitas dificuldades à linha defensiva adversária, que vai ter de ter muitas precauções com as movimentações de Guitane.

    Evanilson FC Porto
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    Evanilson Os seus números recentes são um verdadeiro cartão de visita: quatro golos e uma assistência nos últimos cinco jogos do FC Porto, provam bem aquele que é o peso de Evanilson no conjunto azul e branco, diretamente ligado a um período mais apagado de Mehdi Taremi, que não tem sido o avançado acutilante e venenoso que nos habituou no passado.

    XI´s PROVÁVEIS

    GD Estoril: Marcelo Carné; Volnei, Bernardo Vital e Pedro Álvaro; Rodrigo Gomes, Mateus Fernandes, Holsgrove e Tiago Araújo; Heriberto, Alejandro Marqués e Rafik Guitane.

    Treinador: Vasco Seabra

    «Não tenho dúvidas que o Sérgio Conceição vai apresentar aquele que considera ser o seu melhor onze, por todo o seu espírito competitivo enquanto treinador, que está diretamente ligado ao ADN do clube que representa, e nós vamos tentar fazer exatamente o mesmo».

    FC Porto: Cláudio Ramos; Jorge Sanchez, Fábio Cardoso, Pepe e João Mendes; Pêpe, Eustáquio, Baró e Galeno; Evanilson e Toni Martínez.

    Treinador: Sérgio Conceição

    «É muito importante para nós estarmos presentes na final four desta competição, por isso temos de conseguir um resultado positivo neste jogo. Não desvalorizo esta competição, e por isso vou lançar no jogo aquela que acredito que seja a melhor equipa».

    PREVISÃO DE RESULTADO: GD Estoril Praia 2-2 FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    PSG quer 30 milhões de euros para libertar médio no verão

    O PSG não se importará de vender Fabián Ruiz...

    Arsenal atento a destaque da Serie A

    Joshua Zirkzee é um dos principais alvos do Arsenal....

    Bayern Munique oficializa saída de Thomas Tuchel e treinador já reagiu

    O Bayern Munique comunicou durante a manhã desta quarta-feira...
    Bernardo Santos
    Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Comunicação Empresarial e Relações Públicas, é um apaixonado por futebol desde tenra idade. O jovem natural de Tomar, mas residente em Lisboa, é um poço de sonhos por realizar, sendo que ser uma voz ativa no mundo do futebol é um deles! Comunicador, simpático, bem humorado e cheio de energia, assim é o Bernardo! Para solidificar os seus conhecimentos no desporto rei, completou os níveis I e II de Scouting no futebol, para além de uma formação de Team Manager. Atualmente, trabalha no departamento de comunicação internacional de uma grande empresa e divide o seu tempo entre as suas paixões e os seus vícios.