Última horaJá está definida a final da Taça Sul-Americana
Publicidade

Estrelas da Formação: Bruno Costa

Beatriz Silva · 1 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A escolha da “estrela da formação” desta semana não foi, de todo, difícil. Na verdade, Sérgio Conceição escolheu por nós. Afinal, depois da titularidade frente ao Liverpool FC, não podíamos falar de mais ninguém.

Bruno Xavier Almeida Costa, natural de Oliveira de Azeméis, chegou à Invicta em 2009, onde fez toda a sua formação, dos infantis aos juniores e onde, sob liderança de António Folha, brilhou nos «bês».

É médio, mas também rotulado de avançado. Inteligente e criativo, com um entendimento do jogo que lhe permite ser útil em qualquer espaço. Na época passada, destacou-se na Youth League aos apontar golos ao FC Barcelona e Leicester City FC. Mais recentemente, na Premier League International Cup, marcou em Liverpool FC o golo do empate (mais tarde transformado em vitória por Santiago Irala) e, uma semana depois, estreou-se como titular na equipa principal frente ao…Liverpool FC.

Entre sub-15, sub-16, sub-17, sub-19 e sub-20 conta 23 presenças pela equipa das Quinas. Longe dos relvados, estuda Engenharia Informática em regime noturno.

Fonte: FC Porto

Com a recente necessidade de se reforçar primeiro em casa e só depois fora apareceram oportunidades para os mais jovens se afirmarem na equipa principal (esta época já foram utilizados, na equipa principal, seis jogadores que iniciaram a época na equipa B) e Bruno Costa soube aproveitar a sua oportunidade. Num jogo difícil o jovem, embora com alguns momentos menos felizes, fez uma partida maioritariamente positiva, conseguindo mostrar que tem mais para dar e que se pode mesmo tornar numa mais-valia para a equipa principal dos dragões.

Foto de Capa: FC Porto

Beatriz Silva

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Europa League

Resistir e Sonhar | Ferencváros x Torreense

Depois dos baldes de água fria frente a Tondela e sobretudo Sunderland, o Torreense vê nova oportunidade de espantar a Europa a ser providenciada por um dos mais rodados adversários que lhe calhou em sorteio. O histórico Ferencváros participa em fases de grupos ou liga europeias consecutivamente desde 2020 e ganhou a liga húngara sete vezes seguidas, até se deixar surpreender a época passada pelo Györ – ora, como grande dominador daquele futebol, restava apenas ao Ferencváros dar uma de Bayern, absorvendo o talento que se atreveu a meter em causa a hegemonia. E assim substituiu o lendário Robbie Keane por Balász Borbély, o eslovaco de 47 que cometeu a proeza (regressando assim a casa, ele que já tinha treinado juniores e equipa secundária do Ferencváros entre 2019 e ’22).  Antecipava-se, por isso, conto de fadas. Que Borbély conseguisse imprimir o registo dominador de outrora em contexto nacional e manter o sucesso recente fora-de-portas, conciliando harmoniosamente os índices competitivos. Enquanto se tem conseguido cumprir com a segunda expectativa (veja-se o percurso dos húngaros, que ultrapassaram todas as rondas de qualificação), as coisas não vão de feição na Liga, com cinco empates em nove jornadas. «Nem tudo correu como planeado nesta temporada», explicou assim na antevisão ao encontro desta quinta-feira. «Os resultados na Liga Europa são bons, mas não acho que exista uma grande diferença na forma como jogamos para as duas competições».

Pedro Cantoneiro · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.