Fábio Cardoso: De contestado a opção muito válida | FC Porto

- Advertisement -

No verão de 2021, quando assinou pelo FC Porto, foi alvo de contestação por parte dos adeptos. Desde dezembro tem cumprido a difícil missão de substituir Pepe e conquista cada vez mais a confiança dos aficionados portistas.

Fábio Cardoso conta já com 15 jogos com a camisola do FC Porto e resta-lhe apenas estrear-se a marcar para carimbar a série de exibições sólidas que tem realizado nos últimos encontros.

O número dois portista não teve uma estreia propriamente fácil – o primeiro jogo foi oficial foi frente ao Liverpool FC, a contar para a Liga dos Campeões, e terminou com uma pesada derrota por 1-5.

Desde então, esteve também presente no encontro da segunda volta da fase de grupos, em Anfield, e, pelo meio, foi participando em alguns jogos a contar para a Taça de Portugal. Contudo, o mês determinante para Cardoso foi sem dúvida dezembro.

O número dois portista conquistou os adeptos nos dois jogos frente ao SL Benfica. Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

A jornada 14 jogava-se no Estádio do Dragão frente ao SC Braga. O capitão Pepe abandona o relvado antes do intervalo devido a problemas físicos e Fábio Cardoso entra para o seu lugar. Desde esse momento até então, esteve presente no onze titular em nove partidas e tem tido um crescimento exponencial em cada uma delas.

Fábio Cardoso está longe de ser um clone de Pepe, e não tem de o ser, mas a sua agressividade “controlada” em cada disputa de bola, a segurança que apresenta de jogo para jogo e a entrega demonstrada fazem esquecer todos os motivos da contestação na sua chegada.

Com a recuperação de Pepe e Iván Marcano e sem esquecer a chegada de Rúben Semedo, Fábio Cardoso tem, novamente, concorrência de peso para a sua posição. Ainda assim, é importante relembrar o facto de Pepe estar a caminho dos 39 anos, Marcano completará 35 anos em junho e Chancel Mbemba deverá deixar o FC Porto no final da época.

Sendo assim, Fábio Cardoso tem todas as condições para assumir, no presente ou no futuro, o lugar no onze inicial portista.

Falta-lhe ainda somar uma chamada à seleção nacional e, continuando a jogar de forma regular, poderá conseguir muito em breve a primeira internacionalização. De renegado pelas cores passada a titular no onze portista, Fábio Cardoso chegou, lutou e resta-lhe vencer. Caso o FC Porto seja campeão nacional, aos 27 anos, este será o seu primeiro título como jogador profissional.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Rodrigues: «Acreditamos muito nos jogadores, no treinador e no trabalho que estamos a fazer internamente»

Rui Rodrigues falou sobre os primeiros tempos como presidente do Vitória SC. Clube celebra 104 anos de aniversário.

Gianluca Prestianni recorda ex-defesa do Benfica: «No outro dia falei com ele e pedi que me guardasse uma camisola»

Gianluca Prestianni falou sobre o regresso à seleção argentina e destacou o antigo companheiro Nicolás Otamendi.

Lesão de Federico Valverde: eis as últimas novidades dadas pelo Real Madrid

Federico Valverde está a contas com uma entorse de grau 3 no tornozelo esquerdo. Real Madrid deixa atualização da situação.

Eis os motivos da ausência de Rui Costa na gala da FPF

Rui Costa não marcou presença na gala da FPF, depois das críticas do presidente do Benfica à arbitragem do Clássico.

PUB

Mais Artigos Populares

Filipa Cunha vai arbitrar duelo da Europa Cup: eis as nomeações internacionais

Filipa Cunha vai dirigir o St. Polten x Malmo, jogo a contar para a Europa Cup. Tiago Martins estará no VAR do Áustria x Israel.

Maxi Araújo publica fotos de abraço a Rui Borges e da equipa do Sporting: «Juntos sempre. Depois das datas FIFA vem o melhor»

Maxi Araújo acredita que «vem o melhor» depois da pausa internacional. Lateral do Sporting deixou mensagem.

Adrien Silva e a nova era de Portugal: «Vamos ter um selecionador mais exigente dentro e fora de campo»

Adrien Silva falou sobre a nova era de Portugal com Jorge Jesus no comando. Futebolista trabalhou com o técnico no Sporting.