Fábio Cardoso: De contestado a opção muito válida | FC Porto

- Advertisement -

No verão de 2021, quando assinou pelo FC Porto, foi alvo de contestação por parte dos adeptos. Desde dezembro tem cumprido a difícil missão de substituir Pepe e conquista cada vez mais a confiança dos aficionados portistas.

Fábio Cardoso conta já com 15 jogos com a camisola do FC Porto e resta-lhe apenas estrear-se a marcar para carimbar a série de exibições sólidas que tem realizado nos últimos encontros.

O número dois portista não teve uma estreia propriamente fácil – o primeiro jogo foi oficial foi frente ao Liverpool FC, a contar para a Liga dos Campeões, e terminou com uma pesada derrota por 1-5.

Desde então, esteve também presente no encontro da segunda volta da fase de grupos, em Anfield, e, pelo meio, foi participando em alguns jogos a contar para a Taça de Portugal. Contudo, o mês determinante para Cardoso foi sem dúvida dezembro.

O número dois portista conquistou os adeptos nos dois jogos frente ao SL Benfica. Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

A jornada 14 jogava-se no Estádio do Dragão frente ao SC Braga. O capitão Pepe abandona o relvado antes do intervalo devido a problemas físicos e Fábio Cardoso entra para o seu lugar. Desde esse momento até então, esteve presente no onze titular em nove partidas e tem tido um crescimento exponencial em cada uma delas.

Fábio Cardoso está longe de ser um clone de Pepe, e não tem de o ser, mas a sua agressividade “controlada” em cada disputa de bola, a segurança que apresenta de jogo para jogo e a entrega demonstrada fazem esquecer todos os motivos da contestação na sua chegada.

Com a recuperação de Pepe e Iván Marcano e sem esquecer a chegada de Rúben Semedo, Fábio Cardoso tem, novamente, concorrência de peso para a sua posição. Ainda assim, é importante relembrar o facto de Pepe estar a caminho dos 39 anos, Marcano completará 35 anos em junho e Chancel Mbemba deverá deixar o FC Porto no final da época.

Sendo assim, Fábio Cardoso tem todas as condições para assumir, no presente ou no futuro, o lugar no onze inicial portista.

Falta-lhe ainda somar uma chamada à seleção nacional e, continuando a jogar de forma regular, poderá conseguir muito em breve a primeira internacionalização. De renegado pelas cores passada a titular no onze portista, Fábio Cardoso chegou, lutou e resta-lhe vencer. Caso o FC Porto seja campeão nacional, aos 27 anos, este será o seu primeiro título como jogador profissional.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Benfica x Moreirense que pode alterar as contas do pódio da Primeira Liga?

O Benfica recebe o Moreirense num encontro da 31.ª jornada da Primeira Liga. Encarnados procuram manter o segundo lugar da tabela.

Presidente do Nantes arrasa Luís Castro: «Este treinador vai levar dois clubes à despromoção no mesmo ano»

Em declarações à Eurosport, o presidente do Nantes, Waldemar Kita, deixou fortes críticas a Luís Castro, que orientou o clube francês no início da temporada.

Jorge Mendes aconselha Lamine Yamal: «Cristiano Ronaldo é o modelo que devemos transmitir»

Jorge Mendes deixou um conselho a Lamine Yamal, depois lesão do espanhol: seguir o exemplo de Cristiano Ronaldo.

Palmeiras de Abel Ferreira mais perto de seguir em frente na Taça do Brasil

O Palmeiras recebeu e venceu o Jacuipense por três bolas a zero, num encontro da quinta ronda da Taça do Brasil.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto define ‘sucessor’ de Alan Varela

Alan Varela está castigado para a partida do FC Porto contra o Estrela da Amadora, relativo à 31.ª jornada da Primeira Liga.

Benfica: José Mourinho desiludido com Rui Costa

José Mourinho encontra-se desiludido com Rui Costa. O treinador esperava que o presidente falasse com ele sobre o futuro.

‘Crise’ para o AVS SAD: Sporting com craques indisponíveis e outros jogadores em risco

O Sporting não vai poder contar com uma série de jogadores para o encontro frente ao AVS SAD, para a 31.ª jornada da Primeira Liga.